top of page
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Giro de 15/12/25 - Kast vence eleição e leva direita de volta ao poder no Chile

Por Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas (ENAP)


Nolasco
Nolasco

A direita voltou ao poder no Chile. José Antonio Kast, do Partido Republicano, foi eleito presidente no segundo turno das eleições realizadas neste domingo, com 58,2% dos votos. A candidata governista Jeannette Jara, do Partido Comunista do Chile, que obteve 41,8% dos votos, reconheceu a derrota e prometeu fazer “oposição responsável”, enquanto o presidente Gabriel Boric felicitou o vencedor e desejou-lhe sorte. Admirador de Donald Trump e Jair Bolsonaro, Kast será o presidente chileno mais à direita desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, há 35 anos, mas assumirá o cargo em um cenário político adverso, marcado por um Congresso sem maiorias definidas e por possíveis dificuldades na formação de um governo com uma direita fragmentada. Em seu discurso, porém, ele afirmou que governará “para todos os chilenos” e classificou o resultado como “a vitória da esperança de viver sem medo”.


José Antonio Kast, novo presidente do Chile…
José Antonio Kast, novo presidente do Chile…

Apesar do Congresso fragmentado, Kast tem esperança de aprovar rapidamente os projetos que formam a espinha dorsal de seu programa de governo: a redução de impostos para empresas, a eliminação de tributos para a compra da primeira casa e a simplificação das leis ambientais e trabalhistas, além de políticas de austeridade econômica.


A eleição de Kast redesenha o mapa político da América do Sul. Em março, quando ele tomar posse, seis dos 12 países da região serão governados pela direita (Chile, Argentina, Paraguai, Bolívia, Equador e Peru), e os outros seis pela esquerda (Brasil, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Guiana e Suriname). Embora esteja no continente, a Guiana Francesa não é um país independente, e sim parte da França.


Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas em um ataque a tiros feito por dois homens armados neste domingo a uma celebração do Hanukkah, uma festividade religiosa judaica, na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália. Os suspeitos foram identificados pela imprensa australiana como sendo Sajid Akram, de 50 anos, e seu filho Naveed Akram, de 24. O primeiro foi morto e o segundo está internado em estado estável. Um vídeo mostra o momento em que Ahmed al Ahmed, filho de refugiados sírios, ataca e desarma um dos atiradores. A Polícia ainda investiga se mais alguém participou do ataque, classificado pelo primeiro-ministro Anthony Albanese como “ato de pura maldade” e “antissemitismo”. Líderes de todos os partidos se comprometeram em endurecer as já rígidas leis contra armas.


Enquanto isso... O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, atacou duramente Albanese, afirmando que “seu apelo por um Estado palestino alimenta o fogo antissemita”. Netanyahu, contrário à solução de dois Estados, procura repetidamente associar os apelos generalizados por um Estado palestino e as críticas à ofensiva militar de Israel em Gaza aos crescentes incidentes de antissemitismo em todo o mundo.


Já o Itamaraty divulgou nota expressando solidariedade às famílias das vítimas do atentado. “O Brasil reafirma seu enérgico repúdio a todo ato de terrorismo e a quaisquer manifestações de antissemitismo, ódio e intolerância religiosa”, diz o texto.


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se reuniu neste domingo na Alemanha com os negociadores americanos no que foi considerada uma rodada crucial de conversas para tentar chegar a um acordo para pôr fim à guerra com a Rússia. Pressionado por Donald Trump, Zelensky deixou claro que o país estava disposto a fazer concessões, como desistir do ingresso no Otan, mas reiterou a resistência a ceder aos russos o território ucraniano que Moscou controla atualmente, como sugeriu Trump.


A deputada Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato na Câmara neste domingo. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou o suplente da parlamentar, Adilson Barroso (PL-SP). A decisão foi parte de uma saída negociada com a cúpula da Câmara, depois que o plenário rejeitou a cassação da parlamentar, condenada à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na sexta-feira, a Corte ordenou que Motta tirasse o mandato de Zambelli.


Adilson Barroso se descreve como “bolsonarista de direita, conservador, patriota, amigo do [ex-presidente] Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Nikolas Ferreira”. Até recentemente, Barroso ocupava a vaga do ex-secretário de Segurança de São Paulo Guilherme Derrite na Câmara dos Deputados. Como Derrite deixou o cargo no governo de São Paulo no final de novembro e retomou o mandato, Barroso voltou à condição de suplente, agora revertida com a renúncia de Zambelli. Adilson Barroso foi um dos fundadores do Partido Ecológico Nacional (PEN), que mudou de nome para Patriota em 2017.


A renúncia de Zambelli era uma carta que aliados e advogados dela mantinham na manga desde antes da votação no plenário da Câmara, que deu sobrevida ao mandato da parlamentar, na quinta-feira. A estratégia de Zambelli, segundo aliados, foi a de aceitar a derrota e evitar a ampliação de danos. Seu grupo avalia que o status de parlamentar que renunciou é diferente do de deputada cassada e permitirá demonstrar uma perseguição política. O plano agora é ganhar uma autorização para deixar a cadeia.


Imunidade parlamentar

Spacca


ree

Comentários


WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page