top of page
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

EUA propõem fechar portos da Espanha após país negar ajuda a Israel

A Comissão Marítima Federal dos Estados Unidos (FMC, na sigla em inglês) informou, em nota publicada em seu site, que está analisando opções que incluem “limitações de carga, negação de entrada a embarcações que operam sob bandeira espanhola ou a imposição de multas” de até 2,3 milhões de dólares por viagem a navios com bandeira da Espanha.


ree

 

No entanto, a comissão ressaltou que ainda não foi tomada nenhuma decisão final e que a FMC está avaliando “cuidadosamente as provas e todas as considerações pertinentes”.


Washington observou que o governo espanhol impediu o acesso direto de pelo menos três embarcações norte-americanas em novembro de 2024, incluindo navios que operam no âmbito do Programa de Segurança Marítima dos EUA, e enfatizou que “a política por trás dessas negativas continua em vigor”.


Para avaliar o impacto no comércio exterior dos Estados Unidos, a comissão está solicitando informações adicionais a transportadoras, comerciantes e outras partes interessadas sobre a “atual política da Espanha de negar ou recusar o acesso a embarcações americanas”.


O relatório detalha as restrições impostas a determinadas embarcações que transportam cargas de ou para Israel, as medidas adotadas para implementar essa política e o impacto nas condições da navegação marítima.


Com base nas informações obtidas até o momento, essa agência independente do governo dos EUA afirma que as regulamentações aplicadas pelas autoridades espanholas podem estar criando “condições gerais ou específicas desfavoráveis à navegação marítima no comércio exterior dos Estados Unidos”. Por esse motivo, a comissão avalia que “deveria examinar” quais “medidas corretivas seriam apropriadas para ajustar essas aparentes condições”.


A Espanha foi um dos primeiros países europeus a reconhecer o Estado da Palestina após o início da ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza, em outubro de 2023.


A guerra em curso em Gaza começou quando o Hamas atacou território israelense em 7 de outubro de 2023, provocando cerca de 1.200 mortes e a captura de 251 reféns.


Em retaliação, Israel lançou uma operação militar que resultou em mais de 70 mil mortos — a maioria civis palestinos — segundo autoridades locais, além da destruição de quase toda a infraestrutura do território, um grave desastre humanitário e o deslocamento forçado de centenas de milhares de pessoas.

Comentários


WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page