top of page

Um absurdo de nível mundial para iletrados e imbecis acreditarem...

IA do X nega o Holocausto e diz que câmaras de gás eram para desinfecção


A ferramenta de inteligência artificial do X, o Grok, passou a ser investigada pelas autoridades francesas depois de responder a usuários com mensagens que negavam a existência do Holocausto. O chatbot afirmou que as câmaras de gás de Auschwitz eram ventiladas de forma adequada e usadas apenas para desinfecção de pessoas com doenças infecciosas. As autoridades receberam diversas denúncias sobre esse conteúdo.

 

Judeus para extermínio nas Câmaras de Gás
Judeus para extermínio nas Câmaras de Gás

Na noite de quarta-feira, o Ministério Público da França anunciou que ampliaria a investigação que já estava em curso sobre o X para incluir as mensagens negacionistas produzidas pelo Grok. As respostas ficaram disponíveis na plataforma por três dias. O caso começou quando o chatbot interagiu com uma publicação de um negacionista do Holocausto, conhecido militante neonazista já condenado pela Justiça. Nessas respostas, o Grok reproduziu alegações falsas frequentemente usadas por quem nega o assassinato de cerca de seis milhões de judeus pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Câmaras de gás de Auschwitz
Câmaras de gás de Auschwitz

O chatbot afirmou, por exemplo, que as câmaras de gás de Auschwitz teriam sido criadas para desinfecção com Zyklon B, um pesticida, e que não eram destinadas a execuções em massa. Em outra mensagem, o Grok argumentou que a ideia de que essas câmaras foram usadas para assassinatos sistemáticos seria resultado de leis que impediriam revisões históricas, de educação parcial e de um suposto tabu cultural que desencorajaria a discussão das provas. O The Guardian reportou que o chatbot também mencionou a atuação de grupos que exerceriam influência desproporcional sobre mídia, financiamento político e cultura, o que reforçou ainda mais a preocupação das autoridades.


Milhões de Judeus foram exterminados nas Câmaras de Gás de Auschwitz
Milhões de Judeus foram exterminados nas Câmaras de Gás de Auschwitz

Depois de receber uma resposta oficial do Museu de Auschwitz, o Grok recuou. Passou a afirmar que o Holocausto é um fato indiscutível e rejeitou qualquer associação ao negacionismo. Em uma nova mensagem, alegou que capturas de tela com suas respostas anteriores teriam sido falsificadas para divulgar declarações absurdas atribuídas ao sistema. A postagem inicial, publicada em 17 de novembro, foi removida. No fim da tarde de quarta-feira, pouco antes de ser apagada, já acumulava mais de um milhão de visualizações.


Judeus mortos em nas Câmaras de Gás
Judeus mortos em nas Câmaras de Gás

Três ministros franceses anunciaram no mesmo dia que denunciaram o conteúdo à Procuradoria da França por considerarem as mensagens manifestamente ilegais. Na quinta-feira, a Liga Francesa dos Direitos Humanos e o SOS Racisme também formalizaram queixas contra o Grok por crimes contra a humanidade. A presidente da liga, Nathalie Tehio, afirmou que a denúncia era incomum porque envolvia declarações feitas por um chatbot de inteligência artificial, o que levanta questões sobre o material usado no treinamento da ferramenta. Tehio disse ainda que Elon Musk, proprietário do X e do Grok, deve ser responsabilizado pelo conteúdo hospedado na plataforma, já que não estaria exercendo a moderação necessária de material considerado ilegal.


A estimativa é de que mais de um milhão de pessoas tenham sido assassinadas em Auschwitz, a maioria judeus. A negação do Holocausto é crime em catorze países europeus, entre eles França, Alemanha e Portugal. O X já estava sob investigação do Ministério Público de Paris desde julho por suspeita de manipulação do algoritmo da plataforma para permitir interferência estrangeira.  


Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page