Saúde em Cianorte ganhará serviço de primeiro mundo, aguarde, novidades chegando muito em breve...
- Marcio Nolasco

- 20 de set.
- 3 min de leitura
Por Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas - ENAP
A saúde, então, não é o objeto do viver, mas sim um recurso para a vida, ou mais, o melhor recurso para o desenvolvimento pessoal, econômico e social. Se é possível chegar a um entendimento sobre o que é a saúde, falta compreender o que determina o estado de saúde de um indivíduo ou de uma população. Dessa forma, Cianorte esta ganhando muito em breve, um projeto INOVADOR e PARCEIRO da populão com Iniciativa Privada voltado para a saúde de nossa população, com igualdade para todas as classes sociais.

O conceito de promoção da saúde visa a melhoria da qualidade de vida da população, propondo um olhar que vai além do tratamento de doenças. Aqui o foco se volta para o bem estar do indivíduo como um todo, sendo que, para isso, é necessário avaliarmos uma série de fatores em seu entorno.
Ao longo deste artigo vamos entender o que é promoção de saúde, além de conhecer as principais ações de implementação da prática. Continue lendo e fique por dentro!
O que é promoção da saúde?
O conceito de promoção da saúde diz respeito a um conjunto de práticas que tem o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para tornar isso viável, deve-se considerar uma série de determinantes, tais como fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos, comportamentais e ambientais.
Todos esses aspectos devem ser acompanhados visando a redução do risco de doença, mas também a melhoria do bem-estar da população.
Portanto, essa prática vai analisar circunstâncias como modo de vida, condições de trabalho, lazer, cultura, serviços essenciais, isto é, tudo aquilo que pode influenciar na vulnerabilidade, qualidade de vida e riscos à saúde da população.
Princípios de promoção de saúde
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as ações de promoção de saúde devem seguir os seguintes princípios:
Concepção holística;
Intersetorialidade;
Empoderamento;
Participação social;
Equidade;
Ações multi-estratégicas;
Sustentabilidade.
Ações de promoção da saúde
Como adiantado acima, as ações de promoção da saúde são práticas adotadas com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Elas podem ser aplicadas em diferentes níveis, podendo ser realizadas por organizações ou indivíduos.
A seguir listamos as três áreas de maior importância para a promoção da saúde. Veja!

Ações no âmbito governamental
É papel do governo implementar e executar ações que vão trazer impactos positivos para a melhoria da condição de saúde da população.
Para que isso seja possível, devem ser realizados, por exemplo, estudos sobre os riscos de doenças nas regiões, além de análises de todos os fatores que possam prejudicar o bem estar e qualidade de vida das pessoas.
Ações realizadas por empresas privadas
O ambiente de trabalho tem influência direta na qualidade de vida, saúde física e mental dos indivíduos. Afinal, é no trabalho que passamos a maior parte dos nossos dias. Logo, é fundamental que as empresas promovam ações que vão impactar positivamente no bem-estar dos colaboradores.
A flexibilização das horas de trabalho, o feedback construtivo e melhorias de ergonomia, são alguns exemplos de práticas para promover a saúde no ambiente profissional.
Além dos ganhos para a saúde do profissional, essas práticas também trazem vantagens para as empresas, que ganham colaboradores mais satisfeitos e motivados, o que influencia diretamente na produtividade e resultados do negócio.
Ações individuais
Por ações individuais nos referimos aos hábitos pessoais de cada indivíduo, ou seja, práticas que vão influenciar em sua própria saúde física e mental. Isso quer dizer, por exemplo, a manutenção de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
Portanto, aqui o mais importante é a conscientização de cada um sobre a necessidade de ter hábitos saudáveis para ter uma melhor qualidade de vida.
Aguardem e acompanhem mais notícias aqui no bisbilhoteiro.com.br.














Comentários