top of page

Perigos da Carreta da Alegria para as crianças, passageiros e para o Trânsito

Natal é época de festa e de também de segurança e prudência!

Vale brincar sim, más de forma segura e consciente...


Por Marcio Nolasco - Analista de Política Públicas - ENAP


Os "Trenzinhos da Alegria" ou "Carretas da Alegria" são atrações recreativas populares, mas apresentam riscos significativos para as crianças e para o trânsito, principalmente quando há desrespeito às normas de segurança e trânsito.


Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Algumas perguntas ficam para serem respondidas pelas autoridades competentes:


Em Cianorte por exemplo, como se diz por aqui "o povo nem liga pra isso!", não até a hora que acontecer um acidente! Só ai então vão cair todo mundo "matando em cima".


1 - Podem as crianças e ou passageiros ficarem de pé no interior do veículo sem uso de cinto de segurança? Porque até em um carro de passeio pela lei de trânsito a polícia militar ou Guarda de trânsito multam motoristas e passageiros SEM USO DE CINTO.. NA CARRETA PODE? ONDE ESTA A LEI QUE PERMITE ISSO?


Detalhe: Fico imaginando, como estamos vendo 20, 30 ou mais pessoas entre crianças e adultos andando de pé nestes veículos, se por alguma situção no trânsito o motorista der uma freiada brusca e as pessoas "soltas" lá em cima da Carreta vierem ao chão umas sobres as outras ou até caírem lá do alto na via pública... que acontece, quem se responsabiliza legalmente se algum passageiro tiver danos corporais graves? Com a palavra as autoridades competentes?


2 - Podem as crianças ficarem escouradas no alta da Carreta da Alegria sem uso de equipamento (cinto) de segurança, correndo risco de cair na via pública e até ser atropelada ou ainda cair de forma fatal? Onde esta lei que permite isso no trânsito?


3 - Podem os Palhaços e Personagens animados que acompanham as Carretas da Alegria ficarem entre os carros no transito dançando e pulando? Onde esta a lei de trânsito que permite isso?


Veja vídeo - Carreta da Alegria em Cianorte:


PERIGO EMINENTE!! Criança escourada no alto da Carreta com risco de queda na via pública, e personagens animados pulando e dançando entre os carros da via pública em meio ao trânsito - Quais as leis de Trânsito que permitem isso? Quem esta fiscalizando essa situação de risco que estamos vendo todos os dias? Vamos esperar um acidente grave ocorrer para só depois tornar respeitadas as corretas medidas de segurança? Com a palavra as autoridades de Cianorte... O objetivo com a Carreta é só de ganhar dinheiro com a diversão dos passageiros, ficando a segurança em segundo plano? É o que parece e que estamos vendo acontecer... E o PAS que tem participação no faturamento, exige e cobra a segurança das crianças e passageiros? Quem fiscaliza essa segurança?


Perigos para as Crianças e Passageiros


Os principais perigos para as crianças e demais passageiros a bordo dessas carretas espalhadas por todo Brasil estão relacionados à estrutura do veículo e à operação do serviço:


  • Risco de Quedas e Projeção:


    • Muitos acidentes e infrações ocorrem quando os passageiros, incluindo crianças, são transportados em partes externas ou ficam pendurados na lateral do veículo (o que é vedado pela legislação de trânsito).


    • Em caso de manobras bruscas, colisões ou quedas em buracos, a falta de proteção lateral rígida ou a ausência/uso incorreto do cinto de segurança (em veículos que o exigem) pode fazer com que as crianças sejam arremessadas para fora.


  • Falta de Equipamentos de Segurança:


    • A legislação exige, por exemplo, proteção lateral rígida para evitar o esmagamento e a projeção de pessoas, além de bancos com encosto e cintos de segurança em certas condições.


    • Veículos que não possuem o Certificado de Segurança Veicular (CSV) ou Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) podem não oferecer a segurança estrutural mínima.


  • Acidentes Graves:


    • Houve registros de acidentes graves no Brasil, como capotamentos de "trenzinhos da alegria" que resultaram em feridos e até vítimas fatais (motorista e passageiro), demonstrando o risco de veículos que perdem o controle, caem em ribanceiras ou pegam fogo.


Perigos para o Trânsito geral estão ligados, em grande parte, à circulação irregular e à fiscalização:


Os riscos para o trânsito em


  • Irregularidades na Documentação e Habilitação:


    • Veículos que circulam sem a carroceria descrita corretamente no Certificado de Registro e Licenciamento (como "transporte recreativo") ou com o condutor sem a categoria de habilitação correta (categoria E e curso de transporte coletivo de passageiros, em alguns casos) configuram infrações graves.


  • Alterações no Veículo:


    • É comum a alteração no sistema de iluminação (uso excessivo de luzes de LED e neon) que, se não for regulamentada, pode causar infração de trânsito por alterar as características do veículo.


  • Excesso de Passageiros:


    • Conduzir o veículo com excesso de passageiros é uma infração que compromete a segurança e a estabilidade do veículo.


  • Manobras Inseguras:


    • O tamanho e o peso desses veículos, combinados com a velocidade inadequada em curvas, já foram causas de acidentes, como o capotamento em Minas Gerais. A circulação, muitas vezes em vias urbanas movimentadas, exige atenção redobrada.


  • Atração de Distração:


    • A própria natureza de "atração" com personagens dançando pode desviar a atenção de outros motoristas e pedestres, contribuindo para o risco de acidentes nas proximidades do veículo.


O que é Necessário para a Segurança?


Para mitigar esses perigos, é fundamental:


  1. Regulamentação e Fiscalização: O veículo deve ter a documentação e adequação específicas para transporte recreativo de passageiros (CAT e CSV). O poder público municipal e os órgãos de trânsito (DETRAN/PRF/PM) são responsáveis pela fiscalização rigorosa.

  2. Segurança Estrutural: A carreta deve possuir proteção lateral rígida, piso antiderrapante e, quando aplicável, dispositivos de segurança como cintos e parada de emergência.

  3. Habilitação do Condutor: O motorista deve ser devidamente habilitado na categoria correta e ter o curso de transporte coletivo de passageiros.


Em resumo, a diversão só é segura se as rigorosas normas de trânsito e segurança para transporte de passageiros forem integralmente cumpridas. E esta visível que por aqui em Cianorte não são cumpridas, até chegarmos no momento de um acidente... e depois será um jogo de emburra emburra e ninguém assumira a responsabilidade.


Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page