Você cidadão cianortense quer saber qual era o Plano de Trabalho da "Santa Casa" - Fundhospar, após a INTERVENÇÃO?
- Marcio Nolasco

- há 4 horas
- 6 min de leitura
Por Marcio Nolasco - Analista de Política Públicas - ENAP
Bem caro cidadão(ã) cianortense, se formos resposnder nas entre linhas a pergunta que é manchete desta matéria, a resposta seria NENHUM, ou um Plano já existente desde o ano de 2023... isso mesmo!

Antes de iniciarmos essa matéria, vamos entender o que significa - PLÁGIO:
Plágio é a apropriação indevida de um produto intelectual, como textos, obras artísticas, imagens ou outras criações, apresentando-as como se fossem de autoria própria, sem atribuir o devido crédito ao autor original. Essa prática é considerada antiética, imoral e crime no Brasil, tipificado na Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98), pois envolve a violação dos direitos morais e patrimoniais do criador. O plágio pode ocorrer de diversas formas, incluindo a cópia literal (plágio direto ou integral) de um texto sem citação , a reescrita de ideias com outras palavras sem referência (plágio indireto ou de paráfrase) , a junção de trechos de diversas fontes sem atribuição (plágio mosaico ou pastiche) , a utilização de dados ou fontes sem mencionar a origem , a apresentação de conteúdo próprio já publicado anteriormente como novo (autoplágio) , ou mesmo a apresentação de uma obra alheia com consentimento do verdadeiro autor (plágio consentido). Além disso, o plágio pode envolver imagens, gráficos, músicas ou vídeos, não apenas textos. A prática pode levar a consequências graves, como a cassação de diplomas, perda de reputação acadêmica, recusa de publicações em revistas científicas e responsabilidade judicial. Para prevenir o plágio, é essencial citar corretamente todas as fontes utilizadas, seguindo normas como as da ABNT, e utilizar ferramentas de detecção de similaridade. Agora que entendemos o que é Plágio, vamos para nossa matéria...
Caros cidadãos cianortenses, COM A SAÚDE PÚBLICA NÃO SE BRINCA, vidas dependem de extremo profissionalismo nessa área que é uma das maiores prioridades das gestões públicas municipais em todo território nacional.
E foi pensando nessa prioridade que o Prefeito Marco Franzato decretou a intervenção na Fundhospar (Santa Casa) para que os trabalhos não fossem interrompidos, um mérito do prefeito que temos que respeitar sem dúvida.
Desde o início da intervenção na Santa Casa, que este colunista cobra da equipe interventora, do poder executivo e até da Câmara Municipal de Cianorte (esta que tinha uma Comissão de Acompanhamento da Intervenção) o Plano de Trabalho dessa Intervenção - que NUNCA ESTEVE E AINDA NÃO ESTA DISPONÍVEL no Portal da Transparência da Fundhospar, e o motivo é simples, NUNCA TEVE UM PLANO DE TRABALHO... vejam imagem atualizadas:
Portal da Transparência da Fundhospar:

Pois bem, nossa equipe foi verificar sobre o Plano de Trabalho da então Intervenção impetrada pelo decreto do prefeito de Cianorte e na sua responsabilidade. Entrevistamos a Senhora Suélen Napoleão - Diretora nomeada pós intervenção da Fundhospar e questionamos sobre o Plano de Trabalho. No momento da entrevista a Sra. Suélen nos informou que "não sabia porque" o plano de trabalho da intervenção não estava disponível no Portal da Transparência, chegou a dizer que teria sido até um "esquecimento". Pedimos então que nos disponibilizasse o plano de trabalho, e aguardamos pelo envio deste para nosso conhecimento...
Alguns dias depois, a Sra. Suélen, nos enviou um arquivo via whatsApp com o título de PLANO DE AÇÃO, veja a seguir:
Esse "Plano de Ação" trata-se de uma planilha feita em Excel abordando algumas áreas da administração da Fundhospar e formas de tratamento e processamento das atividades nestas áreas. E ainda esta descrito que esse "Plano de Ação" seriam os objetivos de Marco Antonio Franzato - Prefeito: veja

Aqui já estranhamos em primeiro momento como esse "Plano de Ação" seria do Prefeito Marco Franzato? Visto ser feito em planilha excel, logo do prefeito que estima de forma muito séria por projetos inovadores, criados em sistemas de ERP Integrados e com uso de B.I com concatenação de dados gerenciais e formação de gráficos de análises de resultados. Dessa forma "desconfiamos" que algo não estava correto, visto que temos conhecimento que o Prefeito não iria ser responsável por um plano de ação dessa envergadura com pobreza de apresntação, não assim dessa forma, talvez até em Power Point sairia melhor!!! Por acreditarmos que o Prefeito iria sugerir um trabalho mais profissional e de alto conhecimento em gestão hospitalar, fomos pesquisar mais...
Para nossa surpresa, encontramos um arquivo em PDF de um Planejamento Estratégico 2023 feito pelos Diretores e Administradores da Fundhospar - ANTES DA INTERVENÇÃO, e para nossa surpresa maior ainda, o atual "Plano de Ação" da então intervenção com os "objetivos do Prefeito Marco Franzato" como nos foi apresentado (cópia acima) tem muita similaridade e trechos quase que identicos com apenas umas palavras trocadas em relação ao Planejamento Estratégico de 2023 da antiga administração da Santa Casa... veja a seguir o Plano de 2023 na íntegra:
Baixe o arquivo completo aqui:
Para além da existência deste Planejamento Estratégico de 2023, com suas propostas que podem ser visualizadas entre as páginas 26 a 30, fizemos algumas comparações com o Plano de Ação nos enviado pela Diretora atual da Fundhospar - Sra. Suelen.
Comparações entre o Planejamento Estratégico de 2023, e o Plano de Ação da Intervenção 2025:

Percebam, caros leitores, que as propostas da Versão Intervenção (2025) de um Plano de Ação, são similares e praticamente idênticas a Versão Original do Planejamento Estratégico de 2023, em todas as áreas que se apresentam os processamentos dos trabalhos. Seriam REALMENTE ESTES OS OBJETIVOS E DE CONHECIMENTO DO PREFEITO MARCO FRANZADO COMO ALEGA ESSE PLANO DE AÇÃO DE 2025 - O PLANO DE AÇÃO DA INTERVENÇÃO?
Plano dos Recursos Financeiros:

Plano de Redução de Custos:

Plano de Gestão de Processos e Qualidade:

Plano de Gestão de Despesas:

Plano de Gerenciamento de Resultados:

Pois bem, para qualquer pessoa que consiga interpretar textos, não fica difícil entender e verificar que temos muitas similaridades nos processos destes Planos, entre o ORIGINAL DE 2023 e o atual Plano de Ação de 2025, sendo esse segundo gerenciado por uma planilha de excel, ou seja a Gestão da Fundhospar cuida dos objetivos do Prefeito com uma planilha de excel, ao que nos é apresentado!
Plano de Ação da Intervenção - 2025 - Lâminas impressas em PNG.



Baixe aqui o aquivo completo:
Resumindo caros leitores, algumas perguntas cabem respostas:
1 - O Plano de Ação da Intervenção de 2025 foi copiado e baseado no Plano Estratégiso de 2023?
2 - Não tinhamos na intervenção alguém com capadicidade técnica e conhecimento em gestão hospitalar para fazer um Plano de Trabalho da Intervação com os "objetivos do prefeito", FOI NECESSÁRIO SE BASEAR E BUSCAR DADOS DE 2023?
3 - A intervenção acabou, o Plano de Tabalho até hoje NÃO EXISTE no Portal da Transparência da Fundhospar, UMA VERGONHA ADMINSTRATIVA. A Câmara de Vereadores nunca cobrou esse Plano de Trabalho, porque?
4 - O Prefeito Marco Franzato tinha conhecimento deste Planejamento Estratégico de 2023 e a similaridade com o Plano de Ação que lhe foi apresentado? Será que deram uma ENROLADA no Prefeito com um copy + cola? Será? Quem iria se atrever a fazer isso com o prefeito?
5 - O que tem de real e concreto na pratica mesmo, neste Plano de Ação de 2025 que parece ser irmão gêmeo do Planejamento Estratégico de 2023?
6 - Porque a Sra. Suélen como Diretora da Fundhospar não elaborou um Plano de Trabalho? Faltou capacidade técnica e conhecimento em Gestão Hospitalar?
Uma coisa fica para pensarmos, se antes da Intervenção o problema não era dinheiro "dinheiro nós temos"... Agora o problema é gestão e dinheiro, ainda existem fornecedores sem receber, médicos e ex-funcionários desligados, e o poder publico solicitando verbas para o governo e outros políticos com emendas... Muito além disto até hoje a Fundhospar esta sem um Administrador(a). Só falta mudar o estatuto e contratar "qualquer um" por indicação política para administrar esse hospital.
Nossa equipe entrou en contato com a Diretora da Fundhospar - Sra. Suélen, a mesma nos informou que não sabia da existência deste Planejamento Estratégico de 2023, e que, o Plano de Ação de 2025 - Intervenção com os objetivos do Prefeito Marco Franzato, foi criado por uma pessoa que não esta mais trabalhando na Fundhospar, pedimos e contato "dessa pessoa", até o momento do fechamento desta matéria não tivemos retorno...














Comentários