top of page

NOLASQUEANDO: A Taxa da Liberdade!

Tarifaço da liberdade para Bolsonaro reaproxima governo do Centrão e embaralha planos de Tarcísio


Por Marcio Nolasco - Analista de Politicas Públicas - ENAP

ree

A taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros anunciada por Donald Trump na última quarta-feira buscando, segundo o próprio Trump, encerrar os processos contra Jair Bolsonaro e assim lhe deixar em liberdade de uma possível condenação do STF, está provocando um rearranjo nas forças políticas por aqui. O Palácio do Planalto e o Centrão, que vinham se estranhando havia meses e entrando em guerra aberta por conta do aumento do IOF, ensaiam uma reaproximação com base no discurso de defesa da soberania nacional — e dos interesses de setores empresariais prejudicados pelo tarifaço. Alguns nomes do Centrão, porém, alegam que o alinhamento é pontual. Além disso, a Câmara tem nesta semana votações que podem reabrir o conflito com o Executivo: no plenário, a revisão do licenciamento ambiental; nas comissões, a PEC da segurança pública e a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil.


Fora de Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca uma aproximação com outro setor que lhe é normalmente avesso: o empresariado. Ele se reuniu com ministros na noite deste domingo e anunciou a criação de um comitê para tratar da reação às tarifas, previstas para entrarem em vigor no próximo dia 1º. Além disso, pretende se reunir pessoalmente com líderes empresariais para discutir estratégias de defesa da produção brasileira e, de quebra, reforçar a imagem de que Bolsonaro é o responsável pelo tarifaço. Nas redes, o governo e a esquerda intensificaram a campanha com foco na soberania, vendo a tensão com os EUA como uma oportunidade para acertar a comunicação e melhorar a imagem do presidente.


Já na direita o cenário é de conflito e tentativa de reacomodação. Visto como potencial candidato conservador ao Planalto em 2026, já que Bolsonaro está inelegível, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve um fim de semana de idas e vindas. Inicialmente, ele culpou o governo federal pela elevação das tarifas e chegou a almoçar com Bolsonaro em Brasília, mas mudou o tom e, durante evento com empresários, disse que era necessário “unir esforços” e defendeu a atuação diplomática do Planalto.


A mudança de rumo tem explicação. Prejudicados pelas tarifas, empresários paulistas que vinham apoiando as pretensões presidenciais do governador começaram a questionar sua independência em relação ao bolsonarismo.

ree

A

virada expôs ainda mais o racha com o clã Bolsonaro. Na sexta-feira, após Tarcísio se encontrar com o encarregado de negócios da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), condenou qualquer tentativa de negociação que não inclua a anistia aos golpistas de 8 de janeiro. O parlamentar, que está nos EUA desde fevereiro fazendo lobby contra o processo a que o pai responde no STF, classificou qualquer acordo nessa linha como “caracu”, uma expressão pouco educada para um resultado em que só uma parte sai ganhando. Na mesma linha, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que as tarifas são “um empurrãozinho” para a anistia e que o Brasil não tem “poder de barganha” para enfrentar os EUA.


Enquanto acontece a briga política e econômica, a Procuradoria-Geral da República apresenta hoje as alegações finais na ação penal junto ao STF contra Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado após a derrota eleitoral de 2022.


Mas os acusados pelo golpe tiveram um motivo para comemoração. O ministro do STF André Mendonça, indicado por Bolsonaro para o cargo, será o relator de um agravo regimental que busca paralisar o processo. O recurso, impetrado por advogados do ex-assessor presidencial Filipe Martins, questiona a atuação do ministro Alexandre de Moraes no caso. (Globo)


Enquanto isso, nos EUA, a preocupação é com a possibilidade de criação de um novo mapa do comércio global. A União Europeia, que soube neste fim de semana que Washington sujeitaria o bloco a tarifas de 30% a partir de 1º de agosto, seria o centro dessa nova ordem. Ursula von der Leyen, presidente do braço executivo da UE, respondeu prometendo continuar as negociações, mas disse que continuaria a elaborar planos para retaliar com força. Mas essa não era toda a estratégia. A Europa, assim como muitos dos parceiros comerciais dos Estados Unidos, também busca amigos mais confiáveis. Já entre os consumidores, a preocupação é com o preço do cafezinho. Mais de 99% do café consumido no país é importado e, no ano passado, o Brasil foi responsável por mais de 8,1 milhões de sacas, cada uma com 60 quilos de café, que entraram nos Estados Unidos. Qualquer mudança repentina seria uma “situação de perda para todos”, disse Guilherme Morya, analista de café do Rabobank em São Paulo.


Para ler com calma. “É um campo de concentração. Sinto muito”, diz o ex-primeiro-ministro israelense Ehud Olmert, ao ser questionado sobre os planos de construção de uma “cidade humanitária” sobre os escombros de Rafah. Uma vez lá dentro, os palestinos não teriam permissão para sair, exceto para ir a outros países. Olmert diz ainda que forçar os palestinos a entrar seria uma “limpeza étnica” e que a raiva de Israel pela guerra em Gaza não se deve apenas ao antissemitismo.


Viver


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi vaiado por parte da torcida presente no MetLife Stadium, em East Rutherford, minutos antes da final da Copa do Mundo de Clubes entre Chelsea e Paris Saint-Germain, quando sua imagem apareceu rapidamente nos quatro telões do estádio, durante a execução do hino americano. Trump assistiu à partida ao lado da mulher, a primeira-dama Melania Trump, e do presidente da Fifa, Gianni Infantino, em um dos camarotes do estádio. E as vaias não se restringiram ao início do evento, durante a premiação, o presidente americano foi novamente mais vaiado que aplaudido. O republicano entregou medalhas e troféus individuais e sempre que era colocado em evidência no telão, recebia as manifestações. Veja alguns momentos. Em campo, o Chelsea venceu o PSG por 3x0 e foi o campeão do Mundial. (Estadão, CNN Brasil e UOL)


O percentual de crianças alfabetizadas no país subiu de 56% em 2023 para 59,2% no ano passado, segundo levantamento do governo federal divulgado nesta sexta-feira. Apesar da melhora, o Brasil não conseguiu atingir a meta de 60% de alunos da rede pública alfabetizados no período. O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a situação de calamidade gerada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul acabou impactando os dados educacionais. Os índices do estado gaúcho caíram de 63,4% para 44,7%. O ministro disse que a pasta vai “arregaçar as mangas” para atingir a meta de 64% deste ano. (Folha)


Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta sexta-feira mostram que o acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal no primeiro semestre de 2025 foi 27% maior do que no mesmo período do ano passado. Foram 2.090,38 km² de desflorestamento nos primeiros seis meses deste ano, contra 1.645 km² de 2024. Mato Grosso, Pará e Amazonas são os estados com mais áreas destruídas, somando mais de 400 km² juntos. Só o Mato Grosso respondeu por quase metade desse total, com 206 km². Até 27 de junho, donos de terras privadas foram responsáveis por 795 km² de desmatamento, ou 39% do total.


Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page