NATAL
- Célio Juvenal Costa

- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Independente dos aspectos históricos, religiosos ou comerciais que envolvem o natal, o fato é que talvez seja o feriado mais comemorado e o que mais mobiliza as pessoas. A tradição de dar presentes, de reunir a família e amigos para a ceia, a decoração de árvores e das casas são marcas de uma data que sempre é comemorada e que adquire um sentido diferente dos outros no decorrer do ano.

Talvez a palavra que melhor defina o espírito natalino, em qualquer sentido que ele tenha, seja o de novidade. Algo novo está presente nesta época, seja o novo solstício de inverno, seja o presente que é sempre algo novo, seja Jesus que se apresenta ao mundo como uma novidade. Para nós, o fato de que uma semana após o natal entramos em um novo ano, faz com que o sentido de novidade seja ainda mais forte. Mas, os principais interessados nas comemorações não são novos; somos todos, uns mais, outros menos, uns bem mais, outros bem menos, já pessoas conhecidas. Portanto, pensando bem, talvez a palavra mais apropriada para representar o natal seja renovar. Afinal, o solstício é uma renovação das estações do ano, os presentes são uma renovação do apreço pessoal, Jesus é a renovação do amor de Deus à humanidade.
Assim, o que desejo hoje a todas as pessoas que leem esta coluna é que tenham um natal em que haja muitas oportunidades de renovar bons sentimentos e bons propósitos. Que os sentimentos e os propósitos contribuam para que se renove a amizade, o carinho, a atenção, a dedicação, o companheirismo, o amor. Quando penso em amor, vem à minha mente duas palavras em grego que significam dois tipos de amor: philia, que significa o amor que temos pelas pessoas que conhecemos, como familiares e amigos, ou a admiração ou afeição que temos por pessoas que, de alguma forma, temos contato; e, ágape, que é o amor que se estende para a humanidade, um amor altruísta que se dá sem esperar nada em troca.
Meu desejo é que o Natal seja propício para renovarmos nosso amor philia e, para quem ainda não experimentou, desejo, aí sim que seja novo, o amor ágape, que pode se traduzir hoje em dia especialmente por duas palavras: solidariedade para com as pessoas que precisam, e empatia com as diferenças e com os sofrimentos de nossos semelhantes.
Ótimas festividades natalinas a todas e a todos!!!
Meu Instagram: @costajuvenalcelio














Comentários