Veja como aproveitar essa data comemorativa para fechar o ano com chave de ouro!
Por: Marcio Nolasco - Gestor de T.I e Projetos
Você já parou para pensar que faltam poucos dias, menos de 2 meses para 2021 acabar?
Parece que foi ontem que estávamos comemorando a virada de 2020 para 2021 e, em um piscar de olhos, o Natal já chega novamente.
E ainda mais depois desse ano difícil que foi 2021, quem tem um negócio próprio, pode estar pensando: será que já usei todos meus esforços de vendas e agora não tem mais tempo e oportunidades para lucrar?
Se você está pensando assim, viemos te dizer que ainda dá tempo de se dedicar a seu negócio e vender mais em 2021.
É claro que o tempo parece escasso, mas se você começar a se preparar hoje mesmo, pode ter resultados com os quais não estava contando.
Veja as dicas:
Prepare sua equipe de vendas
Crie oportunidades imperdíveis
Ofereça novas condições de pagamento
Use os gatilhos mentais
Faça ofertas de desejo e não de produtos
Faça campanhas com influenciadores
Dê dicas para presentes
Tenha um time de suporte rápido
Prepare seu estoque
Ofereça bônus
Pense no design
Envie e-mails festivos
Faça mídia paga segmentada
Coloque um pop up natalino em seu blog
Capriche no pós-venda
1. Prepare sua equipe de vendas
O Natal é uma época do ano em que as pessoas já estão mais dispostas a fazer compras.
Porém, como o número de compradores aumenta muito nas lojas físicas e virtuais, é possível que haja um certo desconforto para o cliente.
É nesse momento que você precisa estar muito bem preparado, e nada melhor do que treinar toda sua equipe de vendas para isso.
Comece, a partir de agora, a conversar com sua equipe e explicar que eles precisam mais do que nunca serem ágeis e atender os desejos dos compradores da melhor forma possível.
Além disso, é muito importante focar na cordialidade do atendimento, já que é muito importante fazer com que a experiência de compra seja a melhor possível para que, depois, a pessoa tenha vontade de comprar com você de novo.
E se você trabalha sozinho, é aí que precisa se preparar ainda mais. Afinal, todas as vendas dependem de você, então, é importante se dedicar e estudar algumas técnicas para ser um bom vendedor.
Para te ajudar, confira este tutorial com algumas estratégias de vendas para você aplicar em seu negócio:
2. Crie oportunidades imperdíveis
Sabemos que está apenas no início do mês e que ainda faltam alguns dias para o Natal.
Mas acredite: se você quer se destacar, este é o momento perfeito.
Aproveite o início do mês para criar ofertas imperdíveis para seu público.
O início do mês e, de preferência, os primeiros dias da semana (segunda e terça), são momentos ideais para oferecer algo novo.
Isso acontece porque estamos mais dispostos a fazer mudanças e compras assim que começamos um ciclo novo.
Então, aproveite o período do Natal para dar bônus relacionados a esta época do ano, ou seja, ofereça descontos que só serão válidos até dia 25 de dezembro. Isso é uma ótima forma de criar escassez e ainda dar um “presente” para seus clientes.
O importante aqui é mostrar para seu público que se eles comprarem agora irão garantir ofertas que não terão em outras épocas do ano.
3. Ofereça novas condições de pagamento
Se antes você só oferecia uma forma de pagamento, por cartão de crédito, por exemplo, que tal aproveitar o Natal para diversificar mais?
Esse é um bom momento para testar novas condições e meios de pagamento.
Pode ser que você nunca tenha oferecido pagamento por boleto bancário e acabe perdendo vendas por causa disso.
É claro que tudo depende de sua estratégia de vendas e, por isso, nem sempre é possível oferecer outras condições.
Mas se você tem essa possibilidade, por que não testar?
Produtores da Hotmart, por exemplo, podem contar com o HotPay, nosso sistema exclusivo de pagamento. Com ele é possível:
Enviar notificações;
Dar cupom de desconto;
Ter um registro de abandono de compra;
Realizar pagamentos em 2 cartões;
E várias outras funcionalidades.
4. Use os gatilhos mentais
Você já percebeu como algumas propagandas parecem falar diretamente com a gente?
Isso acontece principalmente quando alguns gatilhos mentais são ativados. A escassez, que falamos na dica 2 deste post, é um exemplo de gatilho mental.
Vamos explicar rapidamente para ficar mais claro.
Existem alguns sinais já memorizados por cada um de nós que influenciam diretamente a decisão de compra e nos fazem escolher entre um produto ou outro. Quando você ativa esses sinais com alguma estratégia de vendas, está utilizando os gatilhos mentais.
Para se preparar para vender mais no Natal, esses gatilhos são fundamentais.
Um exemplo pode ser o gatilho de antecipação, muito utilizado no final do ano, um período ideal para começar a pensar naquilo que queremos fazer no ano que vem.
Você pode criar campanhas de divulgação mostrando para seu público que seu produto é o que eles precisam para começar 2021 com o pé direito. Assim, eles se antecipam e já fazem uma compra antes mesmo de 2020 acabar.
Mas este é apenas um exemplo de gatilho mental que você pode utilizar. Neste ebook gratuito, separamos 23 exemplos de gatilhos para te ajudar.
5. Faça ofertas de desejo e não de produtos
Quando compramos um produto, na maioria das vezes escolhemos aquele e não outro da concorrência não apenas pelo produto em si, mas principalmente pelos benefícios que teremos ao fazer aquela compra.
Vamos dar um exemplo para ficar mais claro:
Se você se matricula em uma academia, é provável que não escolha apenas por causa dos ótimos aparelhos de ginástica que ela tem. Você leva em consideração também:
Proximidade com sua casa ou trabalho;
Horários disponíveis para fazer aulas;
Professores qualificados;
Indicação de amigos ou familiares;
Resultados observados em outras pessoas (prova social);
Entre outros benefícios.
Isso significa que a divulgação não deve ser apenas do produto, mas sim de todo valor que aquilo que você está oferecendo entrega para quem comprar com você.
Então, neste Natal, não ofereça apenas um curso online ou um ebook sobre doces, por exemplo, mas sim uma oportunidade para surpreender sua família nas datas comemorativas com sobremesas de dar água na boca.
Notou a diferença?
6. Faça campanhas com influenciadores
O Marketing de Influência é uma tendência que está crescendo e gerando resultados incríveis para diversas marcas. Essa estratégia consiste em contratar influenciadores digitais para divulgar e representar sua marca ou um produto específico.
Uma das grandes vantagens de fazer campanhas com influenciadores é que esses profissionais, na maioria dos casos, têm seguidores muito engajados, que confiam no que eles recomendam. Portanto, as chances de fazer vendas aumentam muito!
E se tratando do Natal, esta é a época perfeita para lançar uma campanha em parceria com um influenciador do seu nicho de atuação. Os seguidores, em clima natalino, vão estar super dispostos a comprarem um presente de Natal recomendado por uma personalidade em quem confiam.
Então, faça uma pesquisa por influenciadores que poderiam representar a sua marca. Lembre-se de escolher um influenciador que atue no mesmo nicho que o seu, que poste conteúdos relevantes e que compartilhe dos mesmos valores que seu negócio.
De nada adianta contratar influenciadores que não representam bem sua marca e colocam em risco sua reputação. Então, capriche na pesquisa!
7. Dê dicas para presentes
Que tal sair da zona de conforto e fazer um post completamente diferente do que você já está acostumado?
Uma boa ideia aqui é criar pequenas listas com sugestões de presentes, seja nas redes sociais ou em seu blog.
Muitas pessoas têm dúvidas do que comprar para presentear amigos e familiares.
Você pode ajudar sua audiência e ainda alcançar pessoas novas dando sugestões diversas. Entre essas dicas, é possível colocar seu produto e até mesmo incluir um link para sua página de vendas, caso o leitor tenha interesse em comprar.
Mas tome muito cuidado aqui!
Não estamos falando para você fazer propaganda o tempo inteiro de seu produto e sim de realmente criar uma lista que ajude as pessoas que procuram esse tipo de conteúdo.
Por isso, pense em sugestões de presentes que sejam úteis para quem está lendo.
Uma boa ideia é usar seu nicho para isso. Por exemplo:
Se você tem um curso online de automaquiagem, pode fazer uma lista com os produtos mais procurados, seus valores, lojas onde as pessoas possam encontrá-los e, no meio da lista, oferecer também seu curso.
Use a criatividade, mas sempre pensando nas vantagens para sua persona.
8. Tenha um time de suporte rápido
De nada adianta treinar sua equipe de vendas, fazer uma ótima divulgação, vender mais, porém, ter muitas devoluções ou insatisfações.
Esse é também o momento de se preocupar com a qualidade do seu serviço de suporte.
Todas as dúvidas de seus compradores estão sendo respondidas em tempo hábil?
Assim como as pessoas podem ter um desconforto na hora de fazer as compras, é possível que elas também tenham dificuldades durante o processo de compra ou até mesmo depois.
Por isso, prepare bem sua equipe de suporte para que eles consigam tirar o máximo de dúvidas possíveis.
9. Prepare seu estoque
Se você tem uma loja virtual com produtos que precisam ser entregues por correio ou até mesmo uma loja física, preocupe-se com seu estoque.
Imagine realizar uma venda de um produto que você não tem e não conseguir entregá-lo no período combinado?
Muitas pessoas procuram presentes nesta época do ano. Por isso, é inconcebível vender algo e não tê-lo no estoque para entregar a tempo do Natal.
Aproveite que estamos no início do mês e já faça os pedidos antecipados para seus fornecedores.
10. Ofereça bônus
mas sem cobrar um preço muito elevado?
O upsell é uma técnica que consiste em melhorar a compra inicial do seu cliente.
Você pode, por exemplo, oferecer um produto premium por um preço apenas um pouco mais elevado do que o do produto básico. Além de ajudar a melhorar a experiência de seu público, você ainda pode aumentar seus lucros fazendo uma nova venda.
Mas não pense que você deve parar por aí.
É possível criar bônus exclusivos para esta época do ano e até mesmo dar outros produtos relacionados ao seu como um presente de Natal para sua audiência.
O importante aqui é pensar no tipo de bônus que encantaria seus clientes para que eles se sintam tão satisfeitos a ponto de voltar em outras épocas e comprar mais com você.
11. Pense no design
Você já deve saber que o design vai muito além da questão estética.
É claro que pensar em toda a parte visual que compõe seu curso online ou ebook é muito importante para dar harmonia a seu material.
Mas, além disso, o design também mexe com a emoção das pessoas e é uma forma de identificação com você e sua marca.
Aproveite o tema natalino para criar uma relação mais próxima com sua audiência.
Faça pequenas modificações em suas campanhas, perfis nas redes sociais e blog especialmente para esta época do ano. Aproveite o clima natalino para colocar árvores de Natal, chapeuzinho, Papai Noel, bonecos de neve e o que mais lembrar o Natal para chamar atenção em suas campanhas de divulgação.
E não se esqueça de voltar para o tema original assim que o mês de dezembro acabar!
12. Envie e-mails festivos
Ainda pensando no clima do Natal, que tal utilizar sua lista de e-mails para enviar mensagens com o tema festivo?
Aqui, você pode usar bastante sua criatividade e deixar até mesmo explícito no assunto do e-mail que ele é relacionado ao Natal.
E não pense apenas em e-mails com ofertas de vendas. Você pode, por exemplo, enviar um cartão de Natal para sua base desejando boas festas.
Isso mostra como eles são importantes para você não apenas como clientes, mas como alguém com quem você quer mesmo ter algum relacionamento mais próximo.
13. Faça mídia paga segmentada
Investir em mídia paga é sempre uma opção inteligente para aumentar o alcance da marca e obter resultados significativos. Mas, especialmente no Natal, essa dica vai fazer com que mais pessoas encontrem seus produtos.
Isso porque a grande vantagem das campanhas de tráfego pago é a segmentação por meio de palavras-chave estratégicas. Então, utilizar as palavras-chave do seu nicho junto com a palavra “Natal” vai ser uma estratégia de sucesso.
O motivo é que além de muitas pessoas estarem procurando por diversos produtos para presentes de Natal, os anúncios acabam sendo impulsionados pelo boom que a data gera em todo o meio digital. Essa estratégia tem nome inclusive, é chamada de Marketing Sazonal.
14. Coloque um pop up natalino em seu blog
Se você tem um blog e já utiliza pop ups em sua estratégia, pode aproveitar também esse tipo de notificação para explorar o clima natalino.
Que tal deixar rodar durante todo o mês de dezembro uma notificação com algum material extra de presente para sua audiência?
Além de conseguir aumentar sua base de leads, já que as pessoas precisam se inscrever para receber esse tipo de material gratuito, você ainda agrada seu público oferecendo algo diferente para eles.
15. Capriche no pós-venda Depois de se esforçar tanto em suas campanhas para vender mais no Natal, não deixe todo esse trabalho de lado. O relacionamento com o cliente não deve acabar assim que ele fizer uma compra. Muito pelo contrário: esse é o momento perfeito para estreitar esse laço para vendas futuras ou, principalmente, para ter um fã de sua marca que pode te indicar para outras pessoas. Por isso, invista em seu pós-venda e dê continuidade o ano inteiro ao trabalho que você realizar neste mês.
Se você nunca tinha pensado nisso antes, não precisa se preocupar. Separamos um post com 7 dicas para você fazer um pós-venda memorável.
Boas vendas e feliz Natal! 🎄
Créditos de: Bárbara Santos
Comments