Tudo lindo! Empresas indo embora de Cianorte... e a transformação??
- Marcio Nolasco
- 3 de set.
- 4 min de leitura
Cianorte passa por um período de "Transformação" e mesmo assim empresas estão deixando a cidade...

A mais recente empresa a anunciar que esta fechando as portas e suas atividades em Cianorte, a cidade em TRANSFORMAÇÃO foi a COPAGRIL, neste dia 03/09/25.

Cianorte vem perdendo capital humano com jovens indo para outros centros a procura de oportunidades de trabalho, principalmente em setores de tecnologia da informação, aliás perdemos a TOTVS para Maringá... Neste inicio de ano empresas do comercio como Lojas Americanas e outras de pequeno porte também fecharam suas portas na cidade, e agora a mais NOVA DEBANDADA vem da Copagril (Supermercados), não foi a primeira rede nem será ultima... lembram da Rede TOP (onde hoje é o MC Donalds), e assim geramos mais desemprego e enfraquecemos a cadeia do giro econômico da cidade... uma lástima se confirmando sem discurso de maravilhas políticas...
Uma cidade que não tem mão de obra, onde empresas e empresários disputam trabalhadores, onde a empregabilidade tem produtividade muito improdutiva, onde não se tem politicas públicas concatenadas com os setores empresarias, perde empresas e perde desenvolvimento, só não perde discurso político e ilusionista para a população desligada da realidade e que acredita no circo de postagens das redes socias como a mais absoluta verdade!!
Assuntos Relacionados: Centro de Cianorte e salas comerciais vazias! - Fevereiro de 2025.
Os motivos para uma empresa fechar suas portas e se mudar para outra cidade são variados e muitas vezes complexos. Essa decisão geralmente não é tomada por um único fator, mas sim por uma combinação de razões econômicas, operacionais e estratégicas.
Abaixo estão alguns dos principais motivos:
Motivos que levam nossas empresas a "PARTIREM DAQUI"
Impostos e Regulamentação: As diferenças na carga tributária e nas leis trabalhistas entre municípios, podem ser enormes. Uma cidade com impostos mais altos ou regulamentações mais rígidas pode se tornar menos atraente.
Aluguel e Infraestrutura: Os custos de aluguel de escritórios, fábricas ou armazéns, assim como os gastos com energia, água e telecomunicações, podem ser significativamente mais baixos em outras localidades.
Custo da Mão de Obra: O custo de vida em uma cidade impacta diretamente o salário que a empresa precisa pagar para atrair e reter funcionários. Mudar-se para uma cidade com custo de vida mais baixo pode reduzir os gastos com salários.
Fatores de Mercado e Competitividade em Cianorte
Acesso a Novos Mercados: Uma empresa pode se mudar de Cianorte para uma nova cidade para ficar mais próxima de seus clientes ou para entrar em um mercado que está em crescimento.
Proximidade com Fornecedores e Matérias-Primas: Para indústrias que dependem de matérias-primas específicas, a mudança para uma área com maior facilidade de acesso a esses recursos pode otimizar a cadeia de suprimentos e reduzir custos de logística.
Concorrência: O mercado local pode se tornar saturado, com muitos concorrentes disputando os mesmos clientes. Mudar para uma nova cidade pode oferecer uma vantagem competitiva ou um nicho de mercado inexplorado.
Estabilidade no negócio: Nenhuma empresa ou empresário muda suas atividades de local se neste local seu negócio esta dando lucro e prosperando, você mudaria um time que esta ganhando o jogo??
Logística e Cadeia de Suprimentos na Região de Cianorte
Melhoria na Logística: Uma nova localização pode oferecer melhor acesso a portos, aeroportos, rodovias ou ferrovias, facilitando a distribuição de produtos e a importação de materiais.
Redução de Custos de Transporte: Se a maior parte dos clientes ou fornecedores estiver em uma cidade diferente, a empresa pode reduzir consideravelmente os custos de transporte ao se realocar.
Fatores Estratégicos e de Crescimento para as Empresas ficarem em Cianorte
Atração de Talentos: Cianorte não é polo de tecnologia, finanças ou outras áreas ( já nem sabemos se somos a Capital do Vestuário) esses fatores podem ter um conjunto de talentos mais qualificado. Uma empresa pode se mudar para ter acesso a essa mão de obra especializada que não se tem aqui.
Incentivos Fiscais: Muitos governos municipais ou estaduais oferecem incentivos fiscais, como isenções de impostos, subsídios ou financiamentos, para atrair empresas e gerar empregos, que temos aqui para oferecer?
Qualidade de Vida: Um ambiente com melhor qualidade de vida para os funcionários, boas escolas e mais opções de saúde de qualidade e lazer pode ser um fator para atrair e manter talentos, especialmente para empresas de tecnologia e outras indústrias, só fast food não são empresas criativas.
A decisão de mudar uma empresa é complexa e envolve um cuidadoso planejamento. Ela geralmente é tomada após uma análise detalhada de todos os prós e contras, e QUANDO OS EMPRESÁRIOS AVALIAM MAIS CONTRAS buscam a localidade que ofereça o melhor ambiente para o crescimento e a sustentabilidade do negócio a longo prazo, e deixam nossa CIDADE DA TRANSFORMAÇÃO! E aqui caro leitor deixamos uma pergunta: Fora rede de lanches como o MC Donalds e Girafas (que geram uma dúzia de empregos com alta rotatividade) qual empresa de porte, indústria, ou entidade robusta que se instalou em Cianorte durante os últimos 5 anos?
Para lembrar, a Linhas Aéreas Azul criou uma rota em Cianorte e também foi embora por falta de condições de se sustentar aqui e falta de passageiros, ou seja a cidade não gerava fluxo suficiente de passageiros para se manter uma rota aérea comercial por aqui... e tudo ficou apenas no "papo político" da prosperidade...
AZUL TAMBÉM PARTIU...

Depois de 11 meses de operação a Azul desiste de Cianorte por falta de passageiros na Cidade em Transformação
A Companhia aérea Azul suspendeu os voos em cinco cidades do Paraná. Em nota, a empresa informou que não haverá mais as linhas de Francisco Beltrão, Cianorte, Apucarana, Arapongas e Cornélio Procópio. A Azul confirmou a informação nesse domingo (18/12/22), por meio de uma nota. O motivo, conforme a companhia, faz parte de um processo “normal de ajuste de capacidade à demanda, ou falta de contingente para passagens”.
"Cianorte a Transformação não para, nem as empresas param de ir embora..." -Marcio Nolasco - Analista de Política Públicas - ENAP
Comentários