CIANORTE É PÉSSIMA EM MANTER EMPREGADOS NO MERCADO DE TRABALHO!
- Marcio Nolasco
- 13 de ago.
- 4 min de leitura
Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas - ENAP
Os dados oficiais do Caged / Ministério do Trabalho não mentem, e não será discurso político que mudará isso, ou você acredita no mundo Maravilhoso de Alice?
De acordo aos dados oficiais do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Ministério do Trabalho, em seu ultimo fechamento de junho/2025, Cianorte como sempre vem se mostrando péssima em manter a mão de obra empregada em nosso mercado de trabalho.

E estes dados já vem se arrastando por anos, caros leitores, essa pauta da empregabilidade em Cianorte, o portal bisbilhoteiro vem acompanhando de perto desde 2020, e durante estes últimos 5 anos, NUNCA Cianorte foi destaque em empregabilidade e na produtividade em se manter os admitidos em numero mais aproveitável em relação aos números dos desligados do mercado de trabalho, o percentual de aproveitamento é sempre menos de 10%, muito menos... Chegou-se a dizer nestes últimos 5 anos, que Cianorte era a 13ª cidade do Brasil em geração de empregos! Uma afronta com cidades até vizinhas nossa a menos de 100 km de distância. As perguntas são:
1 - Adianta termos 600, 700 , 800 vagas na Agencia do Trabalhador se não temos políticas publicas que concatenadas ao meio empresarial consigam manter a mão de obra empregada em nossas empresas?
2 - Até quando nossos empresários vão ficar brigando entre si para garantir mão de obra para suas empresas, é setor industrial contra setor da confecção, contra o comércio, todos concorrendo por mão de obra, mão de obra esta que não se mantém na cidade.
3 - Qual empresário de porte (fora mais lanchonetes e franquias pequenas) que VÃO INVESTRIR em uma cidade SEM MÃO DE OBRA? RESPONDAM QUAL? Qual empresário vai ter custos em uma planta industrial montada, com uma linha de produção para ser ativa em uma cidade sem mão de obra, qual ? Mais um Mc Donalds talvez, que exige meia dúzia de empregos e com alta rotatividade de empregados...
4 - Até quando nossos jovens vão "se debandar" para outros centros/cidades, onde os setores de trabalho tem muito mais condições de empregabilidade e condições que propagam a continuidade da mão de obra empregada continuadamente junto ao mercado de trabalho? Por que isso não ocorre por aqui? Quais os projetos que temos, nenhum, pois estamos péssimos em condições de mantermos nossos trabalhadores no mercado de trabalho... é mentira? Qual o prova do Caged e MT que mostra o contrário desta péssima realidade que Cianorte vive! Qual? Em junho dos 1.138 empregados SOMENTE 6 SE MANTIVERAM EMPREGADOS!! Dado Oficial aqui.
5 - Até quando discursos políticos em vídeos de redes sociais vão sustentar que Cianorte esta bem em empregabilidade, numa transformação como nunca se viu. Apenas neste ultimo fechamento do CAGED / MT admitimos 1.138 pessoas no mercado de trabalho e desligamos 1.132, olhem a proporção de APROVEITAMENTO! 0.5 % MEIO POR CENTO DE APROVEITAMENTO!! E este número não foge muito da média dos últimos anos, é só pesquisar no CAGED - Link oficial aqui.
Ultimo fechamento Caged / Cianorte - Junho 2025 - Empregabilidade

Em junho de 2025, mais 1.132 pessoas desempregadas em Cianorte, dados oficiais do Ministério do Trabalho, então e agora:
É mentira?
A realidade é outra?
Onde esta a outra realidade desta empregabilidade?
Alguém pode enviar para esse colunista, ficaria muito feliz em compartilhar com nossos leitores e a população cianortense... números MAIS CONFORTÁVEIS e sem discurso meramente de intenções políticas ilusionistas...
Resultados dos últimos 6 meses - Empregabilidade em Cianorte - PR / Caged

Janeiro 2025:
Admitidos = 1.238
Desligados = 1.105
Saldo = 133 positivo
Fevereiro 2025:
Admitidos = 1.461
Desligados = 1.160
Saldo = 301 positivo
Março 2025:
Admitidos = 1.205
Desligados = 1.147
Saldo = 58 positivo
Abril 2025:
Admitidos = 1.258
Desligados = 1.167
Saldo = 91
Maio 2025:
Admitidos = 1.255
Desligados = 1.142
Saldo = 113
Junho 2025 - Mês do ultimo fechamento do Caged/MT:
Admitidos = 1.138
Desligados = 1.132
Saldo = 6 positivos
Total de Admitidos no período = 7.555 pessoas
Total de Desligamentos no período = 6.853 pessoas
Saldo no período = 702 pessoas empregadas
Pois bem caro leitor, de janeiro até junho de 2025, você acha que tivemos pelo menos a metade dos empregados estabilizados e mantidos no mercado de trabalho de Cianorte, em plena transformação? Não você errou... 40%? Não você errou novamente... 30%? Errou mais uma vez... 20%? Infelizmente você continua errando... 10%? Mais um erro... Menos de 10%? Sim, foram apenas 9.3% de pessoas que conseguiram se manter nos últimos 6 meses empregadas em Cianorte, entre os 7.555 admitidos, apenas 720 pessoas conseguiram! Se manter empregado em Cianorte esta quase tão difícil quanto ganhar na Mega Sena.
Esta é uma realidade que deixamos aqui aberto o espaço para quem tiver números mais favoráveis, pois pode ser, talvez, que os dados oficiais do Ministério do Trabalho e Caged estejam errados...
Comentários