top of page

Qatar encerra espaço aéreo após ameaças contra bases norte-americanas

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar anunciou, em comunicado, a suspensão temporária do tráfego no espaço aéreo do país como medida de precaução diante da crescente instabilidade na região. Segundo o governo, a decisão faz parte de um conjunto de ações preventivas baseadas nos "acontecimentos na região".

 

ree

Ainda de acordo com o comunicado, o Qatar, que abriga a maior base militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, afirmou estar monitorando a situação de forma contínua e coordenada com "parceiros regionais e internacionais". A nota também reforçou que “a segurança de todas as pessoas no Estado do Qatar continua a ser uma prioridade absoluta e que o Estado não hesitará em tomar as medidas preventivas necessárias”.


A Embaixada dos Estados Unidos no Qatar também emitiu um alerta para cidadãos norte-americanos, recomendando que permaneçam em segurança até novas ordens. Washington já havia pedido no domingo que seus cidadãos em todo o mundo redobrassem a cautela, devido ao risco de protestos contra os EUA, após ataques realizados contra o Irã.


O Qatar é sede do quartel-general avançado do Comando Central dos EUA e da Base Aérea de Al-Udeid, construída em 1996, considerada a maior instalação militar dos Estados Unidos na região em número de efetivos.


No Bahrein, outro aliado estratégico dos EUA no Golfo, a Embaixada norte-americana determinou que parte dos funcionários trabalhe remotamente, citando o aumento das tensões. A medida segue ações semelhantes no Líbano, onde os EUA ordenaram a saída de pessoal não essencial de Beirute, região onde atua o grupo Hezbollah, aliado do Irã.


Segundo o Departamento de Estado dos EUA, o conflito iniciado por Israel em 13 de junho contra o Irã resultou no fechamento temporário de espaços aéreos no Oriente Médio e em restrições de viagem.


Em reunião de emergência na ONU, o embaixador iraniano Amir Saeid Iravani acusou os EUA de “guerra sob pretextos absurdos” e afirmou que Teerã “decidirá o momento, a natureza e a escala da resposta proporcional” aos bombardeios norte-americanos em instalações nucleares no Irã.


Apesar da ofensiva, Washington afirmou que o presidente dos EUA ainda está interessado em uma solução diplomática com Teerã.

Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page