top of page

O Reino de Deus: Portas Abertas, Não Muros

Por Christina Faggion Vinholo, teóloga, especialista em AT e NT.


Nos últimos dias, vi circular nas redes sociais a afirmação de que “o céu tem muros e rígidas regras de imigração; quem tem política de portas abertas é o inferno”, frase atribuída ao atual presidente dos EUA, Donald Trump. Muitos cristãos têm apoiado essa perspectiva, como se estivesse alinhada com os princípios do Reino de Deus. No entanto, pergunto-me: que Bíblia estão lendo? Que Evangelho estão pregando?


ree

É inegável que Trump foi eleito por seu discurso conservador e sua postura firme diante de questões políticas e sociais. Muitos americanos, cansados do liberalismo, veem nele um líder que protege os valores tradicionais. No entanto, a forma como ele exerce esse poder levanta uma questão importante: seu governo e suas palavras refletem os valores do Reino de Deus? Se ele representa alguns cristãos, eu posso afirmar com clareza que ele não me representa como cristã.


O Reino de Deus não é um império terreno baseado em muros, regras de imigração rígidas e políticas de exclusão. Pelo contrário, a entrada no Reino não é baseada em nacionalidade, status social ou mérito próprio, mas na graça de Deus. Efésios 2:8-9 nos lembra: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.”


Cristo não veio estabelecer barreiras, mas derrubá-las. Ele acolheu os rejeitados, tocou os impuros, comeu com pecadores e proclamou boas-novas aos pobres. O próprio apóstolo Paulo afirma: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus” (Efésios 2:19). O Reino de Deus é um reino de acolhimento, não de exclusão.


É verdade que a Bíblia fala sobre justiça e ordem. No entanto, essa justiça divina não é fria, arbitrária ou baseada em nacionalidades. A justiça de Deus anda de mãos dadas com a misericórdia. O profeta Miquéias resume isso bem: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8).


Quando líderes políticos promovem políticas de opressão, xenofobia e desprezo pelos necessitados, e fazem isso usando linguagem cristã, é nosso dever discernir e não nos deixar enganar. O Reino de Deus não se fundamenta no poder humano, mas no amor transformador de Cristo.


Se há um lugar que tem “política de portas abertas”, é o Reino de Deus. Jesus mesmo declarou: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Seu convite é universal, gratuito e fundamentado na graça.


Portanto, não podemos permitir que uma visão política rígida e excludente seja confundida com a mensagem do Evangelho. Como cristãos, devemos defender a justiça, sim, mas sempre com compaixão. Devemos ser prudentes, mas nunca frios. Devemos buscar a verdade, mas sem nos esquecer do amor.


Que jamais nos esqueçamos de que, um dia, éramos estrangeiros no Reino de Deus, mas fomos acolhidos pela graça de Cristo. E essa mesma graça nos chama a estender as mãos aos que ainda estão do lado de fora, não a levantar muros para impedi-los de entrar.


Instagram: @chrisvinholo

Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page