top of page
Itaipu_Beneficiados_Ebanner_300x600px.jpg

INTERVENÇÃO NA SANTA CASA DE CIANORTE ACABOU? Que diz a Comissão da Câmara de Vereadores, que esta tudo lindo?

Atualizado: há 2 horas

Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas - ENAP


ree

25 de agosto de 2025


O PREFEITO DE CIANORTE MARCO FRANZATO PARA SURPRESA DE TODOS DECRETA FINAL DA INTERVEÇÃO NA SANTA CASA


ree

Estudos mostram que mais de 50% do que aprendemos é esquecido já nos primeiros minutos após o conhecimento do fato. A “curva do esquecimento’, descrita pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus ilustra a tendência natural de esquecermos informações ao longo do tempo após o aprendizado inicial. Para que isso não aconteça, é fundamental que revisemos as informações obtidas com alguma constância.


E, por falar em esquecimento, já faz algum tempo que nada mais é dito a respeito da FUNDHOSPAR (antiga Santa Casa de Cianorte), nosso hospital de referência para mais de uma dezena de especialidades médicas e principal referência quando se faz necessário encaminhar um paciente para um leito de UTI. Será que os problemas de falta de gestão, ocupação de leitos, transferências de pacientes e pagamentos em atraso chegaram ao fim e, por isso, nada mais é dito a este respeito? Sinceramente, duvido muito (até porque, se tudo estivesse certo, com certeza algum vídeo ou postagem já teria sido feita para informar a população).


Na verdade, o problema de falta de recursos (que durante anos foi informado pela Administração, e que levou até mesmo ao Decreto de intervenção em 24 de março, sob a alegação de incapacidade da Fundhospar em manter os serviços SUS), agora, não é mais o problema: outras situações graves surgiram e, uma intervenção que veio com a promessa de ‘organizar a casa e transformar a saúde’, acabou causando problemas maiores ainda.


Segundo diversas fontes consultadas para a redação da presente matéria, o problema de financiamento (“pouco dinheiro”) continua; tanto é que os médicos, até hoje, NÃO receberam seus honorários atrasados (valores estes de outubro/2024 a fevereiro/2025). Daqui a pouco, tais valores comemoram aniversário (ou, cairão na curva do esquecimento). E não só médicos, mas fornecedores de insumos em geral, prestadores de serviços e até mesmo fornecedores de alimentos tem se recusado a manter entregas, salvo se receberem à vista, devido ao não pagamento das dívidas contraídas.


Para que a Curva do Esquecimento não atinja você, caro leitor, vamos relembrá-lo de algumas informações:


* 24/03/2025 – Município decreta intervenção na Fundhospar (até aquele dia, a dívida a curto prazo do hospital era de R$ 4.072.076,53, conforme Parecer Técnico-Administrativo n. 0002/2025, elaborado pelo então Administrador Kaio Feroldi Motta;

* 24/06/2025 – Após 84 dias de intervenção, a dívida a curto prazo da Fundação saltou para R$ 7.663.608,28 (até o levantamento realizado no Parecer, datado de 18/06/2025).


O Parecer citado foi apresentado e aceito pelo Conselho Diretor da Fundação em 24/06/2025, em reunião que se fizeram presentes os conselheiros, convidados e quase que a totalidade dos vereadores da nossa Casa de Leis. No ato, todos concordaram que o problema não se tratava de gestão, mas da falta de recursos suficientes para fazer frente aos custos decorrentes do serviço hospitalar.


No ultimo dia (04/08/2025), NOVAS INFORMAÇÕES chegaram a respeito do hospital FUNDHOSPAR, referência no tratamento de pacientes em diversas áreas da medicina (Ortopedia, Trauma, Cirurgia Geral, Vascular, Bucomaxilo, Urologia, Radiologia, Nefrologia etc.). Essas informações que parecem ser desconhecidas da Comissão de Acompanhamento da Intervenção criada pela Câmara Municipal de Cianorte que até a data de hoje 27/08/25 não apresentou nenhum relatório para a sociedade ou para os demais vereadores sobre os resultados dessa Intervenção... Com a palavra a presidente dessa comissão que parece ser mais fantasma que viva... Quais os resultados que essa comissão da Câmara municipal pode apresentar de forma oficial "sem conversa política"? O povo esta esperando à meses... Se esta comissão tem relatórios periódicos de seus acompanhamentos gostaríamos de ter acesso para com toda transferência divulgar para população! Afinal estamos falando da saúde PUBLICA! Vai prevalecer a "conversa política" ou vão mostrar dados concretos sobre os trabalhos dessa Comissão? Nessa pauta da Santa Casa, os vereadores estão a trabalho do povo ou do Poder Executivo de Cianorte? Onde estão as comprovações dessa Comissão, sobre a eficiência e eficácia dessa intervenção? Números? Comprovações de Processos? Relatórios de Resultados? Planos de Trabalho formulados e apresentáveis? Resultados da Gestão Financeira? Resultados na Gestão dos Serviços de Saúde durante a Intervenção? Onde estão estas informações com transparência para a população? onde? Em que datas e quais foram os relatórios que essa Comissão da Câmara recebeu da Intervenção? Quando apresentou esses relatórios para a sociedade e seus resultados? Com a palavra a Presidente desta Comissão - Vereadora Kelly Rodrigues ( UNIÃO BRASIL).


O Dever e a Obrigação da Fiscalização:


A Câmera de Vereadores tem o dever e obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro público, dessa forma me pergunto se a Comissão de Acompanhamento da Intervenção (que agora não existe mais) solicitou por escrito ou com oficio que o Poder Executivo de Cianorte contrata-se ou apresenta-se contador e ou profissional de finanças para fazer a gestão financeira e controle de todo dinheiro publico usado pelo Executivo nessa Intervenção? Quanto? Quando, Como, Onde e Com oque oi gasto dinheiro público por essa Intervenção e onde estão os resultados dessas aplicações financeiras?


Pergunta: Senhores Vereadores da Comissão de Acompanhamento da Intervenção, onde estão os relatórios oficias sobre os resultados com eficiência e eficácia desta intervenção na Santa Casa, para serem apresentados a quem mais interessa, a população! A Intervenção acabou, e qual a "realidade" será apresentada para o cidadão cianortense, ou o que será apresentado? E quando? Lembrando que o Prefeito já deu a Intervenção por encerrada - Senhores Vereadores, QUAIS FORAM OS RESULTADOS CONCRETOS E COMPROVADOS COM APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS? Quando o vereadores irão se manifestar ao povo? Já que estão trabalhando pelo povo e para o povo!!


Antes do Decreto da Finalização da Intervenção:


Pois bem caro leitor e cidadão cianortense, antes do Decreto de Final da Intervenção em 25/08/25, para tirar minhas "dúvidas e curiosidade" sobre como andava a Santa Casa, após agendamento, na manhã de 07/08/25 - quinta feira, estivemos em reunião na Fundhospar com o Presidente do Conselho Diretor (C.D) - Sr. Aloiz Pereira da Silva e com o Vice- Presidente do Conselho - Dr. João Liberati Júnior, estes que assumiram em 17/07/25 - exatamente a 22 dias!  Com isso fomos verificar as informações que nos chegaram em 04/08/25 - em cor azul vamos destacar as respostas que obtivemos dos Senhores Aloiz e Dr. João Liberati, são elas:

 

1 - Denúncias de Assédio Moral (o que motivou o Ministério Público a notificar a Fundhospar, a fim de entender o que vem acontecendo). Com isso tivemos a ABERTURA DE INQUÉRITO CIVIL junto ao Ministério Público do Trabalho - MPT (n. 000221.2025.09.005/0, Portaria 166/2025), em virtude de denúncia levada ao conhecimento do Órgão Ministerial, pela possibilidade de lesão aos preceitos protetivos da Consolidação das Leis do Trabalho e também do artigo 7º da Constituição Federal (a este respeito, o MPT procederá com a apuração dos fatos em toda a sua extensão, para embasamento de eventuais medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis à espécie);


Resposta do C.D: Essa informação ainda não chegou ao conhecimento do Conselho Administrativo da Fundhospar.


2 - Ouvidorias e denúncias anônimas sobre as condições de trabalho que os funcionários têm sofrido, realizadas tanto no departamento de ouvidoria do município quanto nos Conselhos de Classe dos profissionais;


Resposta do C.D: Todas as denuncias que chegam via ouvidoria são analisadas e os problemas que ocorrem são resolvidos o mais breve possível.


3 - Médicos de excelência da especialidade de Cirurgia Geral que saíram das escalas médicas do hospital, sendo substituídos por médicos RESIDENTES (isto é, que, apesar de serem médicos, ainda não concluíram sua especialização na área). Ou seja: residentes estão fazendo cirurgia sem a supervisão de cirurgião algum (isso é possível?).


Reposta do C.D: Todos os médicos são altamente capacitados para os atendimentos.


4 - Médicos residentes em anestesia, atuando no Centro Cirúrgico do hospital e anestesiando pacientes sem a presença de médico anestesista e sem o hospital ser habilitado para tal prática (uma vez que não se trata de hospital-ensino, ou hospital-escola).


Resposta do C.D: Não é verdadeira essa informação e não procede.


5 - Captação de órgãos, esta parada por falta de pagamento de equipe responsável;


Resposta do C.D: Obedece as regras do estado e esta sendo feito com equipe capacitada.


6 - Fornecedores e prestadores de serviços com valores em atraso, alguns já com processos na justiça em busca de cobrança pelos serviços prestados;


Resposta do C.D: Sim, negociações estão acontecendo com cada fornecedor e cada situação, de forma amigável e tranquila.


7 - Funcionários demitidos (e até mesmo alguns que pediram demissão), estão até hoje sem receber seus direitos trabalhistas (rescisão, FGTS e afins); Pagamento do FGTS dos funcionários ativos sendo realizados em atraso;


Resposta do C.D: Com a Intervenção atos foram cancelados pelo TJ-PR e com isso algumas negociações de questão trabalhistas ficaram paradas, na espera de um posicionamento legal.


8 - Falta de insumos / Baixo estoque;


Resposta do C.D: Não procede essa informação.


9 - Atendimentos particulares (cujo valor é do médico, que realizou a consulta) não tem sido repassado aos profissionais (agora, ‘fica tudo para o hospital’);


Resposta do C.D: Desconhecem esta situação.


10 - Médicos que ainda realizam plantões, têm recebido seus honorários através do CICENOP, porém SEM A DISCRIMINAÇÃO CORRETA nas notas Fiscais (ao invés de constar “XX plantões na especialidade XXXX, consta apenas “consultas médicas”), o que poderá trazer problemas em futuras prestações de contas e transparência dos gastos.


Resposta do C.D: A Fundhospar não tem conhecimento nem interfere nos processos internos do CICENOP e na forma ou maneira como este órgão externo e independente à entidade efetua seus pagamentos aos profissionais de saúde.


11 - Desativação do setor de custos dentro do hospital (aliás, é preciso lembrar que ‘custos’ e ‘transparência’ sempre foram fortemente defendidos pela gestão pública, quando o assunto era a Administração da Fundhospar).


Resposta do C.D: O setor de custos foi incorporado ao setor administrativo como forma de otimizar pessoal e despesas.


"Assumi a Santa Casa porque tenho um propósito - ajudar pessoas..." - Sr. Aloiz Pereira da Silva - Presidente do Conselho Administrativo - Fundhospar.


Além de todos estes pontos, para que trabalhemos contra a curva do esquecimento, é preciso lembrar que a prestação de contas do exercício 2024 deveria ser feita até junho deste ano, ao Ministério Público, mediante apresentação de auditoria independente, relatório de atividades e aprovação do Conselho Fiscal (que, diga-se de passagem, deixou de existir nas primeiras semanas da intervenção, uma vez que foram afastados sem novas nomeações terem ocorrido). E aí?


Afinal, o que está por trás disso? Se o grande X da questão era a Administração, por que os problemas aumentaram tanto? Se o problema não era dinheiro porque pedir mais dinheiro ao estado, o problema não era de gestão?


A intervenção REALMENTE resolveu os problemas, ou será que o objetivo real é “ir levando“ até o “novo hospital” ficar pronto e, então, terceirizar o problema e abandonar à deriva a Fundhospar? Se isso acontecer, é preciso que os médicos, os fornecedores e os ex-funcionários (que até hoje não receberam) fiquem atentos: em caso de extinção e encerramento do CNPJ da Fundhospar, de quem será a conta?


E a grande pergunta é - PORQUE O PREFEITO DECRETOU FINAL DE INTERVENÇÃO SE ELE MESMO SOLICITOU UMA PRORROGAÇÃO DA INTERVENÇÃO POR 12 MESES? OU TUDO FOI RESOLVIDO COMO UM PASSE DE MÁGICA?


Entramos em contato com a Prefeitura de Cianorte que nos enviou uma nota:


A Prefeitura de Cianorte informa que, por meio do Decreto Municipal nº 188, de 25 de agosto de 2025, foi revogada a intervenção administrativa na Fundação Hospitalar de Saúde – FUNDHOSPAR, anteriormente estabelecida pelo Decreto nº 61, de 24 de março de 2025.


A decisão foi tomada após avaliação técnica da equipe de intervenção, que constatou a normalização das rotinas de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a plena capacidade da Diretoria Executiva e do Conselho Diretor da Fundação em dar continuidade aos trabalhos.


A medida foi consolidada em reunião realizada em 21 de agosto de 2025, entre a Comissão de Intervenção e a Diretoria da FUNDHOSPAR, na qual foram definidos os procedimentos para a transição e a retomada integral da gestão pela instituição.


Com a revogação, a FUNDHOSPAR retoma integralmente sua gestão, assegurando a continuidade, a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, em alinhamento com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura de Cianorte ressalta ainda a importância da cooperação permanente entre o Poder Público e a Fundação, como forma de fortalecer e garantir o atendimento à comunidade.


3 comentários


Convidado
há um dia

Prefeito fez o que é a cara dele, mandou um monte de gente embora e colocou os dele lá ganhando mais… agora é fácil vai mandar dinheiro dizendo que é para a saúde, mas é para pagar os cargos dos amigos que ele empregou…

Curtir

Convidado:
há um dia

Pelo menos o povão que ganhava uma fortuna foram de metidos graça a Deus com salário de marajá

Curtir
Convidado
há um dia
Respondendo a

Faça seu papel de cidadão e vá lá, peça para avaliar os “salários” de quem saiu e de quem entrou…

Curtir
WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png
Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page