top of page

E A FUNDHOSPAR? A fundação parou de afundar?

Estudos mostram que mais de 50% do que aprendemos é esquecido já nos primeiros minutos após o conhecimento do fato. A “curva do esquecimento’, descrita pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus ilustra a tendência natural de esquecermos informações ao longo do tempo após o aprendizado inicial. Para que isso não aconteça, é fundamental que revisemos as informações obtidas com alguma constância.

 


Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas - ENAP


E, por falar em esquecimento, já faz algum tempo que nada mais é dito a respeito da FUNDHOSPAR (antiga Santa Casa de Cianorte), nosso hospital de referência para mais de uma dezena de especialidades médicas e principal referência quando se faz necessário encaminhar um paciente para um leito de UTI. Será que os problemas de falta de gestão, ocupação de leitos, transferências de pacientes e pagamentos em atraso chegaram ao fim e, por isso, nada mais é dito a este respeito? Sinceramente, é de se pensar (até porque, se tudo estivesse certo, com certeza algum vídeo ou postagem já teria sido feita para informar a população).

 

Fundhospar - Cianorte PR
Fundhospar - Cianorte PR

Em (04/08/2025), NOVAS INFORMAÇÕES chegam ao nosso veículo de imprensa a respeito do hospital FUNDHOSPAR, referência no tratamento de pacientes em diversas áreas da medicina (Ortopedia, Trauma, Cirurgia Geral, Vascular, Bucomaxilo, Urologia, Radiologia, Nefrologia etc.).


Pois bem caro leitor e cidadão cianortense, para tirar minhas "dúvidas e curiosidade" sobre como anda a Santa Casa, após agendamento, nesta manhã de 07/08/25 - quinta feira, estivemos em reunião na Fundhospar com o Presidente do Conselho Diretor (C.D) - Sr. Aloiz Pereira da Silva e com o Vice- Presidente do Conselho - Dr. João Liberati Júnior, estes que assumiram em 17/07/25 - exatamente a 22 dias! Com isso fomos verificar as informações que nos chegaram em 04/08/25 - ultima segunda feira, em azul vamos destacar as respostas que obtivemos dos Senhores Aloiz e Dr. João Liberati, são elas:

 

1 - Denúncias de Assédio Moral (o que motivou o Ministério Público a notificar a Fundhospar, a fim de entender o que vem acontecendo). Com isso tivemos a ABERTURA DE INQUÉRITO CIVIL junto ao Ministério Público do Trabalho - MPT (n. 000221.2025.09.005/0, Portaria 166/2025), em virtude de denúncia levada ao conhecimento do Órgão Ministerial, pela possibilidade de lesão aos preceitos protetivos da Consolidação das Leis do Trabalho e também do artigo 7º da Constituição Federal (a este respeito, o MPT procederá com a apuração dos fatos em toda a sua extensão, para embasamento de eventuais medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis à espécie);


Resposta do C.D: Essa informação ainda não chegou ao conhecimento do Conselho Administrativo da Fundhospar.


2 - Ouvidorias e denúncias anônimas sobre as condições de trabalho que os funcionários têm sofrido, realizadas tanto no departamento de ouvidoria do município quanto nos Conselhos de Classe dos profissionais;


Resposta do C.D: Todas as denuncias que chegam via ouvidoria são analisadas e os problemas que ocorrem são resolvidos o mais breve possível.


3 - Médicos de excelência da especialidade de Cirurgia Geral que saíram das escalas médicas do hospital, sendo substituídos por médicos RESIDENTES (isto é, que, apesar de serem médicos, ainda não concluíram sua especialização na área). Ou seja: residentes estão fazendo cirurgia sem a supervisão de cirurgião algum (isso é possível?).


Reposta do C.D: Todos os médicos são altamente capacitados para os atendimentos.


4 - Médicos residentes em anestesia, atuando no Centro Cirúrgico do hospital e anestesiando pacientes sem a presença de médico anestesista e sem o hospital ser habilitado para tal prática (uma vez que não se trata de hospital-ensino, ou hospital-escola).


Resposta do C.D: Não é verdadeira essa informação e não procede.


5 - Captação de órgãos, esta parada por falta de pagamento de equipe responsável;


Resposta do C.D: Obedece as regras do estado e esta sendo feito com equipe capacitada.


6 - Fornecedores e prestadores de serviços com valores em atraso, alguns já com processos na justiça em busca de cobrança pelos serviços prestados;


Resposta do C.D: Sim, negociações estão acontecendo com cada fornecedor e cada situação, de forma amigável e tranquila.


7 - Funcionários demitidos (e até mesmo alguns que pediram demissão), estão até hoje sem receber seus direitos trabalhistas (rescisão, FGTS e afins); Pagamento do FGTS dos funcionários ativos sendo realizados em atraso;


Resposta do C.D: Com a Intervenção atos foram cancelados pelo TJ-PR e com isso algumas negociações de questão trabalhistas ficaram paradas, na espera de um posicionamento legal.


8 - Falta de insumos / Baixo estoque;


Resposta do C.D: Não procede essa informação.


9 - Atendimentos particulares (cujo valor é do médico, que realizou a consulta) não tem sido repassado aos profissionais (agora, ‘fica tudo para o hospital’);


Resposta do C.D: Desconhecem esta situação.


10 - Médicos que ainda realizam plantões, têm recebido seus honorários através do CICENOP, porém SEM A DISCRIMINAÇÃO CORRETA nas notas Fiscais (ao invés de constar “XX plantões na especialidade XXXX, consta apenas “consultas médicas”), o que poderá trazer problemas em futuras prestações de contas e transparência dos gastos.


Resposta do C.D: A Fundhospar não tem conhecimento nem interfere nos processos internos do CICENOP e na forma ou maneira como este órgão externo e independente à entidade efetua seus pagamentos aos profissionais de saúde.


11 - Desativação do setor de custos dentro do hospital (aliás, é preciso lembrar que ‘custos’ e ‘transparência’ sempre foram fortemente defendidos pela gestão pública, quando o assunto era a Administração da Fundhospar).


Resposta do C.D: O setor de custos foi incorporado ao setor administrativo como forma de otimizar pessoal e despesas.


"Assumi a Santa Casa porque tenho um propósito - ajudar pessoas..." - Sr. Aloiz Pereira da Silva - Presidente do Conselho Administrativo - Fundhospar.

Instauração de Processo Civil:


O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO (anexo)


  • a.      Considerando a notícia de fato trazida ao conhecimento deste Órgão Ministerial e a possibilidade de lesão aos preceitos protetivos da Consolidação das Leis do Trabalho e também do artigo 7º da Carta Constitucional da República;

  • b.      RESOLVE instaurar INQUÉRITO CIVIL em face de FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE DE CIANORTE, para a apuração dos fatos em toda a sua extensão, bem como para embasamento de eventuais medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis à espécie.


    ree

     

Além de todos estes pontos, para que trabalhemos contra a curva do esquecimento, é preciso lembrar que a prestação de contas do exercício 2024 deveria ser feita até junho deste ano, ao Ministério Público, mediante apresentação de auditoria independente, relatório de atividades e aprovação do Conselho Fiscal (que, diga-se de passagem, deixou de existir nas primeiras semanas da intervenção, uma vez que foram afastados sem novas nomeações terem ocorrido). Essa prestação de contas ainda não foi realizada até o momento...


Um parecer deste colunista:


Logo após nossa reunião com o Conselho Diretor da Fundhospar, fui fazer uma verificação nas instalações da Santa Casa, conversei com funcionários, enfermeiras, médicos, pacientes e seus acompanhantes, verifiquei pessoalmente, instalações como banheiros, leitos, setores de alimentação, estoques, salas de exames, insumos, recepção, enfim... fiquei por 2 horas, com autorização do Conselho Diretor, "vistoriando" observando os procedimentos, conversando com pacientes e prestadores de serviços de saúde no interior da Santa Casa... Cheguei a perguntar para os funcionários se estavam recebendo algum tipo de assedio no trabalho, pressão ou outra forma de coação, falei com alguns pacientes em seus leitos e com seus familiares acompanhantes, tanto os pacientes em observação como os já internados, e outros já esperando pelo momento de receber alta hospitalar.


Caros leitores, devo confessar aqui COM TOTAL IMPARCIALIDADE que estando presencialmente nesse contato com funcionários e pacientes na Santa Casa, por 2 horas, neste dia 07/08/25, afirmo que NÃO verifiquei algum fato no interior do Hospital que poderia aparentemente estar inconforme aos processos de prestação de serviços de saúde na FUNDHOSPAR. Deixo claro que não sou especialista em saúde pública ou gestão hospitalar, más, pelo que observei e com as declarações principalmente dos pacientes, seus familiares e acompanhantes reafirmo que para tudo que vi e ouvi fica uma leitura de positividade e qualidade na prestação de serviços na Santa Casa de Cianorte - Fundhospar. Cheguei ao ponto de vistoriar até as condições de limpeza e abastecimento com materiais e produtos de higiene nos banheiros aos pacientes, funcionários e da recepção do Hospital, e não ouve desabono por minha parte ao que vi e ouvi! Seria imprudência e falta de ética profissional de minha parte criar uma situação contraditória ao que se apresentou aos meus olhos...


As conclusões que tiro é que problemas existem sim, assim como temos que apresentar soluções para os mesmos, que a saúde pública no Brasil vive uma eterna luta pela qualidade de seus serviços à população, que a responsabilidade e atenção básica à saúde pública no município fica a cargo das Prefeituras, e esta prestação de serviços ainda conta com a parceria do Estado e do Governo Federal.


Agora, após minha, visita e entrevista na Fundhospar ao seu Conselho Diretor, espero que continuem com seus trabalhos, visando a continuidade dos serviços de saúde com qualidade para a população de Cianorte e cidades da região...


"Um lembrete para a população! A Câmara Municipal de Cianorte tem composta uma Comissão de Acompanhamento da Intervenção na Fundhospar, é aconselhável que façam visitas presenciais periódicas na Santa Casa e busquem informações robustas e consistentes junto à Intervenção, e apresentem em plenário para a população que é a mais interessada e disponibilizem no site oficial da Câmara de Cianorte, relatórios robustos, concretos e oficiais sobre os trabalhos e resultados dessa intervenção... Quando foi a ultima vez que tivemos esta apresentação por essa Comissão? Inclusive apresentado resultados ao os demais vereadores da Casa da Leis?" - Marcio Nolasco.


Continuamos acompanhando a Santa Casa...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page