top of page

Aberta 5ª Semana do Orgulho Negro e Indígena em Campo Mourão

Uma reunião na Secretaria Executiva dos Conselhos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Mourão nesta quarta-feira (19), marcou a abertura da 5ª Semana do Orgulho Negro e Indígena. As ações serão realizadas até o próximo dia 28 de novembro, coordenadas pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), com apoio da Prefeitura de Campo Mourão.


ree

“Educar com raízes: juventudes, ancestralidade e futuro” é o tema da edição de 2025. A proposta é refletir sobre o papel transformador da educação na formação de novas gerações conscientes, orgulhosas de suas origens e comprometidas com a valorização das culturas afro-brasileira e indígena.


A cerimônia de abertura teve a presença de representantes dos movimentos negro e indígena, autoridades municipais e educadores. As ações visam reforçam o compromisso do município com o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial. Nesta quinta-feira (20), é feriado nacional em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

 

A programação da semana envolve crianças, adolescentes, universitários e famílias, com momentos de reflexão, arte, literatura e valorização da identidade cultural. Atividades educativas e culturais estão previstas em instituições de ensino do município, como a Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, Escola Municipal Professor Domingos José de Souza e o CEEBJA de Campo Mourão, além de ações em serviços de convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social e atividades online.


Além das ações nas escolas e serviços, a Semana contará com rodas de conversa, apresentações culturais e produções artísticas, valorizando a participação de diferentes gerações. O objetivo é incentivar o diálogo sobre respeito, diversidade e protagonismo dos povos negros e indígenas na formação da identidade brasileira.


De acordo com a vice-presidente do COMPIR, Jessy Nicole Mello de Souza, a proposta é fortalecer os espaços de aprendizado e pertencimento. “Quando unimos educação, ancestralidade e juventudes, criamos caminhos de transformação. A literatura africana e indígena, as expressões artísticas e os saberes tradicionais nos mostram que o conhecimento nasce das raízes, e é com elas que seguimos construindo o futuro”, destacou.

Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page