Vídeo documentário retrata obra do pioneiro da fotografia no município
- Marcio Nolasco

- 24 de fev.
- 2 min de leitura
Na noite da última quinta-feira (20), no anfiteatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus Cianorte, foi realizado o lançamento oficial do vídeo documentário “Ver e Reviver Cianorte: Júlio Hamamoto”. A obra contempla a história do pioneiro da fotografia no município, bem como a evolução de seu trabalho ao longo dos anos.

“A ideia foi homenagear a trajetória inspiradora de um homem que registrou uma boa parte da memória da cidade, desde a sua fundação, estando presente não só em atos públicos, como fotógrafo oficial da Prefeitura, mas também em momentos particulares, como casamentos e aniversários”, ressaltou o diretor, Anderson da Silva Theodoro.
Acompanhado da esposa, Marcia Hamamoto, o fotógrafo relatou algumas de suas vivências, agradeceu a produção e, ainda, realizou uma mostra dos equipamentos usados ao longo de sua carreira profissional. “Me sinto muito honrado pelo reconhecimento. Se pudesse voltar no tempo, teria feito tudo outra vez, porque amo essa cidade e tudo que pude vivenciar todos esses anos”, afirmou Júlio.
O vídeo documentário foi um dos dez projetos audiovisuais selecionados pelo Município (Chamamento Público nº 05/2023) para o recebimento de recursos pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Nº 195/2022), um dos maiores investimentos diretos já realizado no setor cultural pelo governo brasileiro. A iniciativa contou, ainda, com o apoio de empresas locais.
“A nossa gratidão ao seo Julio, que sempre mostrou-se um profissional dedicado, que amava o trabalho e a cidade que escolheu para formar sua família. Sem dúvidas, não teríamos o acervo histórico que temos hoje, se não fosse pela sua atuação”, disse o vice-prefeito, Fão Manfrinato, ao representar o prefeito, Marco Franzato. Também estiveram presentes os secretários municipais Evandro de Castro (Cultura) e Fernanda Braghini (Comunicação); e o ex-vereador e ex-deputado estadual, Dirceu Manfrinato.
Galeria:


































































Comentários