Vereadores calados, apáticos, sentimento de derrota e expressão de tristeza seguida de palavras que confirmam a perda do discurso!
- Marcio Nolasco
- 16 de set.
- 6 min de leitura
Atualizado: 16 de set.
Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas ENAP
Em sessão com uma pauta extensa, seis projetos do Poder Executivo foram aprovados em segundo turno por unanimidade. A situação (base aliada) calada, perdida, uma noite atípica no plenário de nossa Câmara Municipal. Nenhum discurso ufanista ao Prefeito, nenhum voto de parabéns à administração - nenhuma cartinha de agradecimento, nenhum secretário presente, nenhum comissionado. Silêncio e talvez até um pouco de vergonha...
A sessão ordinária desta segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Cianorte foi marcada pela aprovação de seis projetos do Poder Executivo em segundo turno de discussão assim como foi marcante o sentimento de constrangimento dos vereadores de situação (a base aliado do prefeito), que VISIVELMENTE e COM PALAVRAS que deixaram claro o sentimento de timidez e até certa vergonha perante os fatos oriundos do MP que foram narrados pelos Vereadores de oposição (mais uma vez), desta vez, sem perda de tempo, claro, pois agora os fatos foram analisados por um poder realmente INDEPENDENTE o MP do PR.
Acompanho presencialmente a Câmara de Cianorte como representante da imprensa local, pelo portal bisbilhoteiro.com.br e nunca presenciei uma sessão sem pelo menos 1 secretário ou algum servidor comissionado, sempre temos de 4 a 6 agentes públicos em média nas nossas sessões da Câmara Municipal, ontem, devido a pauta polêmica que todos nos bastidores políticos já sabiam seria declamada em plenário NÃO APARECEU um único representante do executivo na sessão, nada, simplesmente nada de representação numa situação onde se manter distante e em silêncio ajuda a baixar a poeira nebulosa sobre a Casa de Vidro...

Vozes? Apenas as da oposição, as mesmas vozes de sempre. Mas, desta vez, a constatação e a confirmação de que tudo que falaram, protestaram, denunciaram e gritaram sem serem ouvidos no deserto da obediência ao Executivo, agora o Ministério Público revela sem meias palavras, sem rodeios, sem subserviência política, reto, direto e contundente: sim, há indícios de crime vindo da Casa de Vidro, sim algo sempre esteve podre no Reino das Perobas, e o rei começa a ficar nu. Saiba mais aqui.
O silêncio da situação evidencia a vergonha ou a absoluta falta de ideia de como defender o líder, afinal, para isso, seria preciso negar ao Ministério Público, sua isenção e seriedade e, talvez, até negar o próprio direito penal brasileiro, e nossos nobres edis não são TÃO CORAJOSOS ASSIM OU SÃO? São obedientes ao executivo más não são IGNORANTES e ILETRADOS ao ponto de confrontar o MP que levantou provas e estudos robustos sobre toda a situação da Intervenção na Santa Casa - ALIÁS QUERO VER VEREADOR SENTAR NA FRENTE DO PROMOTOR COM TODA CORAGEM QUE LHE CABE NO PEITO e de bom e alto brado dizer que, o que o MP diz, NÃO VALE NADA!!! Ahhh como queria ver toda essa coragem ser demonstrada para nosso MP... (Bom voltemos, deixa eu acordar...). Não há causídicos tão obedientes, corajosos ou preparados para tanto. Então, nos parece que a estratégia da bancada da obediência é: deixa esfriar e semana que vem voltamos aos elogios rasgados à administração da cidade em transformação onde a sujeira literalmente anda pelos ruas da zona central - veja aqui.
Teve vereador(a), ontem, num dia seríssimo para a politica local, diante dos fatos que vieram do clarão ofuscante das luzes do MP, que preferiram embarcar no tipo de "discurso do desesperado", é o exemplo que quem perde um ente querido, e durante o velório discursa sobre o que aconteceu no ultimo capítulo na novela do horário nobre da Rede Globo, foi terrivelmente impressionante a sessão desta segunda feira (15/09). O que vimos na Casa de Leis seria impossível até para o discernimento de PERÍCLES, governante que consolidou o sistema democrático ateniense.
Caros leitores, há uma frase atribuída ao lendário Dr. João Koptoviski, juiz de caneta duríssima que atuou no Tribunal do Júri, dizia esta lenda: a indignação é própria dos inocentes, o silêncio dos cúmplices e culpados. O que faltou ontem aos vereadores de situação foi a mínima e, mesmo que tímida, indignação, reinou apenas o silêncio, teve até quem dispensou a palavra e os que não dispensaram NÃO DEFENDERAM o prefeito na sua base política, foi a demonstração clara como água de fonte de quem perdeu o discurso, com fatos e provas apresentados agora NÃO POR UM SIMPLES VEREADOR DE OPOSIÇÃO QUE FOI PROCESSADO, mais sim pelo Promotor Público e o MP do Paraná, alguém discorda? Visite o MP, é bem ali... No MP as portas estão sempre abertas para a sociedade. Eu mesmo, passo por lá de vez em quando...
O cianortense esta cansado de conversa mole e discurso politico, e os representantes do povo AINDA NÃO ENTENDERAM ISSO! Em outubro de 2024, nós tivemos a maior troca de vereadores da história da Câmara Municipal de Cianorte, e a maior da região, 70% de renovação, onde o povo trocou com seu voto os seus representantes como consequência do trabalho obediente ao executivo de alguns deles (diga-se a maioria), em 2024, eu mesmo me encontrei com 3 vereadores e disse com toda assertividade, somente vocês 3 serão reeleitos os demais todos estarão fora da Câmara em 2025, acertei 100%, hoje pelo que vemos acontecer na Casa de Leis, se as eleições fossem agora, e não somente em 2028, 80% estariam fora desta vez! E ainda tem vereador na atual legislatura que deseja ser DEPUTADO ESTADUAL.... PELO AMOR DE DEUS, não por Cianorte! Talvez no mundo das maravilhas na Cidade da Obediência. Senhores, não há desinfetante melhor que a luz do sol, não há veneno maior que a soberba e nem remédio mais forte que a verdade e a verdade sempre insiste em se apresentar...
Sinceramente, trocam-se os prefeitos, trocam-se os vereadores, deputados estaduais e federais, governadores e presidentes, más os vícios do sistema político NUNCA MUNDAM... Tentam convencer com discursos onde tudo esta lindo, más os vícios sempre continuam, dessa forma entre Poder Legislativo e Executivo, ainda temos de forma legal em um estado democrático por direito adquirido a Interferência CORRETIVA do Poder Judiciário...
Más vamos aos trabalhos de 15/09 na nossa Câmara Municipal, afinal tudo é para e pela a população:
O expediente do dia (15/09/25) contou com uma lista extensa de deliberações que, também incluiu duas emendas e sete projetos em primeiro turno, sendo um deles, uma proposição da atual Mesa Diretora.
A sessão conduzida pelo presidente Victor Hugo Davanço (Podemos) contou com a presença de todos os vereadores. Dentre os projetos aprovados em segundo turno de discussão, destaque para Substitutivo nº 013/2025, que institui horário especial de trabalho e cria gratificação de natureza especial para o cargo de Motorista que exerça suas funções na atividade de transporte escolar; revoga a Lei Complementar nº 72, de 30 de outubro de 2019; Projeto de Lei Complementar nº 014/2025, que autoriza o Poder Executivo a delegar a prestação dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos e de limpeza urbana, o qual também contou com a aprovação em turno único da Emenda Modificativa nº 042/2025.
Também foram aprovados por unanimidade: Projeto de Lei Complementar nº 032/2025, dá nova redação ao artigo 37 da Lei Municipal nº 755/1983 (Código Tributário Municipal), no tocante às regras de dedução de materiais utilizados na prestação de serviços de construção civil, para fins de apuração do valor do ISSQN; Projeto de Lei nº 051/2025, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A., com garantia da União; Projeto de Lei nº 055/2025, pelo qual fica denominada “Mario Guastalla” a Unidade Básica de Saúde edificada na Rua das Palmeiras, quadra B-168-A, Zona Armazém (antiga Capela Mortuária).
O Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 016/2025, que altera dispositivos no Plano Diretor Municipal, reconhecendo que os imóveis de uso agrícola, mesmo os localizados em perímetros urbanos, se equivalem aos imóveis rurais localizados fora do perímetro urbano do município, foi aprovado em segundo turno. Porém, a Emenda Aditiva nº 043/2025 foi rejeitada com oito votos contrários e dois votos favoráveis. Duas propostas do Legislativo foram aprovadas por unanimidade: Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 004/2025, que adequa a disciplina do julgamento das contas do Prefeito às orientações do Tribunal de Contas do Paraná, bem como às alterações regimentais em tramitação; Projeto de Resolução nº 003/2025, de autoria do vereador Coronel Elias (PP), cria o Programa Sociedade e Cidadania sob os auspícios da Câmara Municipal de Cianorte, voltado à promoção e inclusão participativa da sociedade cianortense na vida pública e política.
Em primeiro turno foram aprovados os seguintes projetos do Executivo: Projeto de Lei Complementar nº 028/2025, cria o Conselho Permanente de Avaliações de Imóveis; Projeto de Lei Complementar nº 034/2025, altera o número de cargos de provimento efetivo de Professor, passa de 575 para 600; Projeto de Lei Complementar nº 035/2025, passa a Divisão de Patrimônio Público da estrutura administrativa da Secretaria Municipal da Fazenda para a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Administração; Projeto de Lei nº 054/2025, institui o Sistema Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer; Projeto de Lei nº 062/2025, autoriza a abertura de crédito adicional especial.
Ouvi vereador dizer que na Santa Casa não aceitavam pacientes a noite. Isso é mentira porque eu mesmo em 2024 já me internei a noite e também tive parentes que foram recebidos durante a noite na Santa Casa e amigos também. É mentira que não recebiam pessoas a noite lá.
Quanta sujeira debaixo do tapete dessa Santa Casa, misericórdia.
Uma pergunta para esses vereadores da nossa camara de Cianorte. Na cidade que preserva o meio ambiente e que agora é a cidade das arvores do mundo, sempre quis saber para onde vai o esgoto da FACEC? Vai pra dentro do Parque Cinturão Verde? Vai pra onde, poderia a camara responder ou é mais uma bagunça isso tambem.
Esse Nolasco deveria se candidatar para vereador, pelo menos coragem parece que tem e sabe oque fala.
Alguém pode por favor nós esclarecer como anda as questões das chácaras irregular se tão fazendo alguma coisa pra tentar resolver