Teremos em Cianorte mais um Vereador com mandato cassado?
- Marcio Nolasco

- há 10 horas
- 2 min de leitura
Câmara de Cianorte aprova abertura de representação contra vereador

Na tarde desta segunda-feira (2), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Cianorte, foi lida e apreciada a representação/denúncia apresentada contra o vereador Rafael Araújo (PL), de autoria de João Liberati Junior e Wilson Luiz Peres Pedrão.
A sessão foi presidida por Victor Hugo Davanço (Podemos) e contou com a leitura da representação pelo primeiro-secretário Rodrigo Rezende (PSD). O documento, protocolado em 4 de dezembro de 2025, foi autuado como Processo Administrativo nº 160/2025.
A denúncia tem como fundamento os autos de investigação conduzidos pela Polícia Civil do Paraná no âmbito da Operação Fake Fitness, que apura suposta falsificação e comercialização de medicamentos vendidos como suplementos naturais, os quais conteriam substâncias controladas, além de posse ilegal de arma de fogo.
Antes de chegar ao plenário, a representação foi analisada pela Corregedoria de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Cianorte, que emitiu parecer pelo prosseguimento da denúncia. O parecer foi encaminhado pela corregedoria, composta pelos vereadores Afonso Lima (Avante), Coronel Elias (PP) e Thiago Fontes (Republicanos).
Após a leitura integral da representação, o presidente abriu espaço para manifestação dos vereadores. O vereador Rafael Araújo utilizou a palavra para apresentar sua defesa diante das acusações.
Na sequência, o plenário votou o recebimento da denúncia, que foi aprovado por 9 votos favoráveis e 1 contrário, este proferido pelo próprio vereador denunciado.
Com o recebimento da denúncia, foi realizado sorteio eletrônico para a composição da comissão processante, formada por três vereadores, respeitada a proporcionalidade partidária. Foram sorteados Beto Nabhan (PP), Robson Fagundes (Republicanos) e Rodrigo Rezende (PSD).
O presidente da Câmara suspendeu temporariamente a sessão para que os membros da comissão se reunissem e definissem suas funções. Na reunião, ficou estabelecido que Robson Fagundes exercerá a presidência da comissão, enquanto Rodrigo Rezende será o relator. A comissão processante dará início aos trabalhos, ocasião em que o vereador Rafael Araújo será notificado para apresentar sua defesa, assegurados o contraditório e a ampla defesa. A comissão terá prazo de 90 dias, contados da notificação, para concluir os trabalhos.
Nas redes sociais o vereador Rafael Araújo fez sua manifestação:












Comentários