top of page
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Os blocos de rua de São Paulo precisam acabar

Por André Marsiglia


O que ocorreu no último sábado, em São Paulo, não foi “festa popular”. Foi confusão. Em uma espécie de engavetamento de blocos, dois deles se engalfinharam na Rua da Consolação em um mar de gente prensada e exausta. O cenário se repete ano após ano: excesso de pessoas, falta de controle, risco real. 


As autoridades parecem não compreender que um milhão e meio de pessoas comprimidas numa via pública não são um “bloco de rua”. É mais do que um show; é um megashow que simplesmente não cabe na estrutura das ruas da cidade. Para os moradores, pura balbúrdia. Para o comércio, fechamento compulsório. Para a cidade, paralisia. Para as pessoas, risco.


A história do próprio carnaval oferece uma lição simples. No Rio de Janeiro do início do século passado, as escolas de samba também nasceram como blocos. Primeiro, concentravam-se na Praça Onze, depois desfilaram na Avenida Rio Branco; por fim, em um sambódromo. São Paulo precisa repetir esse caminho imediatamente.


É ilógico insistir que multidões de foliões inebriados circulem livremente por vias residenciais e comerciais, intercaladas por hospitais, como se fossem um singelo “cordão”, um pueril bloquinho carnavalesco de interior. A solução existe: espaços próprios, delimitados e preparados: Anhembi, Autódromo de Interlagos, sei lá. O que não dá é deixar as ruas reféns dessa suposta festa popular.


Aliás, a festa é tão supostamente popular que um desses blocos que se engalfinhou na Rua da Consolação, patrocinado por uma certa marca de cerveja, importou um DJ escocês para animar o Carnaval. Escocês não faz festa popular no Brasil e DJ não faz Carnaval. E, o mais importante, evento exige regra, planejamento, segurança, logística e local apropriado.


O carnaval mal começou; ainda temos muito o que suportar em São Paulo até o fim da algazarra. Mas será trágico se for preciso uma fatalidade para que governantes compreendam o óbvio: que os blocos de rua devem passar a desfilar em local que os comporte e as ruas de São Paulo devem voltar a ser o túmulo do samba.

Comentários


00:00 / 01:04
3133.png

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page