top of page
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Giro de 12/01/26

 Marcio Nolasco
Marcio Nolasco

Diante da crescente onda de protestos contra o governo, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, prometeu acolher as queixas econômicas dos manifestantes, mas não deu sinais de que vá recuar na repressão. Grupos de direitos humanos afirmam que o número de mortos subiu para quase 500 nos últimos dias, ou possivelmente muito mais. “Nossa responsabilidade é resolver e atender às queixas do povo. Mas também temos o dever de não permitir que os manifestantes desestabilizem o país”, disse o presidente em entrevista à televisão estatal iraniana no sábado.


Para ler com calma. Os governantes do Irã não enfrentam apenas uma onda de protestos internos. Os últimos dois anos de conflitos na região tornaram a República Islâmica mais vulnerável. Seus aliados no Líbano e na Síria foram eliminados ou enfraquecidos, enquanto os ataques ousados de Israel dentro do Irã ilustraram a fragilidade e o comprometimento do regime. O líder supremo do país, Ali Khamenei, ainda fala do Estado iraniano na vanguarda da “resistência” contra a hegemonia americana e as conspirações israelenses, mas um número crescente de iranianos comuns enxerga um establishment corrupto, fechado em si mesmo, assolado pela incompetência e incapaz de manter o país seguro.


A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, proibiu parlamentares de visitarem centros de detenção do ICE, o Serviço de Imigração do país, a não ser com aviso prévio de uma semana. A medida vem em meio ao aumento das tensões políticas após o assassinato da cidadã americana Renee Nicole Good, em Minneapolis, por um agente do ICE na quarta-feira. O episódio gerou protestos na cidade e em todo o país, com manifestantes exigindo a retirada das autoridades federais de imigração de suas comunidades e justiça para Good.


Groenlândia

Marcelo Martinez


Após mais de 25 anos de negociações, a União Europeia aprovou na sexta-feira (9), o acordo com o Mercosul, abrindo caminho para a criação da maior zona de livre comércio do mundo. Em uma reunião de embaixadores em Bruxelas, os 27 Estados-membros da União Europeia alcançaram uma maioria qualificada, apesar da oposição anunciada por países como França, Polônia e Irlanda. Com este resultado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, poderá voar para o Paraguai e assinar o acordo na próxima semana. O acordo prevê a eliminação dos impostos de importação do Mercosul sobre itens europeus num prazo que vai de 4 a 15 anos, dependendo da mercadoria. Do total importado pelo Brasil, 91% dos bens e 85% do valor terão tarifa zerada.


E o acordo deve derrubar tarifas de produtos europeus no Brasil, com impacto direto em itens de consumo como azeite, vinho, chocolate e outras bebidas, que caminham para alíquota zero ao longo dos próximos anos.


Duas empresas ligadas a parentes do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli tiveram como sócio um fundo de investimentos ligado à teia usada pelo Banco Master em fraudes investigadas por autoridades. A informação está em documentos obtidos pela Folha. O Arleen Fundo de Investimentos teve, ao menos até maio de 2025, ações da Tayayá Administração e Participações, responsável por um resort em Ribeirão Claro (PR) que pertencia em parte à família de Toffoli. O fundo também tinha participação direta na DGEP Empreendimentos, incorporadora imobiliária da mesma cidade que tinha como um de seus sócios um primo do ministro. O Arleen foi um dos cotistas de instituições apontadas pelo Banco Central como integrantes da suposta teia de fraudes do banco de Daniel Vorcaro, mas não é alvo de investigação.


Comentários


WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
3133.png

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page