CIANORTE ELEIÇÕES 2024 - Novas frentes e composições são necessárias já!
- Marcio Nolasco

- 12 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de dez. de 2022
Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas
Daqui a 22 meses eleitores vão votar nos representantes para os cargos municipais. Serão escolhidos os 27 prefeitos das capitais e do Distrito Federal
O próximo pleito será em outubro de 2024. As datas exatas ainda não foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, o primeiro turno sempre é marcado para o primeiro domingo de outubro, que será dia 6. Já o segundo turno, acontece no último domingo do mês, que será dia 27.
Quais cargos serão eleitos em 2024? Em 2024, serão escolhidos os 27 prefeitos das capitais e do Distrito Federal e das outras mais de 5.500 cidades do país (com eleições), além dos representantes da Câmara dos Vereadores de cada uma delas. Só os municípios com mais de 200 mil eleitores terão, caso necessário, segundo turno.
Dessa forma, antecipando as articulações politicas e sociais, já existe em Cianorte uma formação de grupo político e com convite estendido para esse veiculo de imprensa com intenções de disputa para 2024, formado por representantes de vários setores da economia local, empresários, membros do meio político, profissionais liberais, e cidadãos da sociedade cianortense.
Não é cedo para programações e construção de propostas! e é dentro das execuções ou não dos trabalhos propostos pela atual admistração que se projeta uma RENOVAÇÃO política e de lideranças para 2024, quando não se tem mudanças, deve-se renovar e criar políticas públicas para o munícipio e para a nossa população.
Olhando atentamente para Cianorte, é possível perceber que, apesar dessa ultima alternância dos poderes, o padrão da classe e decisões políticas não se alterou na prática.
O sentimento de falta de renovação não está relacionado, portanto, à alternância, que já ocorre, mas sim à pouca representatividade social dos políticos junto ao povo mais vulnerável – representatividade que é princípio fundamental das democracias, e esta em queda em vários municípios brasileiros assim como em nosso chão cianortense. O Poder político só é legítimo quando representa a população, pois, afinal, a “lei emana do povo”.
Alguns políticos "acham" que a “crise de representatividade” se dá fora da relação entre representado e representante... um grave erro enraizado nos atuais egos políticos cianortenses...
É do povo que emana o poder em uma democracia, mas quem é o povo? Existem duas maneiras de tratar conceitualmente o termo “povo”. A primeira, na qual se baseia o sistema representativo, faz o povo equivaler à integralidade da população, ou melhor, à totalidade de eleitores (A segunda falaremos em outro texto). Segundo essa concepção, o povo funciona como uma clientela eleitoral que deve ser servida por agentes escolhidos pelo voto. Essa lógica supõe que cada cidadão é detentor de um pouco de poder, que ele transfere a pessoas cuja função será exercê-lo em seu nome. A concentração de poder na mão de um pequeno grupo de pessoas é a premissa básica da delegação equivocada, individualizada e acende a chama para a morte política.
Ora, se todas as decisões são tomadas por poucos, fica fácil para grupos de interesse da sociedade interferir nos processos de escolha, recorrendo para tanto inclusive à corrupção.
Portanto, conceber o povo como clientela eleitoral é algo que se adequa perfeitamente ao interesse de grupos econômicos. Por maior que seja o esforço, e por mais representativo que seja o grupo de políticos eleitos, a lógica de concentração de poder está talhada para favorecer quem já tem poder. Nesse sentido, por trás da ideia de poder do “povo”, o que ocorre de fato é o mando das elites tradicionais, ou das novas elites que vão se formando à medida que estas ocupam o Estado e orientam suas ações em benefício próprio. Dessa forma, é necessário a RENOVAÇÃO!
Estamos apenas à 22 meses para eleição de nossos representantes políticos municipais, é necessário já, construir a base para uma Cianorte próspera e com dignidade social para todos, com empresas produtivas, com saúde e educação de ponta, e com participação PRÁTICA e não só na conversa, e o povo dividindo REALMENTE as decisões democraticamente.
Cianorte é o berço do MOVIMENTO RENOVA
Sem dúvida você já ficou indignado com a política. Os elevados gastos públicos, cargos de confiança, burocracia e privilégios. O resultado de tudo isso são mais impostos.
O Brasil está entre os países que mais gastam com a administração pública no mundo e estes elevados gastos se repetem nas administrações municipais e diante desses abusos foi criado o MOVIMENTO RENOVA com o objetivo de propor aos próximos candidatos municipais os compromissos com a:
Redução de impostos e cargos de confiança,
Combate à corrupção, privilégios e a burocracia,
Transparência nas licitações através de transmissão ao vivo.
Este movimento contará com a participação da sociedade para cobrar, fiscalizar e denunciar os abusos da administração pública. Um basta na farra com o nosso dinheiro!
Ajude a criar uma cidade mais justa. Uma cidade para todos e não para poucos.


















Comentários