top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Diga não às dietas restritivas

Por: Taene Helen Nolasco - Psicóloga

Em 06 de maio foi comemorado o Dia Internacional sem Dieta, você sabia? Anualmente, a data tem como objetivo estimular reflexões sobre a “aceitação corporal e celebrar a beleza que há na diversidade dos corpos” (GENTA,2017). A data é dedicada, também, à sensibilização com relação às dietas alimentares indiscriminadas e restritivas.


Mas por que isso é importante? Quem explica melhor é a Doutora em Nutrição e pesquisadora, Sophie Deram, em seu livro O Peso das Dietas: Estudos mostram que 95% das pessoas que perdem peso com dietas restritivas (aquelas que diminuem drasticamente a quantidade e calorias do cardápio diário) voltam a engordar — e, às vezes, ganham mais peso do que tinham antes de começar a dieta. Quanto aos 5% que não voltam a ganhar peso e foram acompanhados em pesquisa científica por alguns anos, parte do grupo que não "fracassou" na dieta desenvolveu transtorno alimentar.


Fazer dietas muito restritivas não só pode te engordar, mas também desencadear transtornos psicológicos. Quase todos os casos de transtorno alimentar começam com dietas restritivas. Isso é sério demais para ser ignorado. Existem, ainda, inúmeros outros prejuízos psicológicos (além dos danos ao corpo) associados a dietas restritivas como: piora geral da saúde mental, pois favorecem o surgimento de sentimentos de culpa e mal estar quando “violadas”, - o que em indivíduos propensos a sofrer de depressão e ansiedade favorece a manifestação de sintomas; além de levarem a uma relação disfuncional com o corpo e com a comida.


Então, antes de pensar em procurar a próxima “dieta da moda”, procure ajuda profissional e, de preferência, busque apoio psicológico. Lembrando que: “Fome da alma a comida não acalma” (Sophie Deram). É preciso compreender os padrões que te desviam do autocuidado, abraçar e aceitar o seu corpo como é para, assim, poder desenvolver uma relação mais saudável e equilibrada com a sua alimentação. Vem comigo? Aprender a comer com consciência pode te ajudar neste processo!



Com carinho,

Psicóloga Taene Nolasco

CRP-12/15477

Contatos: +55 47 98834-0551 | @taenenolascopsi | nolasco.taene@gmail.com

sinveste.png
397989240_770491408422891_2129723969757898456_n.jpg
moeda-dinheiro.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page