top of page

Congresso argentino avança para limitar capacidade de Milei governar por decretos

Em mais uma derrota para o governo de Javier Milei, o Senado argentino aprovou na madrugada desta sexta-feira (5) um projeto de lei que limita a capacidade que o governo tem de governar por decretos, ao impor regras mais restritivas sobre os chamados DNUs. A medida ocorreu horas depois de os senadores derrubarem pela primeira vez um veto do presidente.


ree

O projeto, que ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, é considerado desafiador para o governo, que atualmente é minoria no Congresso. Também pega a gestão em seu momento mais difícil, abalado pelos escândalos dos áudios de suposta corrupção envolvendo a irmã e braço direito de Milei, Karina, em um esquema de compra de medicamentos com propina.


Com isso, o governo acumula sua vigésima derrota consecutiva no Congresso.Pelo texto, a aprovação dos Decretos de Necessidade e Urgência passaria a exigir que o Executivo obtenha a ratificação de cada texto em ambas as Casas do Congresso dentro de 90 dias. Caso não consiga esse apoio, os decretos serão automaticamente revogados.


A proposta dos senadores foi aprovada por 56 votos a favor, 8 contra e 2 abstenções, com amplo apoio da oposição, sobretudo da bancada peronista, que até agora não havia buscado modificar a legislação que permite a validade dos decretos até que eles sejam rejeitados.


Pela regra ainda vigente, os decretos têm aprovação automática se o Congresso não se manifestar a respeito. Com a mudança, que ainda precisa passar pela Câmara, o decreto poderá cair com a rejeição por apenas uma das Casas.


Outras mudanças incluem a proibição das chamadas "leis-ônibus", instrumento que Milei usou no passado e que abarcam uma série de modificações em diferentes áreas. Também fica vetada a possibilidade de reuniões do Congresso durante o recesso de verão para tratar de um DNU e limitado o uso de decretos para uma matéria já rejeitada até o início da próxima legislatura.


A oposição critica Milei por ter banalizado o uso dos DNUs em vez de negociar com o Legislativo, onde o governo não tem maioria, transformando o que deveriam ser exceções previstas na legislação em regras.


Os governistas, por sua vez, contestaram a velocidade em que a proposta foi aprovada, acusando os opositores de estarem mais preocupados em enfraquecer a Casa Rosada do que em discutir o conteúdo da lei.


O governo Milei tem acumulado derrotas no Legislativo. Também na última sessão, o Senado conseguiu derrubar o veto presidencial à Lei de Emergência para Pessoas com Deficiência. O resultado da votação foi de 63 votos a favor, 7 contra e nenhuma abstenção, sendo o primeiro veto de Milei que o Congresso reverteu.


A lei atualiza as taxas de serviços de saúde prestados para pessoas com deficiência e cria uma pensão, correspondente a 70% do benefício mínimo de aposentadoria.


As últimas derrotas ocorrem às vésperas das eleições na província de Buenos Aires, neste domingo (7), e apontam para a vulnerabilidade política do governo no Congresso. Em 26 de outubro, todos os argentinos vão renovar partes das duas Casas legislativas nacionais.


Com Milei em viagem aos Estados Unidos, a vice-presidente Victoria Villarruel, que na Argentina também comanda o Senado, presidiu a sessão. Os senadores governistas ficaram isolados, enquanto a oposição usou o escândalo de suposta corrupção na agência para pessoas com deficiência para criticar os cortes de recursos do governo na área.

Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page