top of page

ALERTA MÁXIMO!


Por Marcio Nolasco - Analista de Políticas Publicas - ENAP


ree

Também conhecido como álcool metílico ou álcool da madeira, o metanol possui inúmeras aplicações industriais, servindo de matéria-prima na indústria química para criação de outras substâncias (como formaldeído, ácido acético, solventes e aditivos), utilizado como reagente no processo de produção do biodiesel e, de forma crescente, tem sido uma opção na descarbonização no setor de transporte marítimo, tornando-se um combustível promissor para navios. Infelizmente, como nem tudo são flores, o Brasil foi pego de surpresa com as notícias recentes de uso indevido, ilegal e imoral do metanol, o que ocasionou uma crise de intoxicação ligada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com a referida substância (principalmente no estado de São Paulo, porém com registros também em Pernambuco).

 

A mistura de bebidas alcoólicas com metanol – altamente tóxico – fez dezenas de vítimas, em sua maioria, jovens e adultos que consumiram destilados (gin e vodka); os sintomas (náuseas, vômito e tontura) podem evoluir para sinais graves, como perda da visão (total ou parcial, podendo ser permanente) e, em casos mais graves, morte! A situação é vista como alerta à saúde pública, dada à gravidade das consequências à população (não é à toa que o Ministério da Saúde já vem monitorando os casos e coordenando medidas, enquanto a Polícia Federal, Polícia Civil e Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo investigam a origem do metanol e a logística de distribuição do produto químico, podendo haver, inclusive, envolvimento do crime organizado nestas adulterações).

 

Todo esse imbróglio parece (PARECE) estar distante de nós, Cianortenses; então, vida que segue... né? Não é bem assim!

 

O que não tem sido noticiado e talvez você, caro leitor, não saiba, é que o Brasil NÃO produz o metanol que utiliza, isto é, 100% da substância é importada. E adivinhe por qual Porto chega essa substância? Acertou quem disse “Porto de Paranaguá”! Sim, o nosso Porto é a porta de entrada para a importação do metanol no país.


Além disso, outro ponto de alerta é que este mesmo Porto está envolvido nas recentes investigações sobre fraudes e adulteração de combustíveis, que podem ter ligação com a crise de intoxicação em bebidas. Investigações recentes, como a megaoperação "Carbono Oculto", revelaram que o Porto de Paranaguá era utilizado por uma rede de FRAUDES, incluindo integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital), para a importação IRREGULAR de metanol.

 

Com a repressão policial e o fechamento de distribuidoras ligadas ao crime organizado, o excesso de metanol ilegal que seria usado para adulterar combustíveis pode ter sido desviado para destilarias clandestinas e quadrilhas de falsificadores de bebidas alcoólicas. Assim, percebe-se que o Porto de Paranaguá é ponto crucial na logística de importação do metanol no país e, recentemente, foi identificado como rota de desvio da substância para o mercado ilegal.

 

Tá, mas... o que Cianorte tem a ver com isso?


Com toda essa situação ilegal, irregular e imoral, nada. Mas é preciso estar alerta, uma vez que – ainda que não haja nada apontado nas investigações recentes – tudo ainda é muito novo e incerto; as investigações seguem em andamento. Mas, o que é certo e já sabemos (todos nós sabemos) é que há certa proximidade da nossa cidade com o Porto investigado e corredor muito proximo de bebidas orinundas do Paraguay e bem sabemos também que é considerável o número de pessoas que compram ou buscam bebidas nos países vizinhos ao nosso para revende-las aqui, em Cianorte. Qual a procedência dessas bebidas? De onde vem a bebida que você está comprando? De onde o estabelecimento que você costuma tomar sua bebida alcoólica está comprando? De onde são as NOTAS FISCAIS DE ENTRADA DESTAS BEBIDAS. Viu só, como o que parecia estar longe da nossa realidade, está mais perto do que se pode imaginar? Em um mundo globalizado, nada é tão distante quanto parece ser...

 

Por isso, a Secretaria de Saúde do Paraná está atenta (veja aqui) tanto que emitiu um alerta para TODAS as Regionais de Saúde do estado (inclusive a nossa), alertando sobre monitoramento e necessidade de alerta compulsório o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, orienta que no caso de qualquer suspeita, a pessoa deve procurar de forma urgente um serviço de saúde. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que É POSSÍVEL QUE ESSA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DA SUBSTÂNCIA ATUE TAMBÉM EM OUTROS ESTADOS (a Polícia Federal segue investigando). A capital (Curitiba) também está em alerta, com a rede de saúde municipal preparada para casos de intoxicação por metanol, mesmo sem casos registrados até o momento (veja aqui)

 

Nossos parabéns às Polícias que seguem investigando e ao time da Secretaria de Saúde do Paraná e da Capital, pela forma preventiva de lidar com a saúde (lembrando que as Regionais de Saúde do nosso estado também já estão alertadas). Em Cianorte, como a saúde é responsabilidade primariamente do município (a chamada “gestão plena”), precisamos agora cobrar do time do município o que está sendo feito preventivamente a fim de evitar intoxicações ou, se o pior acontecer, se todos os serviços de saúde foram orientados a prestar o devido atendimento, JÁ TEMOS UM PLANO NO SETOR DE SAÚDE PÚBLICA?


Perguntas: 


1 → Os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas foram notificados para redobrar os cuidados com a compra destes produtos?


2 → Não seria de bom tom a Secretaria local emitir uma nota à população, dando ciência de que, apesar de não haver nenhum caso registrado, todo cuidado é pouco na hora de comprar e/ou ingerir bebidas alcoólicas (verificando sua procedência)? O Procon já fez o seu papel inicial, emitindo uma recomendação administrativa sobre o caso (veja aqui)


ree

3 → A prefeitura – através de sua fiscalização – juntamente com a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Procon não poderiam montar uma força-tarefa (criando um grande time) a fim de fiscalizar os estabelecimentos comerciais da cidade, verificando a procedência das bebidas, realizando inclusive análise por amostragem das bebidas alcoólicas no local? Ficar só no papel, no alerta, não dá né?


4 → Trailers que vendem os famosos copões nas ruas da cidade aso fins de semana principalmente, vão ser fiscalizados pela vigilâmcia sanitária e será comprovado a origem lícita das bebidas com as referisdas notas fiscais de aquisição?


5 → Bares de nossos bairros e periferias de Cianorte, assim como os bares da zona central, vão ser fiscalizados, cigarros contrabandeados do Paraguay muitos, muitos bares estão vendendo e todos sabemos, e as bebidas, será que não? E nos "mercadinhos de bairros"?

 

"É dessa forma, preventiva e ativa, que se vê uma gestão de fato transformadora. Esse é o papel, a obrigação e a responsabilidade do Poder Público e de todo o time envolvido". Marcio Nolasco

 

Este portal de notícias segue aberto para publicar as ações que serão tomadas pelo município. Espaço aberto para as auotiridades...

Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page