top of page

Vereadores de SP aprovam projeto que permite ampliação de fábrica de vacinas do Butantan

Os vereadores de São Paulo aprovaram projeto de lei que inclui permissão para a ampliação da área construída do Instituto Butantan, na zona oeste, para aumentar a capacidade de fabricação de vacinas. O texto recebeu 43 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção. A aprovação ocorreu em segunda votação nesta quarta-feira (20) e, agora, segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).


ree

O PL é um substitutivo de autoria do Executivo para incluir Zonas de Ocupação Especial do Butantan e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) no âmbito do PIU (Plano de Intervenção Urbana) Arco Pinheiros, vigente desde o fim do ano passado.


As novas regras permitem aumentar a verticalização dos prédios onde estão instalados o Instituto Butantan e o IPT, além da ampliação das construções em relação aos terrenos.


"O projeto permitirá a construção ou ampliação de fábricas de vacinas fundamentais para a saúde da população brasileira, como DTPa (difteria, tétano e coqueluche), vírus papiloma humano e o novo prédio para envase e liofilização de vacinas", informou o instituto.


Moradores do bairro afirmam que as obras causam desmatamento em área protegida, que faz parte do corredor ecológico do Butantã, segundo trecho de abaixo-assinado contra o PL.


De acordo com a gestão Nunes, serão derrubadas cerca 1.500 árvores. O instituto informou que apenas cerca de 150 delas são nativas.


Em nota, o Instituto Butantan informou que irá realizar o plantio de mais de 9.000 árvores nativas em sua área e entorno "para restaurar a mata atlântica, hoje ameaçada por espécies invasoras, beneficiando toda a vizinhança e a cidade de São Paulo".


Estudo anterior que estimava a necessidade de derrubada cerca de 6.600 árvores perdeu a validade, segundo o instituto, "uma vez que a quase totalidade dessa vegetação encontra-se na área que agora será preservada".


"Essa proposta beneficiará a todos. Por um lado, mantemos nosso compromisso de ampliar o acesso da população brasileira à saúde, com a produção de vacinas, soros e imunobiológicos que salvam vidas todos os dias por meio do SUS. Por outro, vamos preservar e recuperar a Mata Atlântica do Instituto Butantan", afirma Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, em nota divulgada pela entidade.

Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page