Vereadores de Cianorte e um discurso independente afinal! Não podemos pipocar...
- Marcio Nolasco
- há 1 dia
- 3 min de leitura
SURPRESA PARA O PROCESSO DEMOCRÁTICO EM CIANORTE, SERÁ QUE TERÁ CONTINUIDADE?
Por Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas (ENAP)
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cianorte desta segunda-feira 20/10/25, a surpresa nos discursos dos vereadores de situção foi palco de (pelo menos nesta segunda feira - 20) demonstração verbal de independência.

Acompanho a Câmara de Vereadores em todas as sessões presencialmente desde a ultima gestão e agora na atual, e afirmo que nunca presenciei os vereadores de situação realmente fazendo um discurso com objetivos de "cobrar de fato" sem amarras políticas o poder executivo de Cianorte.
Ontem, foi surpreendente o discurso do Vereador Robson Fagundes (REPUBLICANOS) e também do Presidente da Casa o Vereadoor Vitor Hugo Davanço (PODEMOS). Ambos com muita firmeza, e sabedoria nas palavras declamaram dentro das 4 linhas da democracia e cumprindo de fato seus papéis conforme a constitucionalidade determina de fiscalização aos atos do executivo - e sem meias palavras foram retos e acertivos, em especial o discurso do Vereador Robson Fagundes foi direto ao alvo e afiado pelo processso democrático, sendo até elogiado em plenário por esse colunista com um "MUITO BEM VEREADOR", e também pelo Vereador Coronel Elias em sua fala.
Essa caros leitores é a Câmara que o eleitor exige e espera a resposta daqueles em quem depositaram seus votos e confiaça para representá-los junto aos interesses da sociedade cianortense.
Que nossos vereadores continuem nessa processo de debate político inteligente, INDEPENDENTE, e democrático, que não seja apenas uma "situação de momento" e que não deixem PIPOCAR, que nossa Câmara Municipal na sua atuação séria de nossos vereadores se afirme como os verdadeiros representantes do povo e não dos interesses de grupos políticos, afinal a Câmara Municipal trabalha para o povo e pelo povo... Parabéns nobres vereadores cianortenses...
Vídeo: Vereador Robson Fagundes
Vídeo: Vereador Vitor Hugo Davanço
Sobre a sessão de 20/10/25:
A atual Mesa Diretora da Câmara de Cianorte apresentou em primeiro turno de discussão o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 030/2025, que altera o quadro de cargos efetivos da Câmara Municipal. A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão realizada nesta segunda-feira (20) conduzida pelo presidente Victor Hugo Davanço (Podemos) e com a presença de todos os vereadores e vereadoras. O projeto consta com a extinção dos cargos de Técnico em Contabilidade, Programador, Bibliotecário, Auxiliar de Serviços Gerais I, Assessor Administrativo e Vigia Noturno, além de reduzir as vagas de Jornalista, Escriturário e Motorista, cria o cargo de Analista Legislativo – Gestão e Processos, altera o número de cargos de Auxiliar de Administração e altera a descrição sintética e analítica dos cargos de Advogado e Motorista. A proposta ainda seguirá para votação em segundo turno, a ser realizado nas próximas sessões. De autoria da vereadora Marisa Franco foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei do Legislativo nº 108/2025, que institui o selo “Empresa Amiga do Idoso” no Município de Cianorte. E, de autoria do Executivo foi aprovado, também em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 076/2025, que altera a Lei Municipal nº 2.588, de 11 de outubro de 2005, que atualiza o valor venal do imóvel e a renda anual do proprietário para o desconto do IPTU ao aposentado(a), viúvo (a) ou impossibilitado(a) de exercer atividade econômica por motivo de doença grave ou pessoa com deficiência — PcD ou pais ou responsáveis por pessoas com diagnóstico médico de Transtorno do Espectro Autista).

Ainda houve uma pausa na sessão para apreciação de um projeto pelas comissões, que após aprovado, entrou na pauta do dia. Assim, após discussão foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei do Executivo nº 084/2025, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar. As secretárias municipais Andressa Safira (Assistência Social) e Fernanda Braghini (Comunicação) estiveram presentes no plenário, que contou com servidores, cidadãos cianortenses e imprensa. Ao final da sessão, o presidente Victor Hugo Davanço comunicou que na sexta-feira, 24 de outubro, às 14h00, será realizada audiência pública para discussão de projetos que alteram o Plano Diretor Municipal, no plenário, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Cianorte.
Comentários