SERÁ MESMO?
- Marcio Nolasco

- há 10 horas
- 4 min de leitura
Atualizado: há 7 horas
Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Publicas (ENAP)

Nos últimos dias Cianorte foi notícia no programa Balanço Geral. O motivo? As reclamações envolvendo a saúde e as grandes filas nas UBS.

Mas... será? Não, acho que não... ninguém está falando nada por aqui e semanalmente o chefe do Executivo rasga elogios informa sobre as grandes conquistas em nossa Cidade em sua gestão (sempre deixando claro como tudo melhorou na sua gestão).
Realmente, antes dele tudo estava errado, nada era certo (eu acho que é isso, porque elogio eu nunca vi nem ouvi, e nem ouço falar). O Tribunal de Contas do Estado sempre julgou como regulares as contas do município e, ao final de 2020, o ex-prefeito deixou a prefeitura com saldo em caixa... mas, não importa: só agora que as coisas são boas (será?).
Por outro lado, já não tão recente (mas ainda recente, uma vez que denúncias chegam quase que semanalmente) e, ainda falando sobre saúde, temos a FUNDHOSPAR (antiga Santa Casa de Cianorte). As falas do Chefe do Executivo, antes da intervenção, eram de que o problema era a forma de gerir a entidade, que não sabiam fazer gestão e faltava competência e transparência. Em uma reunião, inclusive, chegou a afirmar que a culpa era da Administração da época, e que dinheiro não era o problema.

Alguns vereadores, na mesma onda, também chegaram a afirmar que era preciso fazer contas, que havia muitas dúvidas, e que era tudo muito estranho. Agora, com a troca da Administração há mais de 6 meses, é possível verificar que o problema era mesmo a gestão, e não a falta de dinheiro; até porque agora tudo está resolvido (será?). Será mesmo?
Por fim, mas não menos importante, o assunto “Guarda Municipal”. Recentemente as notícias se voltaram para o cancelamento do Concurso. A culpa? Obviamente, não é do município. É do Ministério Público que cancelou o Concurso, da Lei Federal que exige número mínimo de 200 guardas municipais e do Ratinho, que reduziu o IPVA (e, consequentemente, a arrecadação do município)... é, é verdade, a culpa é deles né (será?).

Alguns me disseram, por outro lado, que o MP não cancelou o Concurso, apenas solicitou que PARTE do concurso (o processo seletivo) fosse cancelado pois havia sido feito errado; era só consertar e seguir em frente (será?). Quanto à Lei Federal, esta não exige número mínimo, apenas determina o máximo (e nem de 200 são... acho que alguém falou nas aulas de matemática; talvez seria melhor pedir ajuda a alguém formado em Direito, Administração ou Contabilidade). Só falta algum politico, vereador, ou algum mestre paraguaio das redes sociais pedir alteração na lei federal por não saber interpretar texto, será, não poderá ser, mais não duvide! Será?
Quanto ao Governador que reduziu o IPVA e, consequentemente, a arrecadação do município, alguns dizem que isso não é desculpa, pois a Guarda Municipal é uma promessa de campanha láááá de 2020, refeita em 2024 e, agora... agora acabou. Será que a queda na arrecadação é motivo? Ora, se a promessa era lá em 2020, e em 2020 o chefe do executivo ganhou, ele teve 2021, 2022, 2023, 2024 e agora (2025). Ah! E detalhe: quanto à arrecadação que o IPVA vai diminuir, eu acho que Cianorte daria conta de investir em segurança pública (é só olhar os dados de arrecadação de impostos dos últimos anos):

E agora em... será? O que será que será?
O problema era a Gestão?
Dinheiro tem ou não tem?
Em 2028 a Guarda chega? Não, não chega mais... Cancelaram o concurso!!!
Por que não cortar 50 cargos comissionados e chamar 50 Guardas Municipais?
Resposta: Deixemos os cargos dos cabos eleitorais e cancelem a Guarda Municipal!!!
E será que a Câmara vai aprovar aumento do IPTU, já que o município arrecada tão pouquinho?
E por falar em arrecadação, será que algum dia teremos um vereador "macho" que poderia pedir uma auditoria nas contas do PAS para dar transparência para população, será que terá! ou só será... Bem afinal o PAS arrecada da Festa do Povo!! Ou a festa é do PAS e da Prefeitura e não do povo? Ou não será!! Ou será que a festa leva prejuízo sempre? Alguém poderá dizer que pedir prestação de contas para o PAS, sobre a forma como usa o dinheiro público, da festa, e até aquela que o povo paga na anualmente e natalina Carreta da Alegria que passa por aqui, é desnecessário, será? Mais será que pedir transparência é demais? Ou será que não...
Não querendo fazer fofoca, até porque este Portal leva a sério o trabalho que faz (ao contrário do que certos “homens livres em suas palavras” dizem tentando menosprezar o trabalho alheio), mas... é estranho as coisas em Cianorte, você não acha caro leitor, ou será que não é? Será?
Pois bem! Ora tem dinheiro, ora não tem. Ora a culpa é dos outros, e ora também!
Será caro leitor?













Comentários