SERVIÇO DE PORCO EM CIANORTE! FALTA DE RESPEITO, ABUSO, PREGUIÇA OU MALANDRAGEM DE FUNCIONÁRIOS LAMBÕES?
- Marcio Nolasco

- 20 de out.
- 3 min de leitura
Andar pelas calçadas de Cianorte, atravessar ruas e andar abaixo da linha das fiações dos postes se tornou um desafio para não se enrroscar ou se enforcar com quilometros de fios soltos e pendurados, um grande SERVIÇO DE PORCO!

Serviço de Porco:
Fazer sujeira, serviço mal feito ou mal acabado. -olhe o serviço de porco que o mecanico fez aqui... - a montagem da tapeçaria do carro foi um serviço de porco... - a instalação da fiação elétrica foi um serviço de porco... etc.
Caros leitores, agora que já sabemos o que significa no ditado popular, um "serviço de porco", vamos para a pauta dessa matéria.
O serviço de porco que nos referimos aqui é sobre as fiações das empresas de serviços de internet em Cianorte, estas que usam as vias dos postes da Copel. Cabos de fibra óptica/internet ficam expostos em muitas, muitas ruas do centro da cidade bem como nos bairros, pendurados, amarrados em árvores, cortados e balançando acima das cabeças dos pedestres e acima da rota de passagem de automóveis, impedem até a locomoção dos pedestres nas nossas calçadas, vejam imagens:
Galeria: Fotos de Marcio Nolasco - 20/10/25 - manhã 09:00 hrs.














Estamos em 2025 e no mandato 2020/2024, a Câmara de Vereadores já fez requerimento para cobranças quanto essa situação que perdura com esse serviço de porco por anos!! Incluse pela pouca resolução do problema a Câmara de Vereadores fez cobranças ao PROCON para ajudar na situação lamentável. Foi feito reunião em setembro/2023 com pessoal da Prefeitura de Cianorte, Copel e Procon para alinhar e resolver esse problema de fiação solta e pendurada nos postes e entre as ruas e calçadas visto que a COPEL não estava e ainda não esta cumprindo com a lei municipal.
Solicitação de Providências em março/2023 - Nada mudou até hoje outubro/2025! Já se passou 2.7 anos e o SERVIÇO DE PORCO CONTINUA!

Solicitação de Providências em fevereiro/2022 - Nada mudou até hoje outubro/2025! Já se passou 3.8 anos e o SERVIÇO DE PORCO AINDA PERSISTE!!

Pois bem caros leitores, sendo a reponsabilidade da COPEL ou das empresas de internet, a verdade sem rodeios e conversa mole é que fazem 3.8 anos que Cianorte vive com fios pendurados nos postes, amarrados em árvores, atrapalhando pedestres e motoristas, e até o visual de uma cidade que deveria ser organizada e responsável com a prestação de serviços para toda a sociedade...
LEI MUNICIPAL:
Art. 1º Fica a empresa concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica, aqui denominada Distribuidora, detentora da infraestrutura de postes, obrigada a observar o correto uso do espaço público de forma ordenada em relação ao posicionamento e alinhamento de todas as fiações e equipamentos instalados em seus postes, para isso respeitando rigorosamente as normas técnicas aplicáveis, especialmente em observância aos afastamentos mínimos de segurança em relação ao solo, em relação aos condutores energizados da rede de energia elétrica e em relação às instalações de iluminação pública, visando não interferir com o uso do espaço público por outros usuários, notadamente os pedestres.
§ 1º O compartilhamento de postes não deve comprometer a segurança de pessoas e instalações.
§ 2º É obrigação da Distribuidora de energia elétrica zelar para que o compartilhamento de postes mantenha-se regular às normas técnicas, para isso notificando as empresas ocupantes de sua infraestrutura para correção de irregularidades, bem como, denunciando junto ao órgão regulador e fiscalizador das Ocupantes, em caso de não terem sido tomadas as devidas providências nos prazos estabelecidos.
Art. 2º A Distribuidora de energia elétrica deverá tomar todas as medidas cabíveis perante a empresa Ocupante para a correção de irregularidades e a retirada de fios inutilizados nos postes bem como a retirada de feixes de fios depositados nos postes, como forma de reduzir os riscos de acidentes e atenuar a poluição visual.
No dia 14/09/2023 o PROCON e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizou reuniao com a Copel e mais 20 representantes de empresas de telefonia e internet de Cianorte.
Entre as ações que deveriam ser tomadas pela Copel ali (em 2023) acertadas destacamos que a COPEL disponibilizou dois canais para as reclamações dos consumidores ou quem notar alguma irregularidade de cabos excedentes ou sem uso, ou pendurado, ligando pata 0800 51 00116 ou para o WhatsApp (41) 3013.8973.
Essa reunião ao que tudo indica não resolveu o problema, que continua perdurando até hoje... mentira? Basta andar pelas ruas de Cianorte e verificar a situação, é simples assim, e apreciar quilometros de fios pendurados e outros simplesmente abandonados no chão ou até amarrados em árvores (na cidade árvore do mundo) tudo bem lindo!!!

















Isso só na rua Constituição, imagina o serviço de porco no resto da cidade, eu moro no sítio e até aqui tem gambiarra e nem precisa chover para a energia acabar do nada, lamentável.