Por Paulo Tertulino - Blogueiro
Foi uma luta e tanto. Os médicos chegaram a usar pulmão artificial, considerado o último recurso no tratamento da Covid. Depois de 130 dias entubado na UTI, Gabriel Lemos de Souza, 33 anos, militar da Marinha, recebeu alta em um hospital de São Paulo.
Em situação normal, o tempo médio de recuperação da Covid é de 28 dias. Gabriel, portanto, é um recordista.
Ao jornal O Globo, ele contou a sua história de superação. Gabriel contraiu a Covid no início de março. Os sintomas brandos, de tosse seca e insistente, evoluíram rapidamente para um estágio considerado gravíssimo pela equipe hospitalar de Sorocaba (SP), onde foi internado inicialmente.
Com a complicação do quadro, o militar foi transferido para a unidade da capital após duas semanas, já intubado e com baixos níveis de oxigenação do sangue. Só a ECMO, espécie de pulmão artificial, o mesmo utilizado no tratamento do ator Paulo Gustavo, poderia salvá-lo naquele momento.
A equipe médica do hospital de São Paulo foi então acionada e já surgia ali um dos primeiros desafios de Gabriel: ele corria sério risco de morrer no transporte. O desafio foi encarado e ele foi transferido em um avião equipado com UTI.
O maior medo de Gabriel era não conhecer o filho, já quando foi internado sua esposa estava no segundo mês de gravidez. O militar lutou muito, assim como toda a equipe médica que o atendeu.

Comentarios