TEMPO DE TELA: Crianças de um ano expostas a mais de quatro horas de tempo de tela por dia experimentaram atrasos no desenvolvimento de habilidades de comunicação e resolução de problemas aos 2 e 4 anos, de acordo com um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association Pediatrics.
A pesquisa também descobriu que crianças de 1 ano que foram expostas a mais tempo de tela do que seus colegas apresentaram atrasos aos 2 anos no desenvolvimento de habilidades motoras finas, pessoais e sociais. Mas esses atrasos pareciam se dissipar aos 4 anos de idade.
O estudo não revelou que o tempo de tela causou atrasos no desenvolvimento, mas sim uma associação entre bebês expostos a mais tempo de tela e atrasos em seu desenvolvimento. Esse padrão pode muito bem ser explicado pelo valor do tempo face a face para crianças pequenas, dizem os especialistas.
David J. Lewkowicz, psicólogo do desenvolvimento do Yale Child Study Center, disse que a interação face a face entre pais e filhos é crucial para dar aos bebês um rico conjunto de informações, inclusive sobre como expressões faciais, palavras, tom de voz e o feedback físico se combinam para transmitir linguagem e significado.
Telas podem não dar atraso direto no desenvolvimento das crianças, mas a presença real dos familiares e a intração social com outras crianças em brincadeiras concretas e não virtuais, garante bom desenvolvimento da linguagem, do comportamental e do raciocínio lógico.
@profsta #profsta