PRIMEIRA COMUNHÃO dos filhos de Cianorte
- Marcio Nolasco

- 20 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas
Hoje (20), aconteceu o momento tão esperado pelas nossas crianças cianortenses, a hora de receber a Primeira Comunhão.
A celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na manhã deste domingo.

Foto: Papa celebrando a primeira comunhão - ilustrativo
Existe momento mais gratificante e emocionante do que ver nossos pequenos e pequenas partilhando pela primeira vez do corpo e do sangue de Cristo, no momento da primeira comunhão?
O início da vida em Comunhão é sem dúvidas um momento muito marcante na vida de todo cristão. Ver as crianças dando os primeiros passos em suas jornadas de fé enche os corações de orgulho, por sabermos o quão importante e bom é seguir os desígnios do Pai. Esse momento de inserção no seio da Igreja deve, portanto, ser rodeado de bons momentos e boas ações. Muitas dúvidas podem surgir em relação a esse evento, tanto por parte dos pais – que também já passaram por esse momento –, mas sobretudo por parte das crianças, mesmo com a instrução que recebem nos períodos que antecedem a cerimônia.
Entenda esse momento tão especial às crianças:
A primeira comunhão, outra forma de chamar a primeira eucaristia, representa o cumprimento dos 3 sacramentos básicos na vida de todo católico: o batismo, a confirmação e a eucaristia. Cada um deles é responsável por um aspecto de nossa existência.
O renascimento vem do batismo, logo no início da vida. Este é o momento em que somos livrados da mácula do pecado original e somos recebidos como filhos de Deus; o recebimento dos dons do Espírito é a crisma e a eucaristia é a santa ceia, a celebração em memória daquele que se sacrificou por nós.
Como tudo na nossa vida terrena e espiritual, todas as experiências precisam de uma primeira vez. No caso da primeira comunhão, o jovem fiel participará pela vez da celebração mais importante da Santa Missa: a partilha do pão e do vinho. Tal acontecimento é deixado pelo próprio Cristo, durante a última ceia:
“ […] Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. […] Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. (I Coríntios 11: 24-26)
Essa é a verdadeira importância da primeira comunhão: dar início, às crianças, nas festividades em honra à memória do Altíssimo, até que ele venha nos buscar! Além disso, a Eucaristia é o principal acontecimento da liturgia católica: é o ponto máximo da comunhão e é, também o momento o qual estão dirigidas todas as ações do povo eleito.
Como a criança se prepara para a Primeira Comunhão?
Para se preparar para a Primeira Eucaristia, a criança cristã deve aprender e compreender alguns dos princípios da Igreja, tais como os 10 Mandamentos, como acontece uma Celebração Religiosa (Missa), as principais Orações, os Mandamentos da Igreja e os 7 Sacramentos. Este aprendizado é normalmente adquirido por meio da Catequese – considerado um curso religioso – ou na própria escola, quando este tem na sua base o Ensino Religioso.

Foto: Primeira comunhão em Cianorte - Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Para poder participar, o catequizando deve antes fazer a confissão dos seus pecados (de forma singular) ao Padre da Igreja em que será comungado.
A escolha da Igreja é de acordo com a preferência da família, ou seja, aquela que já estão habituados a frequentar. O costume diz que, sempre que pecar deve confessar primeiros os seus pecados, para então poder receber a Sagrada Eucaristia.
Imagens da Celebração da Primeira Comunhão em Cianorte / novembro 2022:














































Comentários