O Oscar para o Brasil e a posição política de Hollywood para o mundo
- Nelson Guerra

- 3 de mar.
- 2 min de leitura
Por Professor Nelson Guerra - Analista Político

Você já percebeu? Nos filmes policiais, é comum ver um ator negro como chefe do departamento de polícia. Isso não é por acaso. Desde a criação do Oscar, há quase cem anos, a Academia busca dar espaço relevante para mulheres, negros e outros grupos tidos como desfavorecidos. Essa linha ideológica naturalmente está presente na escolha dos vencedores.
A crítica e o público parecem ter aprovado o posicionamento holiudiano, elevando com esse tempero social a importância das glamurosas premiações que ocorrem sobre o tapete vermelho da fama.
A Substância Está no Nosso DNA
A posição político-ideológica é parte do ser humano. Está em você e em mim. Até quem diz ter aversão à política está assumindo um posicionamento ideológico. Da mesma forma, a premiação anual do cinema reflete os valores artísticos de produtores e de nós espectadores, destacando temas de interesse psicológico mundial.
É Necessário se Posicionar
O cinema combina outras seis artes (música, pintura, poesia, arquitetura, escultura e teatro) para criar a Sétima Arte. Ele expressa, pela ficção, as ansiedades humanas. Hoje, temas como democracia, ditadura e autoritarismo atraem grande audiência global.
Motivo de orgulho nacional, o filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" recebeu destaque em razão do momento em que se apresentou ao mundo. Em outros tempos, poderia ter sido ignorado pela Academia, sem os reluzentes holofotes. Agora, pessoas dos cinco continentes assistirão a essa obra que expõe a ditadura e o autoritarismo, temas atuais na política que dominam o atual noticiário mundial.
Para nós, brasileiros, é bom saber que nossos artistas ajudam a criar um conceito global sobre a ditadura, que tanto assombrou cidadãos e ainda ameaça ressurgir no mundo todo.
Os Meios e os Fins
A linha política de Hollywood, que interfere nas premiações do Oscar, é complexa e multifacetada. Mesmo controversa para alguns, que se mostram contrários, essa linha ideológica aborda diversidade, representações e ideologias que levam as pessoas a refletir e ajudam a pavimentar estradas mundiais que conduzem ao desenvolvimento do caráter humano total.
(Professor Guerra, analista político)














Excelente texto!
É correta a percepção do autor qto ã atualidade do principal tema abordado no filme: a ditadura é suas consequências.
E tbm da influência que tem a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na mudança de comportamentos relacionados à moral, ética e política.
Parabéns!