NOLASQUEANDO: Cianorte e a Saga da Fundhospar - Santa Casa
- Marcio Nolasco
- 18 de mar.
- 3 min de leitura
Deste outubro de 2024 que a Santa Casa não recebe verbas do poder público para manter seus atendimentos. O médicos declararam em carta conjunta, esta que inclusive encontra-se de posse do Ministério Público que a partir de 31/03/25 poderão parar os atendimentos por falta de recebimento pelos seus serviços realizados aos pacientes da Santa Casa.

Por falta de repasses e divergências políticas, a Santa Casa vem sofrendo com as faltas de verbas fazem 5 meses, há se saber em outubro/24 teve finalizado o contrato com os municípios do consorcio de nossa região e o mesmo não foi renovado, porém a Santa Casa continuou seus atendimentos. Precisa ficar bem claro que a Santa Casa atende os municípios da Amenorte e os prefeitos destas cidades também devem fazer seus repasses pelos serviços de saúde prestados aos cidadãos de cada município, ou as promessas de, "agora vamos trabalhar pela saúde do povo ficam somente da boca para fora?".
O momento é de bom senso e empatia com a população, os cianortenses sofrem com o atendimento muitas vezes insatisfatório devido falta de recursos da Santa Casa, ocasionados pelos atritos políticos que surgem motivados pelos egos de muitas lideranças políticas municipais. É preciso que se entenda, que a troca dos administradores da Santa Casa passa pela aprovação do Conselho Diretor e Administrativo desta entidade, e que ainda a Santa Casa é auditada anualmente pelo Ministério Público e por uma segunda auditoria particular como é previsto em regulamento administrativo, em ambos os casos a Santa Casa esta sendo anualmente aprovada e não se encontram nestas auditorias quaisquer irregularidades.
Segundo informações que levantamos, a Prefeitura de Cianorte informou ao poder legislativo sobre um aporte de 9 milhões de reais a ser repassado para a Santa Casa, até o momento não sabemos a forma como isso acontecerá. Entramos em contato com o poder executivo solicitando uma audiência com Prefeito Marco Franzato, porém até o momento não tivemos resposta positiva devido compromissos da agenda do executivo. Ao que nos foi informado pela Chefe de Gabinete, o Prefeito Marco Franzato iria soltar um vídeo nas redes sociais falando sobre a saúde municipal.
Na tarde desta terça feira (18) às 16 horas, o MP de Cianorte se reúne com representantes do poder legislativo e outras lideranças para tratar de assuntos relacionados com a FUNDHOSPAR, em breve traremos atualização nesta matéria.
Vereadores na sessão ordinária de 17/03/25 fizeram comentários em palanque a respeito dos repasses de verbas do executivo municipal cianortense para a Santa Casa. veja:
Vereador Cel. Elias (PP)
Vereador Rafael Araújo (PL)
Vereador Beto Nabhan (PP)
Esta na hora e momento dos poderes públicos municipais de nossa região, bem como das forças empresariais privadas unirem forças para que a Santa Casa continue seu trabalho de prestar serviços de saúde para toda a população cianortense e dos municípios da região, se as promessas políticas são de transformação esta mais que na hora de mostrar como se transforma picuinhas em serviços para a sociedade cianortense, sociedade esta que tem o poder do voto na mão!
Posição do Executivo Municipal: (atualizado às 18:30 hrs de 18/03.)
No final desta tarde (18) o prefeito Marco Franzato veio a público através de vídeo postado nas redes sociais informando que as informações a respeito da falta de repasses para Santa Casa não são verdadeiras... veja vídeo:
Cabe agora ressaltar que, ou os vereadores (que tem fé pública em suas palavras) estão equivocados e a sessão de 17/03 não trouxe dados reais sobre a situação da Santa Casa, ou o prefeito esta correto e não faltam verbas na Fundhospar!
Postagem do Vereador Rafael Araújo:
Ainda cabe lembrar, e as lideranças políticas cianortenses não podem esquecer que os trabalhos para as eleições de 2026 já começaram... pensem bem nisso!! antes de colocarem interesses pessoais ou de pequenos grupos em primeiro plano.
Comments