Por: Marcio Nolasco - Gestor de T.I e Projetos
Uma "imprensa livre e séria" foi assim que definiu em sua ultima live de 17/12/21 o Prefeito Marco Franzato, referindo-se ao seu encontro e debate com alguns representantes da imprensa cianortense ocorrido nesta ultima semana.
Em 2021, indubitavelmente já não se faz mais imprensa como antes do advento da internet, hoje, tanto os veículos de imprensa tradicionais (jornais impressos) como os digitais (portais de notícias) devem sempre estar focados na agilidade, praticidade, interação, e principalmente conteúdo ao publico consumidor da informação.
Queremos uma democracia? Mantenha-se a imprensa livre e ativa. Uma forte democracia incentiva uma imprensa livre — uma que mantém o público informado, permite uma diversidade de vozes e responsabiliza os líderes.
Há tanta notícia ao nosso redor — na internet, na TV, no rádio e em jornais tradicionais e digitais — que é fácil esquecer do importante papel que os jornalistas desempenham.
Nos EUA por exemplo, a imprensa é às vezes chamada de quarto poder do governo. Embora os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sejam legalmente apenas três, a frase enfatiza o papel que a mídia de notícias exerce em monitorar as operações do governo e responsabilizar nossos líderes, todos, desde Presidente aos Vereadores de todas as cidades deste nosso imenso, democrático e independente Brasil verde e amarelo.
Um "baixinho" carinhosamente como é conhecido, empresário de radiodifusão me falou certa ocasião em uma de nossas sempre corriqueiras conversas educativas, "Uma importante função da imprensa é informar: para ajudar os cidadãos a compreender os muitas vezes complicados processos do governo, e conscientizar as pessoas de como as decisões tomadas nos níveis mais altos as afetarão, não hoje mais em futuro muito próximo". Talvez, muitos cianortenses não tenham esse conhecimento, más, em nossa cidade temos profissionais de imprensa espalhados pelos nosso diversos veículos locais, que não se intimidam e não ficam atrás com os grandes nacionais, nem em pauta, nem em argumentos... o sal dessa terra é poderoso!
Prefeito Marco Franzato e Empresários da Imprensa de Cianorte-PR.
A imprensa também permite que as pessoas expressem e ouçam opiniões diferentes das pessoas que estão no poder. Relatar as opiniões de líderes de oposição e publicar editoriais críticos das atividades governamentais possibilitam uma diversidade de vozes. Afinal estamos em um regime democrático por direito.
Líderes comprometidos com a democracia provavelmente não gostam que suas políticas sejam desafiadas publicamente, mas defenderão o direito da imprensa de fazê-lo. Pois sabem e tem pleno conhecimento que a imprensa limpa e séria, além de informar é considerada também a voz do povo, a seleção entre os órgãos de imprensa locais e nacionais é feita pela sociedade, o consumidor da informação, é assim que é e sempre será...
A imprensa a nível nacional, tem um importante papel de supervisão, às vezes expondo a corrupção ou outros desmandos e deslizes em todas as áreas que compõem uma sociedade. É precisamente porque a imprensa está fora dos governos que ela pode informar o público quando seus líderes não estão cumprindo as promessas que fizeram para serem eleitos, imprensa financiada (chapa branca como falamos em nosso meio) não é jornalismo livre e independente é publicidade.
Quando os jornalistas são ameaçados, atacados, censurados ou presos, é um ataque direto à liberdade de expressão de uma sociedade livre e abolida da escravidão.
Uma democracia forte incentiva uma imprensa livre. Um governo que se coloca em oposição à sua imprensa cria um clima no qual os jornalistas podem se censurar entre eles mesmos por medo, em vez de um em que, como o ex-juiz da Suprema Corte William Brennan disse, o debate sobre questões públicas é “desinibido, robusto e amplo”.
Quando o Secretário de Estado, John Kerry, em seu discursou na abertura oficial do novo prédio do Washington Post, percebeu que o jornal exibia a frase “nem mesmo o presidente dos Estados Unidos está acima da lei”. Afirmou discursando que além da lei a imprensa foi o juri. A publicação ajudou a expor o escândalo de Water Gate durante o governo do presidente Richard Nixon nos anos 1970.
Fico muito grato pelo encontro que o Poder Executivo Cianortense teve com representantes da imprensa local, atitudes e debates inteligentes são os alicerces para o desenvolvimento de uma sociedade... Parabéns ao Prefeito Marco Franzato que traz para mesa a abertura e compromisso em conjunto com a imprensa local e todos os representantes do jornalismo de Cianorte o dever de uma informação limpa e direta como assim deve ser em uma sociedade democrática, doa a quem doer...
Comments