top of page

Câmara de Cianorte: Que aconteceu, ordem, respeito, inteligência e democracia vieram na nova gestão 2025/2028?

Enfim teremos uma Câmara INDEPENDENTE?


Por Marcio Nolasco - Analista de Politicas Publicas - ENAP


Não é desconhecimento de nossos leitores bisbilhoteiros(as) que nos últimos 5 anos venho falando e escrevendo sobre a politica cianortense, um sistema enraizado nos acordos e corporativismo politico local entre grupos bem distintos...


Câmara Municipal de Cianorte - 10/02/25
Câmara Municipal de Cianorte - 10/02/25

Também, de acordo aos artigos 1º e 2º da Constituição Federal, vivemos em um estado democrático por direito e os poderes são INDEPENDENTES entre si:


Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:


Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.


Acompanhando a segunda sessão ordinária (10/02/25) da Câmara Municipal de Cianorte, pude constatar nas falas dos nobres edis de primeira e segundas viagens ocupando as cadeiras desta Casa de Leis uma grande diferença com o mandato da gestão anterior que foi renovada pelo voto popular em 70% - a resposta do povo!


Sempre comentei aqui neste espaço sobre a necessidade de Cianorte ter um grupo de vereadores INDEPENDEDNTES E NÃO OBEDIENTES AO SISTEMA! Dentro deste contexto observando as falas de nossos vereadores(as), ficou (pelo menos nesta segunda sessão) marcada a independência, com muita ordem e posição democrática na casa legislativa cianortense. Ou será apenas queima de munição na empolgação de início de mandato?


Indubitavelmente, percebemos que entre os novos vereadores(as) ainda temos presente a empolgação de primeira viagem, onde se "bate na mesa" e exalta-se um pouco a adrenalina ao se discursar no púlpito, principalmente com casa cheia e com transmissão online para toda sociedade. Meu avô um alemão que veio para o Brasil em 1916 meados da primeira guerra mundial, costumava dizer que, "quem vai com muita sede ao pote, morre afogado".


E voltando a falar em ordem, os atuais nobres edis para esta nova gestão 25/28 vem com discurso de ORDEM E DEMOCRACIA acirrado na ponta da língua e da caneta, ou melhor, dos teclados do mundo digital.


Uma observação importante que desejo fazer, o poder executivo de Cianorte terá todo apoio do legislativo nesta segunda gestão do prefeito Marco Franzato (PSD), sempre com a visão do legislativo para fiscalização (de fato), transparência, verdade e dentro das 4 linhas das leis e do processo democrático.


O destaque aqui hoje em meu artigo fica para a condução afiada como lâmina de samurai para o presidente da casa de leis - Vitor Hugo Davanço (PODEMOS), um presidente jovem e com muita vontade de mostrar trabalho e para que veio, junto nesse contexto, a sua mesa diretora onde neste início de mandato podemos perceber um discurso afinado e democrático principalmente do vice presidente - Afonso Lima (AVANTE).


Câmara Municipal de Cianorte - 10/02/25
Câmara Municipal de Cianorte - 10/02/25

Outra fala no legislativo cianortense, muito centrada e assertiva nas pautas, vem na voz de Rodrigo Rezende (PSD) que esta em seu segundo mandato, podemos ainda juntar ao grupo o posicionamento direto ao ponto do nobre edil - Beto Nabhan (PP). E como complemento, temos a prudência em analisar os fatos na cadeira de Thiago Fontes (REPUBLICANOS) e suas contestações que servem para formação de um pensamento político muito direcionado nas pautas da ordem do dia... Thiago vem também para seu segundo mandato.


Merece destaque nessa composição (25/28) da Casa de Leis Cianortense, e estamos observando uma postura pautada na ordem, disciplina e muito alicerçada nos pilares que uma sociedade por direito democrático constituído nos permite e dá a condição do diálogo respeitoso, porém com ele, "o papo é reto" e sem mimimi, isso vem nos discursos do agora nobre vereador Elias Ariel de Souza (PP) - Coronel Elias. Este vereador, talvez e só talvez no entender deste modesto colunista por ser ele, Coronel Elias, professor universitário nas cadeiras de sociologia, filosofia e ética, tenha uma visão diferenciada e inteligente para as necessidades da população... Será a "bagagem" para o deleite saboroso da sociedade?


Vejam caros leitores(as) bisbilhoteiros(as), que durante muito tempo venho escrevendo sobre a necessidade em Cianorte de uma Câmara Municipal independente e não obediente com conservação da harmonia e respeito entre os poderes, assim como rege a nossa Constituição Federal. Observando essa postura na segunda sessão de 10/02/205, fico enaltecido na esperança que a resposta da pergunta a seguir seja POSITIVA...


O que aconteceu, ordem, respeito, inteligência e democracia vieram na nova gestão 2025/2028 da Câmara Municipal de Cianorte, enfim teremos uma Câmara INDEPENDENTE E NÃO OBEDIENTE na história da política cianortense ? - Marcio Nolasco.

E você leitor(a) bisbilhoteiro(a), qual sua opinião?

Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page