Comunicador JB Miotto marcou presença na tribuna livre da Câmara Municipal de Cianorte
- Marcio Nolasco

- 16 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Miotto falou aos vereadores de Cianorte sobre o trabalho e o papel do AA – Alcoólicos Anônimos na sociedade
A tribuna livre desta semana, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (13), contou com a presença do comunicador José Bento Miotto, popularmente conhecido como Miotto. O presidente Victor Hugo Davanço (Podemos) convidou o comunicador para tomar lugar à tribuna e falar a todos os vereadores e público presente no plenário.

Miotto iniciou sua fala agradecendo o espaço cedido pela Câmara para falar sobre o Alcoólicos Anônimos. Em seguida, apresentou um histórico da organização, que foi fundada em 1935 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1947, espalhando o movimento por todo o país. A Irmandade de A.A. atua como uma comunidade voluntária que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade, com abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.
O comunicador apontou os valores e missão do A.A., que trabalha através da reunião em grupos, com pessoas que se apoiam mutuamente para combater o alcoolismo, que é visto como uma doença da mente, das emoções e do corpo. Miotto ressaltou a importância da cooperação entre os participantes para se apoiarem pela sobriedade, trabalhando como um grupo de apoio para enfrentar os problemas causados pelo alcoolismo.
Além disso, o alcoolismo é uma doença que carrega um estigma na sociedade, o alcoolista é mal visto pelas pessoas, atrapalhando a vida do alcoolista no âmbito pessoal, familiar e profissional. Miotto também apontou os obstáculos para enfrentar o alcoolismo, tendo em vista que, apesar de causar dependência, tem propaganda liberada. Criticou a falta de campanhas contra o alcoolismo e citou que nas famílias, os filhos também não são instruídos sobre os malefícios das bebidas. Por isso, a manutenção do anonimato no A.A. é uma das características fundamentais do movimento, para dar acolhimento e apoio aos alcoolistas.
Ao final, os vereadores parabenizaram Miotto pela fala e pelo trabalho junto ao A.A., enfatizando a importância do cuidado com os alcoolistas, em busca de uma sociedade mais justa e consciente.













Comentários