top of page
236a7e59341bcfaf7ecf8bd6ba51d866.gif
eee.png

Cianorte Terá Seu Deputado Estadual em 2026? Será!!

Não, Cianorte não terá seu representante na ALEP caso os grupos políticos não se unirem e deixarem os interesses únicos em primeiro plano para 2026. Sem união não faremos um Deputado Estadual em nossa cidade... isso é claro como água da fonte.



Estamos à 1 ano e 6 meses das próximas eleições para Deputado Estadual, e 2025 já se mostra um ano onde as articulações politicas já colocam alguns nomes no Grid de Largada para as cadeiras da ALEP. Prefeitos, políticos e a classe empresarial já buscam diálogos entre seus grupos na busca por nomes em suas cidades que possam serem eleitos e se tornarem os representantes naturais de seus municípios no legislativo estadual. E aqui não esta diferente...


Aqui em Cianorte , ainda temos uma singularidade, o sistema enraizado na velha politica do toma lá da cá, e com comando SINGULAR na gestão municipal e também no sistema político local, será muito difícil, quase impossível que sem união de forças políticas nós conseguiremos eleger 1 único Deputado Estadual.


Por que não elegeremos nosso Deputado? Minha resposta a essa questão aponta para a indefinição da imagem pública de alguns nomes e a divisão de votos com forasteiros apoiados pela nossa própria casa.


Dentre à minha modesta visão politica, temos alguns nomes que podem ser candidatos para uma cadeira na parlamento estadual, nomes como:


Serginho Pereira;

Hugo Bongiorno;

Fão Manfrinato (apostaria mais para possibilidade de próximo prefeito);

Vitor H. Davanço;

Thiago Fontes;

E ainda arriscaria em colocar mais um nome nesta lista com ressalva; Coronel Elias (este que como Fão Manfrinato para mim são possíveis nomes e mais aptos para os acentos da Casa de Vidro Cianortense em 2028).


  • Talvez ainda surja um nome empresarial para essa disputa - tudo pode acontecer!

  • E ainda para além de outubro de 2026 e também no pleito dessa data, é bom observarmos uma possível dobradinha entre Fão Manfrinato e Vitor Hugo Davanço com apoios trocados para Deputado (Fão) e para disputa de prefeitura em 2028 (Vitor Hugo), é de se pensar nessa proposta, visto terem em seus caminhos a luz da atual máquina publica municipal a seus favores até 2028... entenderam caros leitores?


Pois bem, são estes os nomes que no atual momento( 04/2025) podem ser nossas opções para Deputado Estadual, e que não se arrisquem nessa disputa os "bons pastores e ou nomes InstaGrados e FaceBugados das redes sociais" pois a nossa população já os colocaram em seus devidos lugares e já lhes definiram qual o seus tamanhos junto ao povo nas ultimas eleições municipais, não é mesmo?


Voltando aos nomes acima colocados, nenhum deles se elege se tivermos entre estes, dois nomes na disputa, e se tivermos dois nomes, um deles terá que desistir para apoiar o outro, somente e indubitavelmente se unirmos forças em torno de apenas 1 único nome a ser escolhido com e em concordância dos grupos políticos locais é que podemos conseguir um Deputado Estadual da "terra", e o motivo é a falta de créditos suficiente ( pois ainda serão divididos com os forasteiros políticos) em votos na massa popular para se eleger qualquer um destes nomes... em aventura isolada de qualquer grupo, NINGUÉM SERÁ ELEITO.


Um detalhe muito importante a ser analisado é que lideranças políticas estaduais e até federais que hoje são parceiros políticos de nosso município também tem suas exigências e cobranças naturais para esse pleito de 2026, e como não atender estes que até hoje estão nos auxiliando politicamente? Me respondam se o sistema politico local vai "trair" seus aliados externos à Cianorte para 2026!


Assim como nosso Prefeito não tem um sucessor natural para a prefeitura em 2028, não temos nome natural para Alep em 2026, tudo hoje é apenas cogitação e hipóteses, um vereador bem votado não significa de forma alguma que será eleito Deputado Estadual, assim como quem já disputou esse cargo e não foi eleito já tem uma trava natural entre o eleitorado e o sistema político, históricos políticos também tem influência marcante na opinião pública...


Outros nomes cuja história na politica esta alicerçada em comprovada simetria familiar, não significam terem a simpatia e preferencia entre a população, as opções mudam conforme se passam os anos e a nova conjuntura social e da opinião publica cianortense vai se remoldando a cada ano..


Caros leitores, afirmo novamente sem medo de errar, sem meias palavras, se o sistema politico cianortense não se unir na busca de um nome para que possamos ter nosso candidato para Deputado Estadual - ELEITO, é certo desde já que ficaremos novamente por questões de egos e de interesses individuais de poucos, sem representação direta e de dentro de nossa casa na ALEP e no Estado a partir de 2027...


E uma ultima dica, se você e seu grupo politico, já decidiram por um nome para essa disputa, já esta mais que na hora de dar evidência e trabalhar esse nome, pois sua concorrência já esta na rua e já gatando sola de sapato, e como diz o ditado popular, "quem não é visto não é lembrado".


Alguém tem dúvida? voltamos a falar em outubro de 2026...


Até lá!





Comments


WhatsApp Image 2024-12-11 at 15.32.31.jpeg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png
Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page