Cianorte não ter um deputado estadual em 2026 tem 100% de chances...
- Marcio Nolasco

- 30 de jul.
- 5 min de leitura
Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas - ENAP

Não há uma informação concreta ou oficial que afirme que Cianorte não terá um deputado estadual em 2026, porém os interesses do sistema politico estadual unidos os acontecimentos políticos na cidade, envolvendo demasiadamente e constantemente políticos de fora de Cianorte, mostra que iremos trabalhar para eleger mais um "forasteiro" devido ao reconhecimento de "favores" e amarrações com representantes políticos de fora dos nossos limites e de nossas fronteiras municipais.
A representatividade política de nossa Cianorte na Assembleia Legislativa do Paraná (ou em qualquer outro parlamento) depende de diversos fatores nas eleições, como:
Candidatos locais fortes: A presença de candidatos com grande apoio popular (a matéria prima de um político - O VOTO) na cidade e região, e não temos nome FORTE E CERTEIRO para isso na atualidade...
Votação concentrada: A capacidade dos eleitores de Cianorte e cidades vizinhas de concentrarem seus votos em um candidato CIANORTENSE, em vez de dispersá-los entre candidatos de outras localidades e por acordos políticos, amarrações políticas e retribuição do nosso sistema político local estão atreladas substancialmente para candidatos de fora de nossa cidade. Analisem por exemplo os nomes que por aqui passaram "fazendo campanha" durante o Cianorte Festival, já com acordos políticos fechados em "panelinhas políticas" bem definidas e com objetivos já traçados para 2026.
Estratégia dos partidos: Os partidos políticos podem focar seus esforços em regiões específicas, lançando candidatos com maior chance de eleição e alocando recursos de campanha. Em Cianorte pelo andar da carruagem, já estamos fazendo campanha para retribuição aos atuais caciques políticos estaduais que tem suas preferências de nomes não cianortenses. Tem-se outras possibilidades, Cianorte irá "trair" seus parceiros políticos externos as nossas fronteiras? Será? Terão coragem nossos líderes políticos?
Coligações e quociente eleitoral: As regras eleitorais brasileiras, incluindo o sistema proporcional e as coligações partidárias (que podem mudar), influenciam diretamente a distribuição das cadeiras na ALEP. Um candidato pode ter muitos votos, mas se o partido ou coligação não atingir o quociente eleitoral necessário, ele pode não ser eleito. Esse fator é sem dúvida UM RISCO GRANDE PARA CIANORTE.
Renovação política: O cenário político muda a cada eleição, com novos nomes surgindo e a saída de políticos antigos, assim nos perguntamos então:
1 - Quais são os nomes fortes e capacitados com estima e credibilidade popular suficiente para ser um deputado estadual genuinamente cianortense?
2 - Quem você garantiria nessas eleições de 2026, com moral intocável e capital político suficiente para ser nosso representante?
3 - Qual nome jovem local, com capacidade e experiência na politica que tem o carisma, a credibilidade e o reconhecimento da população local, regional e estadual para garantir votos suficientes para ser eleito ou talvez eleita? Qual nome?
4 - Dois problemas de votos que teremos: Primeiro que nomes de fora da cidade vão captar votos por aqui. Segundo que por teimosia e por acharem que tem chances, teremos mais de 2 ou 3 nomes se lançando a deputado por Cianorte, talvez até 5 ou mais, TIRANDO ASSIM TODOS FORA CAPACIDADE EM SE ELEGER.
5 - Candidatos e partidos, estarão mesmo concorrendo para eleger um deputado por Ciaonorte ou estarão de olho no Fundo Partidário?
"Essa percepção de que Cianorte não terá um deputado em 2026 vem de análises políticas locais, especulações sobre a falta de nomes fortes ou a dispersão de votos na região. No entanto, é importante ressaltar que as eleições de 2026 ainda estão distantes, e o cenário político pode mudar consideravelmente. Para ter um deputado estadual, Cianorte precisaria de um ou mais candidatos com representatividade e capacidade de atrair votos suficientes, não só na cidade, mas na região de abrangência do estado do Paraná. Além de união das forças políticas locais que tem objetivos muito singulares e nada comuns - Marcio Nolasco"
Representação Histórica
Historicamente, Cianorte já foi representada por deputados estaduais importantes, como Jonas Guimarães (PSD), que atuou por quatro mandatos e encerrou sua carreira parlamentar na última legislatura (2019-2023), e seu irmão Edno Guimarães, que foi prefeito da cidade e também deputado estadual. Ambos foram figuras com forte ligação com a região e que buscaram defender os interesses de Cianorte na ALEP.
Importância da Representatividade
Ter um deputado estadual diretamente ligado à Cianorte ou região significa:
Voz Ativa: Um canal direto para apresentar projetos e defender os interesses de Cianorte no parlamento estadual.
Destinação de Recursos: Facilita a articulação para a destinação de emendas parlamentares e investimentos do estado para a cidade.
Fiscalização: Permite um acompanhamento mais próximo das ações do governo estadual que impactam Cianorte.
Fortalecimento Político: Contribui para que o município tenha mais peso nas discussões e decisões em nível estadual.
A dinâmica política é sempre fluida, e a capacidade de Cianorte de eleger um deputado estadual nas próximas eleições dependerá, como mencionado anteriormente, de fatores como a força dos candidatos locais, nomes como de professores de nossa rede municipal de ensino, de alguns líderes de partidos políticos locais, nomes de representação feminina local, nomes de "ilusionistas" das redes sociais e alguns outros nomes de empresários locais assim como nomes de ex ou atuais vereadores, não tem sustentabilidade popular suficiente (o voto da população e da região) para serem eleitos deputados estaduais.
Um detalhe! Caro leitor, como mencionei nossos vereadores atuais no parágrafo anterior, creio que entre eles temos bons nomes para uma disputa na cadeira de gestor municipal em nossa Casa de Vidro em 2028. E estes nomes, já deveriam estar gastando esforços para essa disputa, ao invés de "fantasiar" uma possível e decepcionante disputa para deputado estadual, porém é aconselhável que alguns desçam do degrau da arrogância política. E para essa disputa em 2028 eles tem uma vantagem, nosso atual gestor municipal mesmo com a máquina politica local na mão, NÃO TEM UM SUCESSOR NATURAL!
Para além disto, a desorganização dos partidos cianortenses de unirem-se em torno de um nome local com capacidade, somando ainda a concentração singular dos interesses bem distintos de nossos grupos políticos, aqui falando sem meias palavras, dos egos individuais de nossas lideranças políticas cianortenses, deixam claro neste momento que vivemos, o jogo de interesses pessoais que mais uma vez estamos com 100% de chances de ficarmos sem representatividade nas cadeiras da ALEP nas eleições de 2026....
Um conselho político para nossas representações: Querem realmente um Deputado Estadual por Cianorte na ALEP em 2026? Somente com a união das nossas lideranças politicas e dos nossos partidos, empresários, entidades e classes sociais trabalhando com APENAS UM E PARA UM UNICO NOME! Fora essa condição...
Conversamos em outubro/2026!
Leia também: Cianorte Terá Seu Deputado Estadual em 2026? Será!!














Comentários