top of page

Cianorte: Mudanças de hábitos ou a população sofre com as consequências dos altos preços do mercado

Por: Marcio Nolasco - Gestor de Projetos

ree

Foto: 23/03/22 - 19:45hrs centro de Cianorte


Todos sabem que em momentos difíceis de mercado e financeiramente, pessoas e famílias tendem à fazer suas economias em busca de sobrevivência monetária e poder cumprir e suprir as suas necessidades básicas como moradia, alimentação, saúde, vestimenta e etc. O desnecessário e supérfluo fica sempre em segundo plano (para alguns menos abastados).


Atualmente, desde o ultimo dia 15/03, venho observando as ruas da cidade no período noturno, principalmente na região central e próximo aos bares, mercados, lanches, sorveterias, farmácias e postos de combustíveis. Percebi, que o movimento de pedestres e automóveis no horário pós 19:00 horas caiu drasticamente. Na região central, parece que pessoas e carros só circulam realmente se necessário, bares e lanches estão com a grande maioria das mesas vazias, aqueles locais famosos para se comer um X, parecem estar em dia de folga...


Qual é a causa desta desertificação das ruas da cidade à noite? Creio que as consequências da crise econômica mundial causado agora pela Guerra entre Rússia e Ucrânia é um fator, a pós-pandemia, a súbita avalanche dos altos preços das commodities, a quase impossibilidade e escolhe entre abastecer o automóvel ou levar alimentos para casa (é uma escolha real hoje). Não se pode mais sentar em bares e gastar com chopinho e uma porção, algo em torno de 100 reais no mínimo para duas pessoas em local simples e sem nenhum luxo.


Hoje tivemos uma média de 12% no aumento do preço do pão francês no Brasil, e tudo mais já disparando sem controle. É visível a crise atual e a baixa capacidade do poder de consumo do Brasileiro e do Cianortense, hoje a escolha é, ou você fica em casa e economiza o necessário ou você parte para rua gastar o que não tem e entra numa furada financeira pior e mais profunda, o poder de compra e consumo esta baixíssimo, empresas no ramo do Comércio estão tentando fazer malabarismo para ofertas e promoções em busca de liquidez, vender quase pelo preço de custo em alguns casos já não é novidade é uma asfixia aos empresários e comerciantes...


A lição de nossos avós é clara, "quem não tem cão caça com gato" se não tem arroz, vai só o feijão e a carne se troca pelo ovo. As ruas estão desertas a noite, deve ser porque esta tudo lindo por aqui em Cianorte e no Brasil, esta tudo normal, não existe problemas de poder aquisitivo e poder de consumo baixo, hoje para a população, os combustíveis estão baratos e os carros estão nas garagens porque foi liberado o uso de máscaras agora em lugares abertos e o povo escolheu ficar em casa pois é melhor, agora, ficar confinado do que sair para as ruas... tudo muda, tudo se transforma... Meu avô dizia, "um homem sem dinheiro no bolso, perde até o jeito de andar nas ruas" é assim que é...


ree

Foto: Ruas desertas às 19:4hrs, região central de Cianorte, 23/03/22.



Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page