CIANORTE EM QUEDA NOS ÍNDICES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO - A Realidade fora das Postagens nas Redes Socias Fantasiosas...
- Marcio Nolasco

- 18 de nov.
- 2 min de leitura
Em consulta no Portal da Transparência do TCE-PR, verificou-se que o município de Cianorte apresentou piora nos indicadores.

Na última sexta-feira (14/11), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) atualizou seu site, disponibilizando ferramentas que contribuem para melhorar a transparência, a eficácia da gestão pública e o relacionamento do Tribunal com seus fiscalizadores e os cidadãos; uma realidade que não se compara com postagens nas redes sociais onde a administração atual tenta transmitir uma menssagem que "tudo esta lindo", além disso, o Tribunal lançou um aplicativo inédito para celulares, desenvolvido segundo as melhores práticas de usabilidade e design. Nos últimos 30 dias, o TCE-PR registrou 2,1 milhões de interações realizadas por aproximadamente 107 mil usuários individuais.
“O portal é uma grande fonte de informação não apenas para os nossos fiscalizados, mas para toda a sociedade”, afirmou Nilson Pohl, Diretor de Comunicação Social.
Dentre as ferramentas mencionadas, está a “transparência dos municípios”, através da qual é possível que qualquer cidadão pesquise por qualquer município do nosso Estado e visualize as informações, organizadas por área de atuação. Assim, é possível consultar o detalhamento das respostas que embasaram o resultado da avaliação da atuação da gestão municipal, contida nos pareceres prévios emitidos pelo TCE-PR para as contas municipais do governo a partir do ano de 2022.
Ao consultar o município de Cianorte/PR, obtemos os resultados em cada uma das áreas que compuseram a avaliação do governo municipal inserida no processo de prestação de contas anual, desde 2022. Nas áreas “Assistência Social”, ”Administração Financeira”, ”Previdência” e ”Transparência”, o município apresentou melhora em seus índices (exceto a área “previdência” que, de 2022 para 2023, apresentou queda), o que demonstra, teoricamente, estar no caminho certo. Já na área “Educação”, de 2022 para 2023 o município não apresentou mudança no índice, enquanto caiu de 2023 para 2024; na área “Saúde”, vem apresentando piora nos 3 anos consecutivos (algo que acende o alerta, uma vez que tais áreas são os pilares de qualquer gestão preocupada com o que é básico a ser oferecido à população).
Ano 2022:
Ano 2023:
Ano 2024:
Quando se seleciona o ano “2023” e se clica em “detalhar” na área “Saúde”, observa-se que Cianorte perdeu pontos nesta área, nos seguintes quesitos: Gestão do trabalho, Territorialização e vínculos, Oferta de serviços, Promoção da saúde e Estrutura física. Ao selecionar o ano “2024” e seguir o mesmo caminho (clicar em “detalhar” na área “Saúde”), observa-se que Cianorte perdeu pontos nos quesitos: Gestão do trabalho, Oferta de serviços e Assistência farmacêutica.
Transparência... fiscalização... cidadãos... tais palavras surgem para nos lembrar que, por mais que tenhamos nossos agentes fiscalizadores eleitos e remunerados com o nosso dinheiro – os Vereadores – não podemos deixar apenas nas mãos dos políticos a função de fiscalizar (até porque, uma vez que o poder emana do povo, tal poder ganha robustez quando encontra informações verdadeiras, condizentes com a realidade).
Pensem nisso...

















Comentários