Casemiro mostra que classe é algo que não se perde
- Bisbi Esportes

- há 5 horas
- 3 min de leitura
Volante veterano tem brilhado pelo Manchester United nesta temporada e desponta como peça-chave o Brasil na Copa do Mundo da FIFA 2026™.

Em último ano de contrato, Casemiro vive grande fase no Manchester United
Meio-campista deve exercer papel importante pelo Brasil na Copa do Mundo da FIFA 2026™
FIFA destaca sua retomada de protagonismo e sua relação com Carlo Ancelotti
Há um ano, tudo indicava que os dias de Casemiro atuando regularmente nos maiores palcos do futebol estavam contados.
Ele havia ficado no banco em cinco jogos consecutivos do Manchester United na Premier League e também estava fora dos planos do Brasil, sem ser convocado desde 2023.
Diante de sua trajetória marcada por excelência consistente e de um currículo repleto de conquistas, o legado de Casemiro já parecia assegurado. Mas a história desse grande jogador ainda estava longe de terminar.
O brasileiro contou com sua perseverança e seu espírito competitivo para voltar a se afirmar como peça central no clube e na Seleção. Casemiro vive grande fase no United nesta temporada e tudo indica que será um dos pilares do Brasil de Carlo Ancelotti na Copa do Mundo da FIFA 2026™.
A FIFA analisa a retomada de um dos maiores volantes de sua geração.

A estrela do show
Domingo, 1º de fevereiro de 2026. O Old Trafford pulsa após a dramática vitória do Manchester United por 3 a 2 sobre o Fulham, decidida com um gol de Benjamin Sesko nos acréscimos.
No entanto, é o nome de Casemiro que ecoa nas arquibancadas do lendário estádio do United, entoado em uníssono por milhares de torcedores após mais uma grande atuação do brasileiro. Diante desse cenário de festa, os companheiros de equipe abraçam calorosa e entusiasmadamente o meio-campista, com Sesko resumindo mais tarde o carinho que o elenco tem por ele.
"Ele é um jogador inacreditável, uma lenda", afirmou o atacante esloveno. “É muito bom jogar ao lado dele e também ouvir seus conselhos. A intensidade com que ele trabalha é inacreditável, e ele dá um impulso a todas as equipes pelas quais passa."
Antes do gol decisivo de Sesko no apagar das luzes, Casemiro havia marcado o primeiro gol do United de cabeça e servido o compatriota Matheus Cunha com um passe ousado, sem olhar, na jogada do segundo. Ele foi eleito o melhor jogador da partida, seu segundo prêmio em três jogos, depois de também ser reconhecido pela atuação dominante na vitória do United no clássico de Manchester, duas semanas antes.
A boa fase de Casemiro, no entanto, não é algo recente. Aos 33 anos, ele figura entre os principais destaques do United ao longo de toda a temporada.
Na campanha da Premier League 2025/26, é o jogador do elenco com mais desarmes, 52, e mais bloqueios, 12, além de ocupar a segunda posição em duelos vencidos, com 107, e interceptações, com 16. Casemiro também tem contribuído no ataque. O gol marcado contra o Fulham foi o seu quinto na elite do futebol inglês nesta temporada.
Sua presença no terço final tem sido uma marca de sua passagem pela Inglaterra. Ao todo, ele já balançou as redes 22 vezes pelo United, com média de um gol a cada 6,7 partidas, um aumento significativo em relação à média de um gol a cada 10,8 jogos registrada durante sua passagem pelo Real Madrid.
Ainda assim, reduzir a contribuição do jogador nascido em São José dos Campos (SP) a números seria injusto. A experiência, o conhecimento tático e a liderança de Casemiro se destacaram em um período turbulento para o clube, que se despediu do técnico Ruben Amorim no início do ano.
Amorim utilizou o meio-campista de forma pontual em seus primeiros meses no clube, mas mais tarde exaltou o profissionalismo de Casemiro e o apontou como um "grande exemplo" após o jogador recuperar seu espaço na equipe.
Michael Carrick, que assumiu o comando do United no lugar do português, também descreveu Casemiro como um atleta por quem tem "enorme respeito".

E, embora Casemiro já tenha confirmado que deixará o United ao fim da temporada, com o término de seu contrato, Carrick não tem dúvidas quanto ao comprometimento do brasileiro.
"'Case' tem sido uma presença muito forte desde que cheguei", acrescentou. "Dá para ver o quanto ele é motivado e determinado. Você só conquista tudo o que ele conquistou tendo isso, e ele está totalmente focado em terminar a temporada em alto nível."













Comentários