AVENORTE - Um exemplo de empregabilidade em 2025 para toda a região noroeste do PR - Com números limpos e reais!
- Marcio Nolasco

- 22 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Equanto empresas estão sem recolher FGTS, com recisões em atrasos e com vários fornecedores sem receber, a Avenorte de Cianorte fecha o ano com saldo positivo em gereção de empregos...
Por Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas - ENAP
Fechar o ano com um saldo positivo de contratações (o chamado "Caged positivo" no contexto brasileiro, ou simplesmente quando as admissões superam as demissões) é um dos principais indicadores de saúde e crescimento de uma organização. E dessa forma a AVENORTE fecha mais um exercício anual (2025) com SALDO POSITIVO na geração em empregos em Cianorte, são 71 colaboradores novos que permaneceram estabilizados na empresa no ano.

Existem diversos fatores, tanto internos quanto externos, que levam a esse resultado. Abaixo, detalho os principais motivos que considero importantes:
1. Expansão e Crescimento Orgânic
O motivo mais direto é a necessidade da AVENORTE em aumentar a capacidade produtiva ou operacional. Isso acontece quando a empresa:
Abre novas unidades de trabalho ou de produção: A expansão física exige novas equipes completas.
Entra em novos mercados: Explorar novas regiões de nível internacional ou nichos de mercado demanda braços e mentes adicionais.
Lança novos produtos/serviços: O desenvolvimento e a comercialização de novos produtos geralmente requerem a criação de departamentos específicos e uma maior equipe técnica e profissional.
2. Aumento na Demanda de Mercado
Mesmo sem abrir novas unidades, uma empresa pode contratar mais se a procura pelo que ela já oferece crescer, isso também é um dos motivos de novas contratações na AVENORTE.
Crescimento do setor: Quando um setor específico (como tecnologia ou agronegócio) está em alta, as empresas precisam escalar rapidamente.
Sazonalidade favorável: Setores como varejo e logística tendem a fechar o ano com saldo positivo devido às demandas dos mercados internos e externos (internacionais).
3. Estratégia de Retenção e Baixa Rotatividade (Turnover)
Um saldo positivo não depende apenas de contratar muito, mas de demitir pouco.
A AVENORTE é uma empresa com uma cultura organizacional forte e com bons benefícios conseguem manter seus talentos.
Se o turnover é baixo, cada nova contratação feita para um projeto novo contribui diretamente para o saldo positivo, em vez de ser apenas uma peça de reposição para alguém que saiu.

4. Aporte de Investimentos
A entrada de capital externo (vendas/clientes) é um grande motor de contratações:
Rodadas de investimento: a empresa usa o capital recebido para montar times robustos rapidamente.
Fusões e Aquisições: Embora algumas fusões gerem cortes por redundância, muitas vezes elas visam a união de forças para um crescimento acelerado que demanda mais pessoal no longo prazo.
5. Modernização e Transformação Digital
A digitalização de processos, curiosamente, costuma gerar saldo positivo em áreas qualificadas.
A necessidade de profissionais de TI, análise de dados e experiência do cliente (CX) tem superado a extinção de cargos manuais em muitas empresas de médio e grande porte.
Para além de processos com alto grau de planejamento e muito bem projetados, a Avenorte se consolida por anos como a empresa que mais cresce em nossa Cidade, girando a economia local de forma real e sem fantasiar números, quando Cianorte tem saldos positivos de empregabilidade na cidade, isso se deve ao fato que a grande e maior parte dessas contratações são dessa empresa potente em qualidade, serviços produtos e geração de emprego e renda para Cianorte e região... AVENORTE!













Comentários