UPA CIANORTE: TEM ATENDIMENTO HUMANIZADO?
- Marcio Nolasco

- 8 de jul.
- 5 min de leitura
NA NOITE DE 07/07/25 (Segunda-feira), NOSSO PORTAL RECEBEU UMA DENUNCIA DE UMA CIDADÃ, INFORMANDO SOBRE UM POSSÍVEL ATENDIMENTO MAL REALIZADO PARA UM FAMILIAR NA UPA DE CIANORTE

Antes vamos entender sobre Atendimento Humanizado em Saúde:
O que é o atendimento humanizado? Atendimento humanizado é a prática de oferecer um serviço de maneira empática e personalizada, colocando o paciente no centro das atenções, entendendo suas necessidades, respeitando suas individualidades e criando uma conexão emocional que vai além da simples resolução de problemas de saúde.
O Atendimento na UPA CIANORTE:
Fomos conferir durante toda essa manhã de 08/07/25:
Quais as características do atendimento humanizado?
O atendimento humanizado na UPA CIANORTE é um assunto sério e, por isso, tem diretrizes bem determinadas para o seu funcionamento. Elas são pautadas em pilares que traduzem bem o seu significado. Confira quais são eles a seguir!
1 - Ética profissional
Um dos maiores pilares do atendimento humanizado é a ética profissional. Aqui, toda a equipe é não só altamente qualificada, como recebe treinamento para garantir a qualidade dos serviços, mas também os médicos levam muito a sério os ensinamentos obtidos e os juramentos feitos ao longo da graduação e no ato da obtenção do diploma.
2 - Tratamento individualizado
Nenhuma pessoa é uma receita de bolo. Sendo assim, é importante que o tratamento, ainda que siga diretrizes, seja individualizado para as necessidades pessoais de cada paciente. No atendimento humanizado realizado pela UPA CIANORTE, adaptações, concessões e adições são comuns na rotina.
3 - Respeito às diferenças
Cada pessoa é um mundo e os profissionais humanizados sabem disso. Outro foco desse tipo de abordagem é não só respeitar as diferenças e a diversidade, mas também entender um pouco sobre elas e saber tirar dúvidas sem ser ofensivo ou invasivo. Os profissionais da saúde humanizada são empáticos e estão sempre dispostos a aprender. E este é o Lema e Foco da UPA CIANORTE.
4 - Entendimento do sofrimento do paciente
Por fim, outro pilar é a compreensão do sofrimento do paciente e das suas dores, assim como as de sua família. Novamente, empatia é a palavra de ordem, pautando as relações e interações durante todo o tempo em que os pacientes permanecerem na UPA.
5 - Por que buscar atendimento humanizado?
Agora que você já sabe o que esperar da UPA CIANORTE e o que não esperar de um atendimento humanizado, é importante entender os motivos que tornam esse tipo de estratégia tão importante para a sua saúde. Confira!
6 - Construção de uma relação de confiança
Um dos pontos de destaque quando o assunto é a importância do atendimento humanizado é, sem dúvidas, a possibilidade da construção de uma relação de confiança entre a equipe, os médicos e os pacientes da UPA CIANORTE. Assim, as trocas são mais verdadeiras e todos saem ganhando!
7 - Dúvidas esclarecidas
Sair da UPA cheio de dúvidas é algo muito comum nos atendimentos. Quando o diálogo é bem desenvolvido e há tempo para absorver as informações passadas, boa parte dos questionamentos são solucionados ainda durante a consulta, melhorando a adesão do paciente ao tratamento.
8 - Tratamento personalizado
Quando o paciente é avaliado como um todo, tem acesso a um tratamento personalizado às suas necessidades. Assim, seu estilo de vida, hábitos, preferências e até mesmo questões ideológicas são levadas em consideração na hora de definir a melhor estratégia para tratar os problemas de saúde presentes.
9 - Melhores resultados no tratamento
Nem sempre é possível prever os resultados de um tratamento, mas uma coisa é certa: é bem mais provável que ele dê certo quando as duas partes são sinceras uma com a outra e estão realmente engajadas naquele propósito. Com a construção de uma relação de parceria entre o paciente e a equipe, as chances de tudo dar certo aumentam! E assim a UPA CIANORTE segue seu atendimento com olhares e foco no bem estar dos cidadãos cianortenses...
10 - Aumento das taxas de prevenção
A humanização é, também, uma ótima pedida para áreas como a Medicina Preventiva e a Atenção Primária à Saúde. Se sentir seguro e confortável faz com que o paciente busque o serviço mais vezes, prestando mais atenção em sua saúde e nos sintomas que apresenta, além de fazer acompanhamento periódico.
Gostou de saber mais sobre o atendimento humanizado na UPA? Agora, não deixe de priorizar esse tipo de interação sempre que for em busca de um serviço de saúde. E, claro, saiba que são esses os valores seguidos por aqui, na UPA CIANORTE!
Caso queira entender melhor sobre o assunto ou simplesmente precise tirar uma dúvida, não deixe de entrar em contato com a UPA! A equipe está sempre a postos para ajudar você com o que for necessário.

Pois bem, vamos aos fatos:
1 - Recebemos informação em 07/07/25 às 20:00 horas, que um cidadão (Jair) teria sido mal atendido na UPA. Relatos de sua acompanhante nos informaram que o mesmo com 66 anos de idade tem problemas de infecção e bactérias no corpo causado por uma movimentação de um implante de Platina no corpo. Foi o que nos relatou.
2 - Em 07/07/25, Sr. Jair foi levado pela ambulância do SAMU para UPA por volta das 11:40 hrs. Foi atendido pela equipe de trabalho no turno em andamento, pelos médicos e recebeu alta às 18:10 hrs.
3 - Relata ainda a acompanhante que as enfermeiras da UPA, não teriam realizado um trabalho de atendimento humanizado, ou seja, que o Sr. Jair teria sofrido preconceito, e que nunca viu disso - relatamos aqui exatamente como nos foi passado na íntegra:
"... as meninas não quis tirar nem a agulha, ele tomou soro lá, e não quiseram nem tirar agulha dele, ai eu tive que tirar a agulha e o curativo do braço dele, porque as menina não quis tirar... é, é uma situação... nunca vi isso sabe! Ter esse preconceito assim sabe! Mais é primeira vez que eu vi, eu me senti muito mal, porque eu achei muito preconceito, porque o homem tava com problema né, de pus (secreção de cor amarelada) e de sangue né, ele esta vazando mesmo sem parar... pus e sangue, ninguém vez curativo não! Voltou sem curativo e ele esta aqui em casa vazando pus e sangue... E não adianta a gente chamar o SAMU, ele tem 66 anos, não adianta chamar o SAMU pra levar ele (na UPA) porque depois a gente não consegue voltar embora mais...".
4 - Ainda nos informou a acompanhante do Sr. Jair, que, não teria ambulância para levá-lo novamente para casa, pois as mesmas estavam ocupadas com outros serviços de movimentação de outros pacientes, inclusive nos enviou vídeo, e disse que a ambulância ficou "por um tempão parada" no estacionamento da UPA, veja:
Na manhã desta terça-feira (08) buscamos informações com a Assessoria Jurídica do Município de Cianorte, Assessoria de Imprensa (Comunicação) e também com a Secretaria de Saúde do Município. Dessa forma obtivemos a seguinte nota formalizada da Prefeitura de Cianorte:
NOTA*
A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o paciente Sr. Jair recebeu alta hospitalar às 18h10. Na ocasião, a ambulância da unidade estava em rota com outros pacientes com destino à Fundhospar para realização de exames de Raio-X, além de atender uma solicitação do SAMU referente a um caso de urgência envolvendo fratura.
A equipe de enfermagem comunicou previamente à acompanhante do Sr. Jair que haveria uma demora no transporte até a residência, uma vez que, naquele momento, havia apenas um motorista disponível e as prioridades são definidas de acordo com a gravidade dos casos.
Ressaltamos que, segundo relato da equipe de enfermagem e do motorista, foi solicitado apenas um pouco de compreensão diante da situação. Reiteramos a confiança na conduta dos profissionais envolvidos, reconhecidos por seu comprometimento, ética e humanização no atendimento.
Nota nos enviada pela Secretária de Comunicação - Sra. Fernanda Azevedo Braghini














Comentários