top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

União Doa Imóveis Federais para Moradia Popular

O presidente Lula e Esther Dweck anunciaram o lançamento do "lmóvel da Gente" nesta segunda-feira (26/2/24).


A iniciativa tem o objetivo de dar utilidade a imóveis públicos abandonados.

Segundo a ministra da Gestão e lnovação, o programa é uma demanda do presidente.


Em 2023, Lula pediu um levantamento de todos os prédios públicos federais abandonados no país.


O programa prevê reaproveitamento das estruturas para oferta de moradia ou para conversão em unidades de saúde educacionais, culturais ou de assistência social.


O programa chamado Democratização dos Imóveis da União já está destinando imóveis do governo federal que estão abandonados ou inutilizados para moradia, educação, saúde pública e outros fins sociais.


Ele é feito em parceria com governos estaduais e municipais. A ideia é do Ministério da Gestão e Inovação, comandado por Esther Dweck, que fez um mapeamento de prédios, terrenos e galpões, foram identificados cerca de 500 bens da União abandonados ou ocupados por movimentos sociais.


Esses ativos estão sendo entregues às prefeituras, famílias de baixa renda ou ao setor privado.


Se o projeto der certo, outros prédios ou terrenos da União podem entrar no programa, principalmente se não estiverem com nenhum tipo de uso.



No Paraná os dezenas de armazéns do IBC (Instituto Brasileiro do Café), hoje são cedidos a prefeituras ou programas de incubadoras empresariais, porém em algumas cidades estão abandonados. Geralmente em área urbana relevante e de grandes dimensões, podem se transformar em bairros ou edifícios novos do programa Minha Casa Minha Vida e dinamizar os programas de Moradias populares, pois os terrenos grandes, caros e bem localizados sendo doados, reduzem muito o valor do investimento.


@profsta #profsta

sinveste.png
397989240_770491408422891_2129723969757898456_n.jpg
moeda-dinheiro.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page