top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Retrospectiva 2021: Câmara de Vereadores de Cianorte


Em 2021, primeiro ano para a maioria de 80% dos vereadores, ou melhor, 90% após o mês de Abril...

Diante de 42 sessões ordinárias (normais), 6 extraordinárias (fora da agenda para questões especiais, imprevistas ou urgentes) e 1 solene (premiações), foram no mínimo 49 reuniões oficiais com a presença de todos os vereadores.

Vale destacar que ao menos 3 vereadores compõem cada uma das 4 comissões especiais que tem outras inúmeras reuniões a contar a Comissão de Justiça e Redação (CJR), Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização (CEFF), Comissão de Serviços e Obras Públicas (CSOP) e Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Ecologia (CECSE). Estas comissões são as responsáveis pelos pareceres favoráveis e emendas de texto nos documentos de votação. E este ano também se compôs a Comissão Especial Processante do processo de cassação de Fevereiro a Abril. Ou seja, foram bem mais de uma reunião por semana na Câmara Legislativa de Cianorte. Os Vereadores e seus assessores trabalharam bastante, vide os números:

Foram 1580 indicações; 810 requerimentos; 132 projetos de lei de vereador; 112 indicações legislativas; 9 projetos de lei complementar de vereador; 77 projetos de lei do executivo; 39 projetos de lei complementar do executivo.

Escolhi como destaques os projetos densos, polêmicos e eventos marcantes como os projetos da Zona Azul e da Guarda Municipal, a Reforma da Previdência ainda em tramitação, a cassação de um Vereador, a morte do Marcão Madeforte (Ôh Potência! Saudades!) e a convocação de 4 suplentes onde um renunciou, outro participou de apenas uma sessão extraordinária, ambos vinculados ao pedido de cassação, um terceiro para ocupar em definitivo a vaga do Marcos Madeforte, agora Vereador Nenão da Júpiter, e a suplente, Vereadora em Exercício, Maria Neuza Casassa, por estar sub judice o processo de cassação do vereador Adaílson...

Cianorte iniciou o ano de 2021 com 80% de renovação e em Abril passou a ter 90% de novos parlamentares. Iniciou o ano com 1 mulher (experiente Vereadora Marcia) e agora tem duas, somando 20% de mulheres na casa legislativa com a Vereadora Maria Neusa Casassa.

Por fim, Cianorte agradece os serviços, protesta contra alguns projetos e mantem confiança na independência e boa relação institucional dos Vereadores com o poder judiciário, executivo e imprensa. Fiscalizar, Legislar e Indicar propostas é o que esperamos dentro da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, doa a quem doer...

Obrigado Vereadores! Acompanhamos e Confiamos em Vocês!

@profsta #profsta

fonte: Câmara de Vereadores de Cianorte e Jornalista Fernando Melo

sinveste.png
397989240_770491408422891_2129723969757898456_n.jpg
moeda-dinheiro.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page