top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Prefeitura e Copel: O que Esperar?


Nos tradicionais vídeos que o prefeito de Cianorte publica no fim das tardes de 6ªs-feiras, o de ontem 10/12/21 chamou a atenção pela referência de uma reunião do prefeito Marco Franzato com a Copel enquanto visitava Curitiba, diretorias e secretarias do Governo Estadual do Paraná.

Três projetos já foram anunciados pelo prefeito na visita ao Governo Estadual (veja aqui), mas na Live desta 6ªfeira o prefeito destacou que fazem anos que a Copel não investe em Cianorte e que em breve alguns projetos e investimentos virão.

Marco Franzato citou o caso de trocar padrão de energia das Escolas para poder instalar ar condicionado, uma vez que o Noroeste do Paraná é a região mais quente do Estado e ar condicionado na sala de aula pode reduzir desconforto, elevar bem estar e aumentar aprendizagem dos alunos, pois além do calor atual, os ventiladores não resolvem e ainda fazem muito ruído, provocando desgaste vocal dos alunos e professores que para falarem, perguntarem ou ensinar e aprender exigem voz alta, quase gritos...

Nestes termos, considerando a boa relação da Prefeitura de Cianorte com o Governo do Paraná que tem olhar mais presente a nossa região, vejo que novos investimentos da Copel são possíveis e bem-vindos. Por isso fica aqui uma lista de sugestões à Prefeitura, Câmara de Vereadores, a Copel e ao Governo do Paraná:

1 - Que novos loteamentos sejam aprovados com rede elétrica compacta, ou melhor, subterrânea;

2 - Que os antigos bairros e centro tenham troca da rede elétrica aberta para rede compacta ou subterrânea de modo organizado e gradual;

3 - Que a Copel troque o padrão de energia e transformadores de Escolas municipais e estaduais, CMEIs e Postos de Saúde para permitir aumento da força e instalação de ar condicionado em todas as salas de aulas e salas de atendimentos de saúde visando bem estar, conforto e redução do calor nos serviços públicos estaduais e municipais de Cianorte, bem como instalação de mais e novos equipamentos elétricos como computadores, Tv multimídia para melhorar didática escolar ou aparelhos de exames para melhorar o atendimento de saúde;

4 - Que a Copel invista em energia solar própria, desde a produção, comércio e instalação de painéis solares para aquecimento e principalmente em energia fotovoltaica já que o Sol é grátis e brilha para todos, a energia solar é limpa, renovável e sustentável. Se a Copel é uma Companhia Paranaense de Energia, que tenha a melhor e mais sustentável energia disponível, tanto em indústrias solares, quanto em unidades prediais;

5 - Que prédios públicos municipais e estaduais como Escolas, Prefeitura, CMEIs, Postos de Saúde, NRE, Bombeiros, Polícia Militar, etc. sejam pioneiros em implantar Energia Solar fotovoltaica para demonstrar Inteligência e Eficiência e que temos uma gestão local e estadual que investe no melhor e mais sustentável.

6 - Que todos os prédios públicos ou privados, de empresas ou de pessoas comuns que usem ou passem a usar energia solar fotovoltaica, captação e reuso de águas pluviais, tenham incentivo fiscal como redução do IPTU.

Acredito que Cianorte tem potencial para ser referência em uma nova forma de planejamento urbano, paisagismo, eficiência e sustentabilidade. Assim como fomos planejados como cidade jardim na década de 1950, podemos ser cidade modelo nos anos 2000.

@profsta ♻️ #profsta

sinveste.png
397989240_770491408422891_2129723969757898456_n.jpg
moeda-dinheiro.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page