top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Pedágios: Lote 2 tem só 1 Concorrente. Monopólio pode Encarecer Ainda Mais o Acesso ao Litoral do PR


Grupo EPR, formado pelas empresas Equipav e Pefin, pode ser a única proponente no leilão desta sexta-feira (29/9) na Bolsa de Valores de São Paulo, referente ao lote 2 dos Pedágios do Paraná. Trecho é um dos mais importantes do Estado, pois liga Curitiba ao Litoral agraves da BR 277.

Uma única empresa pode frustrar as expectativas de preços baixos, uma vez que, no quesito competitividade, uma unica empresa pode dar qualquer valor dentri da margem prevista que terá aprovação automática. Duas ou mais empresas podem pressionar o preço para baixo e aí sim trazer benefícios co.o garantias de obras e tarifas baixas.

Nos bastidores plutocratas, já se levantam hipóteses de embargo do leilão pela baixa concorrência ou reagendamentos. O imbróglio é ruim aos consumidores, ao Estado do Paraná e até para a possível única empresa diante da possibilidade de anulação ou reagendamentos.

O lote 1 já teve sua primeira batalha judicial com uma liminar suspendendo o leilão devido uma comunidade quilombola e por hora, a liminar foi cassada. Novos recursos, liminares e paralisações o processo são imprevisíveis, porém esperadas.

A Banda B cita "uma boa fonte" que afirma ser o Grupo EPR, formado pelas empresas Equipav e Pefin, a única proponente, devido o prazo para entrega dos envelopes com a documentação e a proposta de preço do pedágio vencer nesta 2ªfeira (25/9). O grupo empresarial chegou a disputar o lote 1 das rodovias paranaenses, mas a proposta vencedora foi a do Grupo Pátria.

Se confirmada a informação de uma única participante no leilão, não haverá concorrência e o índice de desconto da tarifa apresentado será aplicado. No leilão do lote 1, o grupo EPR ofereceu desconto de 8,3% na tarifa básica. O Grupo EPR já administra rodovias no Estado de Minas Gerais.

A expectativa da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), assim como do Governo do Estado do Paraná, é que o preço do pedágio tenha uma redução entre 40% e 50% da tarifa que era praticada no final do contrato de concessão — já que os valores incluídos no edital já prevêem um deságio de 30%.

@profsta #profsta

Quer receber Notícias, Comentários, Dicas Culturais e Muito Mais? Sobre Cianorte, região Noroeste, Paraná, Brasil e o Mundo. Siga o Canal "Stallone Ribeiro @profsta" no WhatsApp: Clique Aqui!











sinveste.png
397989240_770491408422891_2129723969757898456_n.jpg
moeda-dinheiro.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page