Paraná e suas cidades referência em políticas públicas para mulheres em 2025
- Marcio Nolasco

- 6 de out.
- 3 min de leitura
Por Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas - ENAP
Atualmente, em 2025, o Paraná não possui uma lista oficial ou ranking amplamente divulgado que classifique as cidades como "referências" em políticas públicas para mulheres, nem mesmo de acordo ao próprio governo do estado concluir-se que alguma cidade do Paraná seja referência em polítcas públicas para as nossas mulheres paranaenses, mas é possível destacar alguns municípios que ainda estão em inícios de trabalhos com base na estrutura de atendimento e nas ações promovidas pelo governo estadual para o fortalecimento dessas políticas. Fora desta condição atual onde algumas cidades estão ainda desenvolvendo seus trrabalhos voltados para politicas púbúblicas para as mulheres, tudo que se vê falar é apenas conversa política, politicagem e insenação às vezes um tanto exagerada de alguns gestores municipais.

O foco principal do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), tem sido incentivar a institucionalização das políticas nos municípios e ampliar a rede de proteção e acolhimento.
Cidades com Estrutura e Atuação em Destaque
As cidades que se destacam são geralmente aquelas que possuem estruturas de atendimento especializadas e que estão participando ativamente das iniciativas estaduais:
1. Cidades com Delegacia da Mulher (DDM)
A presença de uma Delegacia da Mulher é um indicador de estrutura especializada para o combate à violência. Em 2025, o Paraná mantém unidades implantadas em:
Curitiba
Apucarana
Araucária
Arapongas
Campo Mourão
Cascavel
Cianorte
Cornélio Procópio
Foz do Iguaçu
Francisco Beltrão
Guarapuava
Jacarezinho
Londrina
Maringá
Paranavaí
Pato Branco
Ponta Grossa
São José dos Pinhais
Toledo
Umuarama
União da Vitória
2. Cidades que sediaram eventos estratégicos e capacitações (2025)
Os municípios escolhidos para sediar eventos macrorregionais de qualificação e debates sobre as políticas públicas tendem a ser centros importantes de articulação e que promovem as boas práticas locais:
Curitiba: Sediou capacitações macrorregionais para gestores municipais.
Guarapuava: Sediou capacitações e também foi alvo de uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) em junho de 2025 para avaliar as políticas de combate à violência, o que indica uma relevância na área.
Londrina e Maringá: Fizeram parte do cronograma de capacitações macrorregionais do estado.
Foz do Iguaçu: Sediou a Conferência de Políticas para Mulheres, um evento chave para definir propostas para o Plano Estadual.
3. Cidades que desenvolvem Planos Municipais - 2 são do Noroeste Paranaense!
A elaboração de um Plano Municipal dos Direitos da Mulher é um passo crucial para a organização e continuidade das ações. Municípios como Candói (Plano 2024-2028), Japurá (Plano 2024-2027) e Terra Boa (Plano 2024-2027) do Noreoste paranaense demonstraram essa iniciativa nos últimos anos, o que os coloca em um patamar de avanço na institucionalização de suas políticas.
Foco Atual das Políticas Estaduais
O Governo do Paraná está investindo em:
Acolhimento: Incentivando os municípios a construir Espaços de Acolhimento da Mulher e a estruturar as Casas da Mulher Paranaense.
Governança: Orientando os municípios na elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Mulher e incentivando a criação dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) e dos Conselhos Municipais. Municípios que se habilitam ao Atestado de Regularidade do Conselho e Fundo (ARCF) em 2025 se beneficiam de repasses de recursos, mostrando engajamento na área.
Itinerância: O projeto Ônibus Lilás tem atendido mais de 60 cidades em 2025, levando atendimento e serviços para mulheres em diversos municípios do estado.
Para obter informações mais detalhadas sobre as cidades com as melhores práticas, a recomendação é acompanhar os relatórios e anúncios da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR).














Comentários