top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Novo Centro tem Novas Vias, Novo Perigo e Abandona a "Ferro Norte" a ferrovia de Cianorte

Atualizado: 3 de nov. de 2023


Novo centro tem Novas Ruas, Novo Perigo e abandona potencial Ferroviário em Cianorte

A antiga "Esplanada" agora conhecida como "Novo Centro" de Cianorte, é área bem localizada no coração da cidade e bem abastecida por importantes avenidas que conectam todos os bairros centrais e periféricos. Por estar bem no centro econômico, de serviços e comércio cianortense, em seu plano original era ao lado da rodoviária e também da estação Ferroviária até 1973.


Tanto passageiros quanto produtos chegavam e saiam de Cianorte por uma estrutura logística moderna do século XX. Agora, no século XXI, o dinamismo político, econômico e social se mantém em constante movimento e o Novo Centro foi replanejado para aumentar ruas e avenidas de Cianorte, atrair empresas, comércios e servicos modernos, dar um novo ritmo de desenvolvimento a cidade. Mas também trouxe um perigo de acidentes e abandona o potencial ferroviário. O perigo de acidentes se deve a Avenida Leopoldina, uma nova estrutura viária que saindo Parque industrial, passa pelos bombeiros, mercado atacadista e trava em uma rotatória onde era a estação Ferroviária. Neste cruzamento mal sinalizado, os veículos precisam contornar um semi-círculo que antes era linha reta e até morros de terra tiveram alí depositados para bloquear o fluxo. E o perigo continua poucos metros do seu final antes da Avenida Maranhão, na esquina do Hospital Irmã Benigna em construção. Alí, as duas vias se afunilam em apenas uma via de mão dupla e para quem se desloca do centro ao hospital, um "abismo" se apresenta. Veja imagem a seguir:

Imagem: Na curva um abismo de mais de 5 metros junto da curva, sem sinalização alguma e com sérios riscos de acidentes.

As duas pistas se tornam uma mão dupla e além de um estreitamento brusco da via, a frente, ao lado do hospital, há um desnível maior que 5 metros sem sinalizações ou barreiras de proteção. A indicação 613/2023 da vereadora Neuza Casassa já pediu sinalização ou barreira preventiva para esta esquina perigosa em setembro, mas há meses o perigo se mantém ali, parado, profundo, esperando algum veículo desabar.

Potencialidade:


Para viabilizar o Novo Centro, o modal ferroviário que é estratégico, eficiente e multiplicador do desenvolvimento em todo o mundo, foi abandonado em Cianorte.


A "Ferro Norte", a ferrovia de Cianorte vem de Maringá até o Novo Centro e seu projeto era continuar até Guaíra na fronteira com Mato Grosso do Sul e Paraguai.


O potencial de transportes, serviços e turismo conectando cidades, Estados e Países do Mercosul, poderia trazer ainda mais desenvolvimento econômico na região de Cianorte.


Grandes empresas regionais como Amafil, Avenorte e CMNP ou cooperativas como Coamo e Cocamar, e tantas outras empresas e pessoas poderiam usar a "Ferro Norte" a ferrovia de Cianorte para coletas e serviços regionais e exportar tudo pelo porto de Paranaguá... Mas no Novo Centro de Cianorte, a ferrovia foi abandona. A antiga estação ferroviária foi demolida para um projeto de novo teatro e os trilhos já prontos, foram retirados, cobertos, arrastados pros lados e abandonados. Além da inutilizar a Ferro Norte, a ferrovia de Cianorte, uma drenagem improvisada desenha ravinas e erosões ao lado dos trilhos abandonados... Veja imagem abaixo:

Mas ainda há soluções!


Uma sinalização eficiente ou guarda-corpo (guard-rail) pode proteger veículos e pedestres de acidentes no grande desnível no final da Avenida Leopoldina esquina com o hospital em obras.


E um projeto de desenvolvimento futuro, se começar agora, pode resgatar a Ferro Norte, redesenhar a ferrovia em trilhos por túneis que podem atravessar a cidade, da Av São Paulo (zona Leste) ao vale entre Pedro Moreira e Gralha Azul (zona Oeste) nos 6 conjuntos e realizar aqui em Cianorte, uma base logística moderna como polo de transportes e turismo, não apenas local e sim regional, de alcance no Mercosul e referência na América Latina...


Cito ainda a possibilidade de desapropriar terras na linha Oeste do aeroporto e fazer aqui um "Porto Seco"Aéreo-Rodo-Ferroviário. Fazendo de Cianorte o polo logístico do Noroeste do Paraná e passagem obrigatória do comércio global via Mercosul. Se queremos uma Cianorte cada dia Melhor, é preciso planejar e buscar parcerias agora. Por fim, vale resgatar um sonho que tive com amigos da infância, o "metrô do Cianortinho" que não é só uma utopia de amigos dos anos 2000, é sim um potencial de desenvolvimento para Cianorte, região Noroeste do Paraná e Sul do Brasil.


GALERIA DE IMAGENS:


Perigo: Sem sinalização para motoristas!


Galeria de Imagens: Marcio Nolasco (31/11/23).

@profsta #profsta

Quer receber Notícias, Comentários, Dicas Culturais e Muito Mais, sobre Cianorte, região Noroeste, Paraná, Brasil e o Mundo? Siga o Canal "Stallone Ribeiro @profsta" no WhatsApp: Clique Aqui!



sinveste.png
397989240_770491408422891_2129723969757898456_n.jpg
moeda-dinheiro.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page